Lazer na Rua abre inscrições para novos logradouros


Interessados em isolar ruas para atividades ao ar livre têm até dia 29 de novembro

A partir desta sexta-feira (1º), os interessados em incluir as ruas onde moram para participar do Lazer na Rua devem ficar atentos. A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, está com inscrições abertas, até 29 de novembro, para a inclusão de novos logradouros no projeto. É necessário entrar no site www.lazernarua.com.br para ver o regulamento, eleger um representante e fazer um abaixo-assinado. “Está sendo gratificante ver que a população está aproveitando as ruas livres para atividades de lazer. Agora é a oportunidade de outras ruas se inscreverem”, afirma o secretário Felipe Carreras.

Durante esse período, o abaixo-assinado deve ser entregue no ato da inscrição, que precisa ser presencial, na Gerência Geral de Lazer e Eventos, localizada na Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, no 7º andar da Prefeitura, no Bairro do Recife, em horário comercial. Além de disponível no site, o regulamento também está na Secretaria. As novas ruas participantes começam a operar a ação no primeiro domingo (dia 5) de janeiro de 2014.

O abaixo-assinado precisa indicar o nome do responsável pela rua (e que também ficará responsável pelos equipamentos fornecidos pela Prefeitura), e ter aceitação de, pelo menos, 90% dos moradores do trecho em que a rua será isolada. Cada residência equivale apenas a uma assinatura. Para a inscrição, é necessário levar croquis indicando a via pública. No trecho pretendido, não pode haver igreja, hospital, pronto-socorro, velório, cemitério, estacionamento coletivo, linha regular de ônibus, ponto de táxi e feiras livres.

Das 8h às 17h, aos domingos e feriados já previamente estabelecidos, dez ruas já estão fazendo parte do projeto desde o feriado do dia 12 de outubro, sendo isoladas com cavaletes e cones, além da proibição de estacionar nelas durante o horário de funcionamento da ação, com o veículo ficando sujeito à multa e remoção. A ideia é estimular, em parceria com as secretarias de Mobilidade e Controle Urbano e Segurança Urbana, a prática de atividades físicas, esportivas e de lazer ao ar livre.

As dez ruas de bairros distintos que já integram o Lazer na Rua são: Tupiniquins (Santo Amaro), Euclides Fonseca (Encruzilhada), do Mussu (Apipucos), Zilda S. de Santana (Torre), Primeira Travessa Siriji (Alto do Mandu), Aviador Rego Barros (Vasco da Gama), Engenho Megaó (Ibura), Maguari (Afogados), Albacora (Brasília Teimosa) e Segundo Jardim da avenida Boa Viagem (Boa Viagem). As ruas selecionadas no projeto inicial contemplam todas as Regiões Político-Administrativas (RPAs) do Recife.

Lembrando que, nas ruas que integram o projeto, apenas é permitida a entrada de veículos, aos domingos e feriados, que forem estacionar em garagens no interior de edifícios e casas. Cada rua recebe cones e cavaletes, além de placas de sinalização de trânsito sobre a proibição de estacionar na área, nos dias e horários determinados. A Secretaria de Turismo e Lazer fiscaliza o bom uso da rua (regulamento do programa e obediência aos horários estipulados). Caso não sejam cumpridos, a rua é excluída da ação. A Guarda Municipal também realiza rondas, passando pelas ruas para verificar o bom andamento do projeto.

De 2 a 31 de dezembro, a Prefeitura vai averiguar e validar a documentação das ruas inscritas em novembro. Tal documento será válido por um ano. Em seguida, será entregue um kit (com cavaletes e cones) ao responsável pela rua, que vai colocar e retirar o material de sinalização na rua. Com isso, a Secretaria de Turismo e Lazer terá até 30 dias para ir ao local para validar o abaixo-assinado, checando com todos os moradores se a solicitação é verídica.

O estudo da viabilidade será feito em conjunto com a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano, incluindo parecer da Companhia de Trânsito e Transportes Urbanos (CTTU). Após um ano, as ruas integrantes do projeto precisam revalidar toda a documentação para continuar com a ação. O kit básico possui quatro cavaletes e dez cones, para cada rua, mas a quantidade pode ser maior, a depender da necessidade técnica apontada pela CTTU.

FERIADO – Devido ao feriado de Finados (dia 2), a população vai contar com opções para atividades ao ar livre nos dois dias do próximo fim de semana. Tanto no sábado como no domingo (3), a Secretaria de Turismo e Lazer vai disponibilizar os dois projetos para a população: Lazer na Rua e Ciclofaixa de Turismo e Lazer, já que ambas acontecem aos domingos e feriados já estabelecidos. O horário de funcionamento da Ciclofaixa é das 7h às 16h.

Confira o calendário dos feriados:

Sexta-feira Santa

21 de abril – Tiradentes

1º de maio – Dia do Trabalhador

24 de junho – São João

16 de julho – Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife

7 de setembro – Independência do Brasil

12 de outubro – Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil

2 de novembro – Finados

15 de novembro – Proclamação da República

8 de dezembro – Nossa Senhora da Conceição

25 de dezembro – Natal

 

*Com informações da assessoria