Os programas de TV nunca mais foram os mesmos depois que as séries japonesas saíram do ar. Os chamados tokusatsu que, traduzindo, significa “filme de efeitos especiais”, começaram a ser exibidos pela extinta Rede Manchete, muito antes dos Power Rangers chegarem à TV Globo. Para quem não lembra, vale pesquisar no Youtube os antigos episódios. Pois o Macaco resolveu matar a saudade dos velhos tempos e listou as 5 séries japonesas que marcaram uma geração, confira:
5. JIRAYA
Diferente dos outros seriados que cultuavam seres do espaço e robôs poderosos, Jiraya era inspirado na cultura japonesa, representando os ninjas. O incrível ninja não tinha super poderes e usava de suas habilidades marciais para lutar contra os inimigos. Jiraya tinha por missão proteger a cápsula chamada “Pako, o Tesouro Espacial” que Hoshinin Dell-Star tentava roubar. A luta entre os dois acontece e Dell-Star é aprisionado em uma caverna subterrânea. Jiraya ficou na Terra e casou-se com uma humana, onde começou a família Togakuri que por gerações e gerações guardariam e protegeriam o mapa com o paradeiro do tesouro escondido na Terra. Até os Mamonas Assassinas fizeram música sobre a série, que com certeza marcou a infância de muita gente.
4. CYBERCOPS
A série, dos anos 80, retrata o futuro próximo do ano de 1999 , que hoje já é passado, onde o esquadrão especial da polícia de Tóquio cria uma divisão especial chamada Cybercops: os policiais do futuro. Tratavam-se de militares de elite que usavam armaduras para combater a organização criminosa Destrap, liderada pelo computador Fuhrer, uma criação do Barão Kageyama, verdadeiro líder do grupo. O time principal do esquadrão Cybercop era formado pela jovem Tomoko, e os policiais Akira (Marte), Takeda (Júpiter), Ryoiti (Satuno) e Osamu (Mercúrio). Os efeitos especiais dessa série são bem toscos mas, incrivelmente, contribuíram para o sucesso da série.
3. CHANGEMAN
Esquadrão Relâmpago Changeman era um grupo de 5 heróis denominados de Dragão (Change Dragon), Grifo (Change Griphon), Pégaso (Change Pegasus), Sereia (Change Mermaid) e Fênix (Change Phoenix), cada qual com os respectivos poderes desses animais míticos. Sua missão era lutar contra os alienígenas do planeta Gôzma, um império galáctico que invadia e dominava outros mundos desenfreadamente. Gôzma era liderado pelo malvado Senhor Bazoo e sua horda de ajudantes, que queriam a qualquer custo dominar o planeta Terra.
2.FLASHMAN
A séria conta a história de cinco crianças que foram levadas da Terra para o meio do Universo raptados por caçadores espaciais (percebe-se o fascínio dos japas pelas criaturas do espaço), sendo salvas pelo povo do Planeta Flash. Ali eles cresceram e puderam treinar para retornarem à terra como super heróis. Uma vez aqui eles lutaram para impedir que o cruzador Imperial Mess, liderado pelo Monarca La Deus e o cientista Doutor Keflen, invadisse o planeta Terra. Flashman foi a primeira série que tinha três robôs no enredo, o poderoso Flash King, o versátil Titan Junior e o apelativo Grand Titan.
1. JASPION
Qual menino não usou a fantasia do Jaspion ou teve sua festa infantil decorada pelo personagem? A série bombou nos anos 90, popularizando os programas japoneses na TV brasileira. A série protagonizada por um garoto encontrado entre destroços de uma nave, por Edin, e transforma-se no poderoso Jaspion, um guerreiro celestial encarregado de destruir o mal criado por Satan Goss. Na adolescência, aceita seu destino e recebe de Edin as armas e a androide Anri construída para ajudá-lo no confronto contra Satan Goss. Além disso, Jaspion tinha por missão encontrar os pedaços da Bíblia Galáctica (que havia se espalhado pelo Universo após o Planeta ancestral de Edin ter sido destruído por um cometa) e destruir o império de Satan Goss.