VI Janela de Cinema anuncia programação completa

 


Festival pela 1ª premia filmes do formato entre brasileiros e estrangeiros


O VI Janela Internacional de Cinema do Recife, que acontece de 11 a 20 de outubro, inaugura a mostra competitiva de longas-metragens, entre nove títulos nacionais e estrangeiros. Disputam a seleção  Tatuagem (Hilton Lacerda), Depois da Chuva (Cláudio Marques e Marília Hughes), O Lobo Atrás da Porta (Fernando Coimbra), Avanti Popolo (Michael Wahrmann), Gatinha Estranha (Ramon Zürcher), O Ato de Matar (Joshua Oppenheimer), Quando a noite cai em Bucareste ou metabolismo (Corneliu Porumboiu), Metalhead (Ragnar Bragason) e Um Estranho no Lago (Alain Guiraudie). Sessões Especiais de longas metragens também compõem a grade.


A abertura do Janela, no dia 11, a partir das 21h30 no Cinema São Luiz, traz o esperado longa pernambucano Tatuagem(Hilton Lacerda) e o curta Censura Livre (Ivan Cordeiro, 1979), fruto do ciclo pernambucano de Cinema Super 8. O filme foi escaneado com resolução 2K e passado para DCP com o apoio do festival.


“Pela primeira vez, tentamos contribuir com um sentido prático de arquivo e preservação. Fizemos um pequeno gesto, mas acreditamos, significativo, de viabilizar, com um investimento do festival, o escaneamento e cópia digital nova do filme. Esse gesto dá mais alcance com essa cópia digital nova à memória de um filme que resulta, 34 anos depois, num arquivo vivo e a cores de lugares que não existem mais: os antigos cinemas de bairro recifenses que estavam sendo fechados e demolidos à época das filmagens. E demolição, claro, é um tema atualíssimo na cidade do Recife”, diz Kleber Mendonça Filho, diretor e curador do festival.


Esse tema “demolição” também marca forte presença na Sessão Especial de O Homem das Multidões, de Marcelo Gomes e Cao Guimarães, que terá o curta Pausas Silenciosas (2013, PE, 18′, cor, DCP), de Mariana Lacerda, que observa o trabalho de documentação fotográfica de Alcir Lacerda para a cidade do Recife nos anos 70, e lugares que não existem mais.

O Janela mais uma vez ocupa o Cinema São Luiz e o Cinema da Fundação, com as mostras de curtas, programa de clássicos e seleções especiais, projetados em 2 e 4K, DCP (Digital Cinema Package), 35mm e 3D digital. O  festival tem patrocínio do Funcultura/Governo de Pernambuco e da Petrobrás.

O Júri da competitiva de longas é composto pelos brasileiros João Luiz Vieira (professor e acadêmico) e Gabriel Martins (roteirista e cineasta de Minas Gerais), além do britânico Mark Peploe, roteirista de O Passageiro, de Michelangelo Antonioni, e vencedor, junto com Bernardo Bertolucci, do Oscar de 1988 de melhor roteiro adaptado O Último Imperador. Peploe também irá apresentar e conversar com o público na sessão da versão restaurada de O Último Imperador, exibida no último Festival de Cannes, uma experiência em 3D.


Além da competição, Amor, Plástico e Barulho, premiado no Festival de Brasília, faz sua estreia no Recife, assim comoUma Passagem para Mário, de Eric Laurence, marca a estreia em longas do cineasta pernambucano em sua primeira exibição pública.  Os filmes serão exibidos em Sessões Especiais no Janela.


Neste ano, os programas convidados via instituições e festivais parceiros trazem uma sessão da USC (University of Southern California), em Los Angeles, uma das escolas de cinema mais respeitadas do mundo, no coração da indústria. O programa é composto por filmes de formação raros, feitos na faculdade por alunos hoje ilustres como George Lucas (Guerra nas Estrelas) e Matthew Weiner (criador da série Mad Men), Walter Murch (designer de som em Apolalypse Now), Robert Zemeckis (De Volta Para o Futuro) e James Gray (Os Donos da Noite, Amantes).


O festival internacional convidado para intercâmbio nesta edição é o IndieLisboa, que criteriosamente aponta caminhos consagrados e a cinematografia recente da mais relevante produção portuguesa, com curtas de autores como João Cesar Monteiro, Miguel Gomes e Manoel de Oliveira. Também merece destaque a seleção Tomada Única – Cinema de Desbunde, outra aparição do formato Super8 no Janela esse ano, com novos realizadores em filmes especialmente dedicados ao Cinema do Desbunde.

Sob o tema “Manifestações”, o Janela 2013 traz uma seleção de produções questionadoras,  políticas e polêmicas, que refletem no programa de todo o festival, desde a escolha dos clássicos, até a seletiva de curtas e longas e de mostras especiais. Inclusive a imagem escolhida para ilustrar o Janela 2013 tem a ver com o tema – uma foto do clássico mudoMetropolis, que receberá sessão histórica em cópia restaurada com execução de trilha sonora ao vivo pelo trio argentinoMudos por el Celulóide.


“A nossa imagem símbolo esse ano é um registro dramático das filmagens de Metropolis, de Fritz Lang, onde uma pequena multidão com braços levantados e os pés na água, reage às orientações dramáticas de um cineasta portando um megafone. Há uma clara movimentação, holofotes, uma câmera de cinema. Teria sido estranho ignorar a energia presente esse ano no país voltada para uma série de manifestações políticas que exigem mudanças em tantos níveis. Teria sido também indesejável aproveitar-se disso de uma maneira apenas literal, até que chegamos a esta imagem, uma mediação entre as duas coisas. E ilustramos eventos históricos através do cinema”, afirma Kleber Mendonça Filho.


Longas – competição


Tatuagem

(Brasil, 2013, 110′, cor, DCP D, R: Hilton Lacerda / 16 ANOS)

Sinopse: No Recife de 1978, um grupo de artistas (livremente inspirado pelo coletivo Vivencial Diversiones, que atuou no Recife dos anos 70) testa o grito e a provocação artística num ambiente político inóspito, nos anos finais do regime militar. Hilton Lacerda faz do seu primeiro longa uma crônica pessoal doce, um filme de amor que, aparentemente, só ele poderia ter feito. Em Tatuagem, percebemos o toque autoral de um observador que já havia compartilhado sua visão como roteirista com Claudio Assis em Amarelo Manga, Baixio das Bestas e A Febre do Rato (exibido no Janela 2010). Clécio (Irandhir Santos), 32 anos, o pai gay de um garoto de 13 anos de idade, é o muito carismático líder da trupe do Chão de Estrelas.


Depois da Chuva

(Brasil, 2013, 90′, cor, DCP D: Cláudio Marques e Marília Hughes / 14 ANOS)

Sinopse: Salvador, Bahia, 1984. Após 20 anos de ditadura, a população vai às ruas exigir a volta das eleições diretas para presidente da República. Esse será um ano de transformação para o jovem Caio, que terá seus ritos de passagem testados pelo pensamento político atrofiado na sociedade e costumes conservadores num Brasil que saía da letargia. O cinema brasileiro nunca enfocou essa época, e no nível do chão como aqui. Caio apaixona-se e encontra no punk e num rascunho tímido de sociedade alternativa uma forma de respirar.

Gatinha Estranha /Das merkwürdige Kätzchen /The Strange Little Cat

(Alemanha, 2013, 72′, cor, DPC D, R: Ramon Zürcher / LIVRE)

Sinopse: O cinema é senso de espaço e de som. É onde a câmera é colocada e como essa câmera registra rostos e corpos, nesse caso um ambiente doméstico acolhedor totalmente comum.


O Ato de Matar/ The Act of Killing

(Dinamarca/EUA, 2012, 159’,cor, DCP D: Joshua Oppenheimer/ 14 ANOS)

Sinopse: O filme desafia ex-líderes de esquadrões da morte que atuaram na Indonésia dos anos 60 a reconstituir suas principais matanças utilizando qualquer que seja o gênero cinematográfico. As reconstituições acenam para thrillers clássicos de Hollywood e números musicais extravagantes. Temos personagens reais vestidos de cinema, lembrando, borrando e aumentando uma realidade histórica brutal que explica a violência passada e presente de todo um país através de imagens fílmicas.

O Lobo Atrás da Porta

(Brasil, 2012, 110′, cor D, R: Fernando Coimbra/ 16 ANOS)

Sinopse: O Lobo Atrás na Porta é um dramático suspense que nos conduz por uma viagem aos recantos mais obscuros dos desejos, mentiras e perversidades de um triângulo amoroso a partir do misterioso sequestro de uma criança.

Quando a noite cai em Bucareste ou metabolismo/ Când se lasă seara peste Bucureşti sau metabolism / When Evening Falls in Bucharest or Metabolism

(Romênia, 2013, 89′, cor, DCP D, R: Corneliu Porumboiul/ 14 ANOS)

Sinopse: No meio da produção de seu novo filme, Paul, o diretor, está tendo um caso com Alina, uma atriz que desempenha um papel secundário.


Metalhead/ Málmhaus

(Islandia, 2013, 97′, cor, DCP D, R: Ragnar Bragason/ 14 ANOS)

Sinopse: É o ano de 1970 e o Black Sabbath registra seu primeiro álbum e marca o nascimento do Heavy Metal, Hera Karlsdottir nasce no chão estábulo da fazenda de seus pais, na área rural da Islândia. Os anos de sua juventude são totalmente despreocupados até uma tragédia greve. Seu irmão mais velho é morto em um acidente e Hera se culpa por sua morte. Em sua dor, ela encontra consolo na música escura do Heavy Metal e em seu sonho de se tornar uma estrela do rock


Um Estranho no Lago/ l’Inconnu du Lac / Stranger By The Lake

(França, 2013, 97′, cor, DCP D, R: Alain Guiraudie / 18 ANOS)

Sinopse: É verão. A beira de um lago isolado é o lugar de encontros sexuais entre homens desconhecidos. É onde Franck se apaixona por Michel, um homem bonito, charmoso e mortalmente perigoso. Franck sabe disso, mas decide viver essa paixão mesmo assim.

Avanti Popolo

(Brasil, 2012, 72′, cor, DCP D, R: Michael Wahrmann/ LIVRE)

Sinopse: Através do resgate de imagens Super-8 mm captadas pelo seu irmão nos anos 70, André tenta reavivar a memória do seu pai que há 30 anos espera seu filho desaparecido durante a ditadura militar.

Sessões Especiais


Censura Livre

(PE, 28′, 1980, cor, super 8/DCP. D: Ivan Cordeiro / LIVRE)

Sinopse: Da vertigem do Cinema ao Calafrio dos Supermercados. Demolição dos cinemas Torre, Ideal , Brasil, Coliseu, Boa Vista , Império. Qual a explicação para isso? As máquinas de projeção substituídas pelas caixas registradoras. O estrupo do espaço físico (sub)urbano limita as funções sociais e anestesia as novas gerações.


Amor, plástico e barulho

(PE, 2013, 82′, cor, DCP D: Renata Pinheiro /14 ANOS)

Sinopse: Shelly, uma jovem que sonha em se tornar cantora de Brega, inicia sua carreira como dançarina de uma banda apresentando-se em casas noturnas e programas de TV locais do Recife. Jaqueline, a cantora veterana da banda, é a sua inspiração e um possível espelho do seu destino.

O Homem das Multidões

(PE/MG, 2013, 95′, cor, DCP D e R: Cao Guimarães e Marcelo Gomes / 14 ANOS)

Sinopse: Juvenal é um maquinista de metrô em Belo Horizonte, Margô controla o fluxo dos trens. Ambos vivem em um estado de profunda solidão – cada um a sua maneira. Esse filme é uma reflexão sobre diferentes formas de solidão e amizade no universo urbano brasileiro.

Uma Passagem Para Mário

(PE, 2013, 77′, cor, HD, D, R: Eric Laurence/ LIVRE)

Sinopse: O filme de Eric Laurence Uma Passagem para Mário (77 minutos) discorre sobre a amizade e a superação da morte. Provoca, com muito afeto e delicadeza, na verdade, uma reflexão sobre as jornadas e os ciclos da vida através de uma viagem que parte do Recife (Brasil), atravessa a Bolívia, até chegar no deserto do Atacama, Chile. Nesse caminho, uma história de vida. Ou a história afetiva de duas pessoas. Mas que é, ao mesmo tempo, comum a vida que escolhemos ter junto aos nossos afetos. O documentário não deixa de ser um roadie movie. O filme é coproduzido pelo Ateliê Produções e Ideaimagem. O roteiro ganhou o “Prêmio VIII Concurso Rucker Vieira de Documentários”; e conta com incentivo do Funcultura, através da Fundarpe/Governo do Estado de Pernambuco.

Pausas silenciosas / Silent Pauses

(2013, PE, 18′, cor, DCP D: Mariana Lacerda  LIVRE)

Sinopse: Um encontro com um fotografo e seu acervo com imagens de uma cidade que não reconhecemos mais.

Sob a Pele

(2013, PE, 19’, cor, DCP D: Pedro Sotero e Daniel Bandeira 18 ANOS)

Sinopse: Quando as palavras não chegam, é o corpo quem fala.

Mar Negro

(2013, BRA, 99’, cor, D: Rodrigo Aragão)

Sinopse: Uma estranha contaminação atinge uma pequena vila de pescadores. Quando peixes e crustáceos se transformam em horrendas criaturas transmissoras de morte e destruição, o solitário Albino luta pelo grande amor da sua vida, arriscando a própria alma numa desesperada fuga pela sobrevivência.


Mostras especiais

Programa Especial USC

Cowboys & Angels

(Estados Unidos, 1991, 12′, Cor, DCP. D: James Gray/ 14 ANOS)

Sinopse: Um detetive particular, contratado para trazer uma garota fugitiva de 16 anos de volta para casa, questiona seu trabalho ao ver o pai que o contratou bater na filha.

Memorabilia

(Estados Unidos, 1983, 8′, p&b, DCP D:  Gregg Araki/ 14 ANOS)

Sinopse: Um jovem de pós-graduação se lembra de seu relacionamento com duas amigas da época da faculdade e do ménage à trois que fizeram na noite de formatura.


The Goodbye Place

(Estados Unidos, 1996, 9′, p&b, DCP. D: Richard Kelly/ 14 ANOS)

Sinopse: Um garotinho maltratado vê uma oportunidade de mudar de vida oferecida por estranhos misteriosos. Isso poderá explicar para onde vão pessoas desaparecidas.


The Lift

(Estados Unidos, 1972, 8′, p&b, DCP. D: Robert Zemeckis/ 14 ANOS)

Sinopse: Um homem perde o controle de sua vida, quando o antigo elevador do seu edificio recusa-se a responder aos seus comandos.


Venice Theme and Variations

(Estados Unidos, 1957, 30′, cor, DCP D: James Ivory/ 14 ANOS)

Sinopse: Projeto de tese da USC de James Ivory, começado em 1952. Um olhar para a arte e a arquitetura de Veneza.


Electronic Labyrinth:THX 1138 4EB

(Estados Unidos, 1967, 15′, cor, DCP D: George Lucas/ 14 ANOS)

Sinopse: Em um mundo futuro onde as pessoas são classificadas por número e cada movimento é sob vigilância eletrônica, ninguém nunca conseguiu escapar – exceto por THX 1138.

Some Are Samba

(Estados Unidos, 1989, 8′, p&b, DCP D: Matthew Weiner/ 14 ANOS)

Sem sinopse.

The Passing Lane

(Estados Unidos, 1968, 15′, cor, DCP D:  Matthew Weiner/ 14 ANOS)

Sinopse: Uma sátira sobre a urbanização, que criou muitos problemas para a sociedade, um dos maiores sendo a natureza impessoal de uma megalópole.


Tomada Única / Cinema de Desbunde

Amor e outras construções ou uma boca

(SP, 2013, 3’15”, cor, 8mm/HD. D: Gustavo Vinagre/ 18 ANOS)

Sinopse: Em uma cidade em construção, um grupo de rapazes busca o amor.

Delete Deleite

( RJ, 3’15”, cor, 8mm/HD. D: Karen Black, Ana Izabel Aguiar/ 18 ANOS)

Sinopse: Deletar é preciso.


Falos e Badalos

(RJ, 2013, 3’15”, cor, 8mm/HD D: Anita Rocha da Silveira/ 18 ANOS)

Sinopse: Rio de Janeiro: o local ideal para um amor monumental

Lagoa remix

(CE, 2013, 3’15”, cor, 8mm/HD, Leonardo Mouramateus / 18 ANOS)

Sinopse: Não vou negar. Sofri demais quando você me deu o fora. Mas o tempo passa. O mundo gira. O mundo é uma bola.

Mata adentro

(SP, 2013, 3’15”, cor, 8mm/HD. D: de Claudia Priscilla, Hilton Lacerda, Rodrigo Bueno/ 18 ANOS)

Sinopse: Personagens transitam na subjetividade do desejo.

O Sangue de Jesus tem dendê

(BA, 2013, 3’15”, cor, 8mm/HD. D: Daniel Lisboa/ 18 ANOS)

Sinopse: Sorria você está na Bahia

Y

(SP, 2013, 3’15”, 8mm/HD. D: Dácio Pinheiro , Stefan Fähler/ 18 ANOS)

Sinopse: O filme é uma colaboração entre artistas de várias nacionalidades, um manifesto contra a energia nuclear e a repressão sexual das grandes potências. Com trilha composta pela vocalista da banda alemã ‘Crime’.

SEM TÍTULO

(SP, 2013, 45”, cor, 8mm/HD. D: Nino Cais/ 18 ANOS)

Sem sinopse.


IndieLisboa


Programa 01 (82′ / 16 anos)

A Herdade dos Defuntos

(Portugal, 2013, 10′, cor, HD. D: Patrick Mendes / 16 ANOS)

Sinopse: Um ferro-velho numa paisagem desolada; uma mulher obesa vestida de mecânica assando um leitão; um moribundo debaixo de um sol abrasador que desfalece e se torna seu prisioneiro. Numa terra de ninguém, Patrick Mendes transporta-nos para um universo macabro, onde a personagem principal, quase terrífica, manipula as suas vítimas.


Carne

(Portugal, 2010, 20′, cor, HD. D: Carlos Conceição/ 16 ANOS)

Sinopse: Uma freira precisa de companhia à noite. Mas quando volta a casa, a conversa é outra.

O Que Arde Cura

(Portugal, 2012, 26′, Cor, HD. D: João Rui Guerra da Mata/ 16 ANOS)

Sinopse: Em seu primeiro trabalho solo, o diretor reflete as imagens do incêndio no Chiado, em seu caráter, vagando tristemente enquanto fala ao telefone. Fogo consome os edifícios e uma ruptura amorosa. Um jogo de projeções cria uma atmosfera super-real, a reconstrução de uma parte bonita do cinema Português.

Cerro Negro

(Portugal, 2011, 22′, cor, HD D: João Salaviza/ 16 ANOS)

Sinopse: Partindo de uma ideia de díptico, conta-se a história de Anajara e Allison, vista de dois prismas em continuidade. Se os turnos de trabalho de um dificultam a sua vida, o encerramento numa cadeia do outro determina o ciclo da separação. Salaviza, com a sua capacidade fora do comum para dirigir atores amadores, tem, neste filme, uma das suas obras mais precisas.


Olympias

(Portugal, 2008, 4′, cor, HD. D: Gabriel Abrantes/ 16 ANOS)

Sinopse: Um prostituto travesti de uma família de classe média do Texas espera clientes enquanto ouve Henry Gorecki e bebe uma mini Coca-Cola diet. A sua empregada, a ‘morango com cobertura de chocolate’, tenta acalmá-lo, apalpando-lhe o ‘material’ e os dois começam a fazer amor.


Programa 02 (62′ / 16 anos)

Passeio com Johnny Guitar

(Portugal, 1996, 3’30”, cor, 35mm. D: João César Monteiro / 16 ANOS)

Sinopse: Vindo, sabe Deus de aonde, o senhor João de Deus regressa a casa com um estilhaço na cabeça: trata-se, sem trepanação à vista, de um fragmento da banda sonora do filme chamado Johnny Guitar. A cidade amanhece, anunciando outros passeios. Dizem que o senhor Monteiro, alter ego do senhor de Deus, já foi visto a passear com um certo Nicholas Ray.

Parabéns

(Portugal, 1997, 15′, cor, 35mm. D:  João Pedro Rodrigues/ 16 ANOS)

Sinopse: No dia em que faz 30 anos, Chico acorda com um recado de parabéns na secretária eletrônica. Já é tarde para encontrar sua namorada ou para ir à reunião. Além disso, ao seu lado está deitado um jovem rapaz, com quem ele passou a noite.


Inventário de Natal

(Portugal, 2000, 23′, cor, 35mm. D: Miguel Gomes / 16 ANOS)

Sinopse: É dia 25 de Dezembro, em meados dos anos 80. A família reune-se em casa dos avós por entre reposteiros vermelhos na janela que dá para a marquise, relógios de pêndulo, cadeiras com assentos em vime e um presépio enorme. Não há um destaque individual, interessa apenas o retrato de grupo constituído por quatro gerações e dois cães.

A Caça

(Portugal, 1963, 20′, cor, 35mm. D: Manoel de Oliveira / 16 ANOS)

Sinopse: A trama de A Caça, desenvolve-se à volta de dois amigos que resolvem caçar sem espingardas. Enquanto caminham conversam, só que um deles cai num buraco, numa zona pantanosa. O outro colega, aflito corre em busca de auxílio, trazendo atrás de si uma cadeia humana que tenta salvar a vítima, mas não se conseguem entender.


Dissenso


Seria segunda, mas estamos todos mortos

(BR, cor, 2012, HD, 9′. D: Thiago Taves Sobreiro/ 16 ANOS)

Sinopse: Diferentes panoramas sobre a memória.


Filme para poeta cego

(BR, cor, 2012, HDV, 25′. D: Gustavo Vinagre / 16 ANOS)

Sinopse: Um documentário sobre o poeta Glauco Mattoso: cego, masoquista, podólatra e gay. De maneira poética, assim como a obra de seu personagem, o filme revela a tênue linha entre alta literatura e vulgaridade.


Estrada Dom Joaquim

(BR, cor, 2013, HD, 15′. D: Jonas Amarante/ 16 ANOS)

Sinopse: Uma capela católica, um centro xamânico e uma igreja evangélica. Uma clínica onde morreram 156 pacientes em 4 meses. Um clube decadente. Uma escola em formato de castelo. Uma pequena favela. Bares. Casas com câmeras. Esse é o cenário de uma reflexão pessoal sobre a vida na cidade do Rio de Janeiro.


O Melhor Amigo

(BR, cor, 2013, DCP, 17′. D: Allan Deberton / 16 ANOS)

Sinopse: Sábado, primeiro dia de férias. Lucas e Felipe decidem ir a praia.


O Desejo do Morto

(BR, cor, 2013, DCP, 31′. D: Ramon Porto Mota / 16 ANOS)

Sinopse: “A velhice não é uma batalha, é um massacre”


Doce Amianto

(BR, cor, digital, 2013, 70′. D: Guto Parente e Uirá dos Reis / 18 ANOS)

Sinopse: Amianto vive isolada num mundo de fantasia habitado por seus delírios de incontida esperança, onde sua ingenuidade e sua melancolia convivem de mãos dadas. Após sentir-se abandonada por seu amor (O Rapaz), Amianto encontra abrigo na presença de sua amiga morta, Blanche, que a protegerá contra suas dores – ao menos até onde possa.

Cachaça Cinema Clube

Hinário brasileiro

(SP, 1974, 10′, cor, 35mm D: Olívio Tavares de Araújo)

Sinopse: O filme conta a origem dos hinos da Bandeira, da Independência, Proclamação da República e Hino Nacional.


O triunfo dos boçais

(RJ, 2013, 17’, cor, HD D: Débora Butruce e Ricardo Rodrigues)

Sinopse: Um americanófilo decadente, uma imigrante trambiqueira e um comunista freak na últim batalha da Guerra Fria. Uma sátira política livremente inspirada no livro Cartas de um Sedutor, de Hilda Hilst.

Maranhão 66

(RJ, 1966, 8’, p&b, HD D:  Glauber Rocha)

Sinopse: “(Glauber Rocha) não filmou a minha posse, ele filmou a miséria do Maranhão, a pobreza, filmou as esperanças que nasciam do Maranhão, dos casebres, dos hospitais, dos tipos de ruas, e no meio de tudo aquilo ele colocou a minha voz, mas não a voz do governador. Ele modificou a ciclagem para que a minha voz parecesse, dentro daquele documentário, como se fosse a voz de um fantasma diante daquelas coisas quase irreais, que era a miséria do Estado”. Senador José Sarney, no Jornal do Brasil, (Rio de Janeiro, 25 de Agosto de 1981).

Lembranças Telebras

(RJ, 1998, 4′, cor, HD D: Pedro Bronz)

Sinopse: Praça XV, Rio de Janeiro, palco de Guerra. O neoliberalismo em seu apogeu. Imagens captadas durante o leilão da privatização da Telebrás.

A pedreira de São Diogo

(Rio de Janeiro, 1962, 18′, cor, HD D: Leon Hirszman)

Sinopse: No Rio de Janeiro, sobre uma pedreira há uma favela. Ao perceberem o risco de desabamento dos barracos, em consequência das explosões de dinamite, os operários incitam os moradores a iniciar movimento de resistência para impedir um acidente fatal.

*Com informações da assessoria