Quiche: origem alemã, popularidade francesa e sabor internacional

Novidades culinárias


O nome é estrangeiro, a origem é diferente do que o nome sugere e o adjetivo é leveza. A chamada quiche (sim, no feminino), pode até ter aparência semelhante, mas é bastante diferente das nossas chamadas tortas salgadas. Descubra quais as similaridades e diferenças entre elas.

Segundo a chef Sofia Mota, da Sabor de Beijo, a quiche é aberta e tem base de queijo e creme de leite. A torta é fechada, adornada com tampa feita de massa. “A quiche é feita com ricota, gouda, gruyére e é mais delicada, fina. Nela, outros ingredientes costumam entrar para aromatizar”, explica. Na Sabor de Beijo, por exemplo, podem ser encontrados sabores como ricota com espinafre, alho-poró, cenoura com brócolis e a tradicional quiche lorraine, composta por queijo gruyére, ricota, creme de leite e bacon. “A novidade e inovação são as quiches nordestinas, em três versões: batata doce e charque, macaxeira com camarão, jerimum e carne de sol”, afirma.

Origem da Quiche – embora, atualmente, seja um prato tradicional da culinária francesa, sua origem é alemã, do reino medieval de Lothringen. A palavra quiche vem do alemão “kuchen”, que significa “torta”. A receita tornou-se popular na Inglaterra logo após a Segunda Guerra Mundial e nos Estados Unidos, na década de 1950.

*via assessoria