Festa do Fogo abarrota o Pátio de São Pedro

 

Festa de tradição já faz 3 anos em celebração à Xangô

O Pátio de São Pedro, ponto tradicional para a cultura de raiz, ficou pequeno na noite desta quarta-feira (26), cerca de 5 mil pessoas entre religiosos de matriz africana, seguidores, simpatizantes da religião e turistas marcaram presença no local, como também representantes do governo.

 


“Uma festa que celebra a cultura de matriz africana e também reforça a luta pela igualdade Racial e o Combate a Intolerância religiosa”, ressalta o Secretário Executivo de Promoção da Igualdade Racial de Pernambuco, Jorge Arruda (centro da foto), que esteve representando o Governador Eduardo Campos.


{youtube}ZHT5qPn4gxc{/youtube}


Na ocasião Jorge Arruda foi elogiado pela coordenação da festa e aplaudido pelo público, em que o seu discurso reafirmou as politicas públicas e comprometimento do Estado de Pernambuco com o combate a intolerância religiosa e a Preservação e Tombamento do Patrimônio Cultural de Origem Africana, Lei que foi assinada por Eduardo Campos durante o Mês da Consciência Negra, em Novembro de 2012.


Mãe Elza de Iemanjá, Coordenado da Festa



Jorge Arruda e Marta Almeida, que também é Coordenadora da Caminha de Terreiro de Pernambuco.

(2012)LEI de Preservação e Tombamento do Patrimônio Cultural de Origem Africana: Projeto que teve a iniciativa do Movimento Negro Unificado de Pernambuco (MNU), consubstanciado pelo Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Etnicorracial (CEPIR-PE)  em audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (ALEPE) e sancionado pelo Governador Eduardo Campos, autoridades, que trabalharam juntas para fortalecer a Promoção da Igualdade Racial em Pernambuco.

 

Com o apoio do Governo do Estado, Prefeitura do Recife, Fundarpe e outras instituições, a Festa do Fogo seguiu a noite com muita música, fé e  celebração.


Xangô é a divindade que rege o fogo, o trovão, os raios e a justiça.



São João e a Festa do Fogo: Xangô é sincretizado com São Jerônimo, São Pedro, São João Batista, cujo poder se manifesta na pedreira, é o Senhor da justiça.

Veja mais fotos clicando AQUI.