A 2ª edição do Recife Boat Show, salão voltado para o público interessado em embarcações, motos aquáticas, motores, acessórios e produtos de luxo, movimentará o mercado náutico entre os dias 26 e 29 de setembro. Lançamentos de novas embarcações, projetos imobiliários e produtos de ponta estarão em exposição na feira. Devido ao sucesso da primeira edição, no ano passado, que movimentou cerca de R$ 40 milhões em negócios e contou com mais de 17 mil visitantes, o evento foi deslocado para a área externa do shopping RioMar. O espaço tem aproximadamente 8 mil m² e, por conta disso, a expectativa da organização é aumentar em cerca de 50% o número de expositores, que era de 33 na edição de 2012.
Patrocinada pela Moura Dubeux, Queiroz Galvão, Santander e Fiat, a feira chega a sua segunda edição com boas expectativas, devido à expansão no Nordeste da compra e venda de produtos náuticos, que totalizam 85% dos expositores no evento. Além do clima e da quantidade de praias da região, que possui a maior costa litorânea do país, o número de opções de embarcações com preços mais acessíveis, a maior oferta de crédito e as práticas de financiamento facilitadas contribuem para o cenário positivo do segmento no Nordeste. Durante o evento, o Santander Financiamentos proporcionará todo o apoio e consultoria ao público interessado no mercado náutico. Serão oferecidos serviços como o CDC (Crédito Direto ao Consumidor) para financiamento e, ainda, condições diferenciadas e uma mesa de crédito exclusiva para o salão náutico.
Para lazer ou esporte, as diversas opções de produtos náuticos vêm conquistando clientes da classe A e B e, mais recentemente, também a classe C. O crescimento dos índices econômicos estaduais e regionais, que estão acima da média nacional, também deverá contribuir para que negócios sejam fechados durante a feira. “Estamos muito otimistas com a edição deste ano, uma vez que a feira irá crescer substancialmente. Teremos uma diversificação maior no número de expositores, possibilitando uma abrangência maior do mercado. Com a nova localização, poderemos oferecer uma melhor estrutura para o público”, aponta Jonas Moura, um dos organizadores do Recife Boat Show.
Atento a isso, o estaleiro pernambucano Fibrasmar investe pela segunda vez e participa do maior salão náutico do Nordeste com lanchas, trimarãs e novidades exclusivas do seu portfólio de barcos de 14 a 32 pés. “Resolvemos investir ainda mais no evento deste ano devido ao grande sucesso do ano anterior. Com o crescimento da nossa empresa e também da feira a expectativa é que o resultado supere 30% em vendas”, comenta Vinícius Rangel, gerente comercial da Fibrasmar. A marca é hoje o maior estaleiro especializado em construção de embarcações de médio porte na região, contabilizando mais de seis mil unidades na água. Ainda entre os expositores do segmento, está a Royal Mariner, um dos principais estaleiros do Brasil com sede em Pernambuco e presente no mercado desde 2008, que apresentará seu portfólio com cinco modelos: 21,5, 24, 27, 33 e 37 pés. A marca também fará, durante a feira, o lançamento nacional do modelo RM215.
No ramo imobiliário, duas marcas estarão presentes no evento. A Queiroz Galvão Desenvolvimento Imobiliário (QGDI) participará com dois residenciais com serviços de alto padrão, com preços a partir de R$ 491 mil. São os bangalôs e apartamentos do Oka Beach Residence e os apartamentos duplex do Malawí Muro Alto Beach Houses. Sofisticação, elegância, requinte e estilo à beira-mar são a essência desses empreendimentos de luxo. Para conhecer melhor o projeto, unidades decoradas estão disponíveis para visitação no estande de vendas no local do empreendimento.
A Moura Dubeux, outra grande marca desse segmento, apresentará o Beach Class Residence Eco Life. A empresa mostrará a novidade no seu estande de 60m². São apartamentos com dois e três quartos com áreas de 55m², 60m² e 86m² e valor médio de R$ 7,6 mil por m². Para as unidades do pavimento térreo há o acréscimo de um jardim privativo. São os apartamentos Garden, com áreas entre 88m² e 113m². O projeto conta ainda com itens de lazer como parque aquático com lâmina d’água com mais de 2.000m² – que inclui uma piscina de água salgada -, quadras de tênis e mini campos gramados, além da reserva de Mata Atlântica privativa. Os proprietários contarão também com serviços no sistema Pay if Use.
A feira contará, ainda, com novos estaleiros e outras empresas de produtos náuticos e do mercado de luxo, com lançamentos exclusivos. “A edição de 2012 superou todas as expectativas, tanto dos organizadores quanto dos expositores, o que nos motivou a realizar uma feira ainda maior, com a presença de todos que participaram da primeira edição”, explica Jorge Carriço, um dos organizadores do evento.
Entre as marcas já confirmadas estão Newcomex, Recife Náutica, Valent, Fibrafort, Ventura, Yamaha, Sea Doo, Kawasaki, Royal Mariner, Fibrasmar, Shark Boats, Litoraneus, Phoenix Boats, Atymar, Bayliner, Force One blindados, Audi Helicópteros, Marina Porto do Mar, JC Capotaria, Beneteau, Queiroz Galvão, Moura Dubeux, Fiat e Santander.
EXPECTATIVAS – O Recife Boat Show deverá movimentar este ano 22% a mais em volumes de negócios em relação ao ano passado. Além disso, a expectativa é de que o número de visitantes aumente em 30%, passando para aproximadamente 22 mil pessoas nos quatro dias de evento. Os motivos para esse crescimento são, principalmente, o aumento da área para exposição e do número de marcas participantes, associados à melhor acessibilidade ao local e à consolidação do evento no mercado de luxo de Pernambuco e do Nordeste. “Acontecendo pela primeira vez em shopping, o Recife Boat Show 2013 vai agregar os clientes do RioMar, que procuram produtos de excelente padrão, ao público já fiel ao evento”, ressalta Rafaella Barros, coordenadora de mall e merchandising.
EDIÇÃO 2012 EM NÚMEROS – A primeira edição ocorreu em outubro de 2012, no Cabanga Iate Clube, e foi um grande sucesso de público e de vendas, surpreendendo organizadores, expositores e patrocinadores. Com área de exposição de 5 mil m², a feira movimentou aproximadamente R$ 40 milhões em negócios e teve mais de 17 mil visitantes. Em 30 horas de evento, foram vendidas 60 lanchas e 35 motos aquáticas. “Todos os expositores, sem exceção, realizaram bons negócios e conseguiram dar maior visibilidade aos seus produtos”, explica Jonas Moura. Cerca de 60% das embarcações vendidas foram destinadas a clientes que ainda não possuíam nenhuma, o que comprova o potencial da feira como instrumento eficaz de acesso ao mercado náutico e demais produtos de luxo.
MÍDIA – O Recife Boat Show está investindo em peso nas mídias. As ações de divulgação estão sendo realizadas em outdoors, outbus, página no Facebook e no site do evento, além de VTs. A agência responsável pela produção do vídeo é a Virtual Recife. Serão 10 outdoors no total, espalhados pelo Recife, Caruaru e Petrolina. A produção das artes ficou por conta da empresa Zenas Design.
SOBRE A NEWCOMEX – A empresa atua na venda, importação direta e por encomenda dos mais variados produtos do exterior de renomadas marcas mundiais, tais como: automóveis, motos, motos aquáticas, náutica, aviação, máquinas industriais, máquinas agrícolas, tratores, toda a linha pesada, matéria-prima para indústria e mercadorias diversas para empresas atacadistas e varejistas. A especialização, estrutura e experiência da empresa garantem um processo de importação célere, seguro e eficiente, possibilitando a abertura das fronteiras do mercado mundial para pessoas físicas e jurídicas de pequeno e grande porte que desejam adentrar nesse mercado e adquirir produtos ou matéria-prima do exterior. O objetivo é prestar ao cliente um serviço exclusivo, que vai desde a cotação e aquisição do produto no exterior, como também o desembaraço aduaneiro e regularização do produto no Brasil, sempre trabalhando com preços bastante competitivos.
SOBRE O RIOMAR – Às margens do encontro entre o rio e o mar, na Bacia do Pina, foi inaugurado em outubro de 2012 o mais novo shopping do Recife — o RioMar. O maior centro de compras da Região Norte Nordeste conta com 101.000 m² de área de lojas (ABL) em um total de 295.000 m² de área construída. São, ao todo, 410 lojas, sendo 18 âncoras e 7 megalojas. Grandes marcas, grifes conhecidas do mercado de luxo e operações exclusivas. Nos serviços, o shopping conta com 12 restaurantes, complexo com 12 salas de cinema, teatro com 720 lugares (em breve), parque de diversões eletrônicas com boliche, academia de ginástica, Expresso Cidadão, Espaço Ecumênico, Espaço Gourmet e Boulevard de Restaurantes.
SERVIÇO
RECIFE BOAT SHOW
Local: Área externa do shopping RioMar
Período: 26 a 29 de setembro
Horário: 26/09 (quinta-feira): 19h – 22h | 27/09 (sexta-feira): 16h – 22h | 28/09 (sábado): 14h – 22h | 29/09 (domingo): 14h – 21h
Ingressos: R$ 30, à venda na entrada do evento