Mais chance para participar do Lazer na Rua

 


Projeto garante a abertura de ruas proporcionando novas opções de lazer ao cidadão

Foi prorrogado o prazo para se inscrever no projeto Lazer na Rua. Agora, as pessoas interessadas têm até o dia 20 de março para cadastrar logradouros no projeto realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer. A ideia é estimular a prática de atividades físicas, esportivas e de lazer ao ar livre. A expectativa é que as novas ruas ganhem o projeto a partir do dia 6 de abril. O Lazer na Rua funciona das 8h às 17h, aos domingos e feriados já previamente estabelecidos pela Prefeitura (confira a lista abaixo).

Quarenta ruas já participam deste projeto que foi iniciado em outubro do ano passado. Todas as seis Regiões Político-Administrativas (RPAs) estão inclusas. As inscrições são realizadas por meio de um representante que vai encaminhar para a Secretaria de Turismo e Lazer um abaixo-assinado comprovando que mais de 90% da população da rua aceita o projeto. É importante que os interessados leiam atentamente o regulamento que está disponível no sitewww.lazernarua.com.br.

Além do abaixo-assinado, é necessário que os representantes levem os croquis indicando qual a via pública em questão. No trecho pretendido, não pode haver igreja, hospital, pronto-socorro, velório, cemitério, estacionamento coletivo, linha regular de ônibus, ponto de táxi e feiras livres. Os documentos devem ser levados à Gerência Geral de Lazer e Eventos, localizada no 7º andar da Prefeitura do Recife, no Recife Antigo, em horário comercial.


Após o prazo de inscrições, a Prefeitura vai averiguar e validar a documentação das ruas. Só irão participar aquelas que estiverem de acordo com o regulamento do projeto. Um estudo da viabilidade será feito em conjunto com a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano, incluindo parecer da Companhia de Trânsito e Transportes Urbanos (CTTU). Após um ano, as ruas integrantes do projeto precisam revalidar toda a documentação para continuar com a ação. O kit básico possui quatro cavaletes e dez cones, para cada rua, mas a quantidade pode ser maior, a depender da necessidade técnica apontada pela CTTU.

É importante lembrar que, nas ruas que integram o projeto, apenas é permitida a entrada de veículos, aos domingos e feriados, que forem estacionar em garagens no interior de edifícios e casas. Cada rua recebe cones e cavaletes, além de placas de sinalização de trânsito sobre a proibição de estacionar na área, nos dias e horários determinados. A Secretaria de Turismo e Lazer fiscaliza o bom uso da rua. Caso não sejam cumpridas as normas, a rua é excluída da ação.

Confira o calendário dos feriados em que acontece o Lazer na Rua:

Sexta-feira Santa

21 de abril – Tiradentes

1º de maio – Dia do Trabalhador

24 de junho – São João

16 de julho – Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife

7 de setembro – Independência do Brasil

12 de outubro – Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil

2 de novembro – Finados

15 de novembro – Proclamação da República

8 de dezembro – Nossa Senhora da Conceição

*Com informações da assessoria/ PCR