Brasil Stop Motion: Abertas as inscrições para oficinas e master class a partir de quarta-feira (23)

As inscrições para oficinas e master class do Brasil Stop Motion abrem nesta quarta-feira (23 de outubro) pelo sitewww.brasilstopmotion.com.br. A programação é gratuita e as vagas são limitadas. Confira abaixo:

  • Master Class Barry Purves (com tradução simultânea)

Data: 27 de novembro (quarta-feira)

Local: Sala Aloísio Magalhães, na Fundação Joaquim Nabuco/ Derby. Rua Henrique Dias, 609, Derby.

Horário: Das 14h às 17h

Carga horária: 3 horas

Número de vagas: 60 participantes

OBS: Todos os selecionados para a oficina Stop Motion: do Roteiro à pós-produção estarão automaticamente inscritos na Master Class Barry Purves.

Ementa:

No encontro, o diretor e animador Barry Purves irá falar sobre seu processo criativo e sua obra em animações em Stop Motion. O mestre mostrará trechos de filmes como Tchaikovsky (apresentado no II Festival Brasil Stop Motion) e Gilbert and Sullivan, entre outros.

Barry Purves, além de animador e diretor, é escritor e designer. Iniciou sua carreira no teatro, mas nos últimos 35 anos tem trabalhado principalmente com animação de bonecos com a técnica de Stop Motion. Escreve, dirige e anima seus próprios filmes, conhecidos pela incrível inovação dramática, elegância, elementos visuais exuberantes e novas interpretações de temas familiares. Essa sua maneira ímpar de trabalhar com o Stop Motion lhe proporcionou mais 60 importantes prêmios internacionais, inclusive indicações ao Oscar, com o filme Next.

  • OFICINA – Stop Motion: do Roteiro à Pós-produção

Oficineiros: Donato Di Carlo e Carlo Paolillo

Data: de 27 a 29 de novembro

LOCAIS

Dia 27 de novembro (quarta-feira)

Fundação Joaquim Nabuco – FUNDAJ – Derby

Rua Henrique Dias, 609 – Derby – Recife / PE

Sala João Cardoso Ayres

Dias 28 e 29 de novembro (quinta e sexta-feira)

Universidade Católica de Pernambuco (Unicap)

Estúdio de Fotografia da Universidade Católica (Bloco G, térreo)

Rua do Príncipe – Recife/PE

Horário: 9h às 12h – 14h às 17 h

Carga horária: 18 horas

Número de vagas: 15 participantes

Pré-requesito: A partir de 18 anos de idade

Ementa:

Oficina de animação, incluindo a elaboração de roteiro até a pós-produção. Serão abordados, entre outros tópicos, análise e criação de roteiro, realização de storyboard, criação de animatic, produção, equipe, pós-produção e entrega do filme para as diversas mídias.

Oficineiros

Donato Di Carlo é diretor, animador e gerente de pós-produção. Em mais de dez anos, dirigiu inúmeros comerciais e curtas-metragens. Fundou a Dadomani Studio, que se tornou uma das principais referências de Stop Motion na Itália.

Autodidata na música, Donato atendeu várias escolas que estudam a linguagem das imagens. Quando completou seus estudos gráficos, foi para a escola de ilustração editorial. Em seguida, ele começou a trabalhar no estúdio Yusaki com animação e plasticina. Fez curso de animação na universidade, e, tornou-se assistente no Instituto Europeu de Design (IED). Depois de muito tempo no mundo da pós-produção, fundou o Dadomani Studio junto com outros três visionários.

Carlo Paolillo é o produtor da Dadomani, com vasta experiência na área de produção em audiovisual. Integrou-se ao Dadomani Studio em 2011, e já produziu uma série de comerciais e curtas-metragens.

Ambos ganharam o prêmio de melhor animação no Très Courts Festival em Paris, em 2013, e melhor curta-metragem no Rome Cortoons, no mesmo ano.

  • OFICINA INFANTIL DE STOP MOTION

Oficineiro: Maurício Nunes

Data: de 24 a 29 de novembro 

Local: Fundação Joaquim Nabuco – FUNDAJ – Derby

Rua Henrique Dias, 609 – Derby – Recife / PE

Sala Edmundo Morais


Horário: 14h às 17 h

Carga horária: 6 horas

Número de vagas: 15 participantes

Pré-requesito: 9 a 14 anos de idade

 

A oficina tem como objetivo desvendar os mistérios que envolvem a técnica de animação, exercitar a manipulação de objetos e massinha, e estimular a expressão autoral a partir da animação. Serão abordados os seguintes tópicos, entre outros: introdução à técnica de animação Stop Motion com massinhas; como fazer um filme de animação; experimentos óticos, e flipbooks e phenakistoscópios.

Maurício Nunes é Ilustrador, designer, animador 2D e Stop Motion. Formado em Design pela UFPE em 2007, trabalhou como professor de animação 2D, experimental e Stop Motion na Faculdade AESO Barros Melo (2009/2010). Faz parte da equipe de professores das oficinas de animação do projeto CineSESI Cultural, desde 2009.

 

*Com informações da assessoria