Click Rec na Copa 2014: Fim da fase de grupos

Brasil inicia a fase de “Mata Mata” neste Sábado


 

A primeira fase da Copa do Mundo 2014 no Brasil se encerrou nesta Quinta-feira, definindo os oito confrontos das Oitavas de final. Definição esta que já está na história dos Mundiais, pois, ao contrário de todas as outras edições do torneio, não haverá nenhum confronto europeu. Foram seis seleções da Europa classificadas contra sete das Américas. Fato que o mundo não está acostumado a ver.


O Brasil se classificou para a segunda fase sem muitos sustos. Com 7 pontos ganhos e uma vitória convincente contra Camarões, a seleção brasileira se recuperou bem do empate com o forte México e inicia as “batalhas” rumo ao hexa. E como disse Carlos Alberto Parreira: “A copa começou”.

Os destaques individuais desses três primeiros jogos ficaram por conta de Neymar (Brasil), Messi (Argentina) e Müller (Alemanha), que lideram suas seleções e dividem a artilharia com 4 gols cada. Klose, da Alemanha, iguala a marca de gols de Ronaldo Fenômeno em copas e está a um gol de alcançá-la.


O destaque negativo, claro, ficou por conta do Melhor do Mundo Cristiano Ronaldo, que está visivelmente fora de forma e vem sendo, disparadamente, o personagem mais “alfinetado” pela imprensa e pelos internautas por não ter jogado bem com a seleção portuguesa nesta Copa (Portugal foi eliminado vencendo apenas um jogo).


O lance mais inusitado foi a mordida do atacante uruguaio Luis Suárez no italiano Chiellini, na partida que classificou o Uruguai. O juiz nada fez, pois, não viu o lance. Porém, a FIFA puniu o jogador por 9 jogos e banimento de 4 meses de qualquer atividade futebolística, prejudicando a seleção Celeste e gerando revolta de muita gente que achou a decisão extremamente exagerada.

A maior decepção da competição foi a campeã Espanha, que encabeça a lista das grandes seleções eliminadas na Copa do Mundo 2014, que conta também com Portugal, Itália e Inglaterra. Destaque para as classificadas Nigéria, Argélia e Costa Rica. Confira os oito confrontos da fase de Oitavas de final:


Brasil x Chile                          (Sáb – Mineirão)

Colômbia x Uruguai                  (Sáb – Maracanã)

França x Nigéria                      (Seg – Mané Garrincha)

Alemanha x Argélia                   (Seg – Beira-Rio)

Holanda x México                     (Dom – Castelão)

Costa Rica x Grécia                  (Dom – Arena Pernambuco)

Argentina x Suíça                    (Ter – Arena Corinthians)

Bélgica x Estados Unidos          (Ter – Fonte Nova)



Por: Thalles Amaro;

Apoio: UCI Tacaruna e PRESS BR.