FAIXAS DE TRÂNSITO

 

Toda faixa tem seu significado, no judô, karate elas são coloridas para dar o grau de conhecimento em que o atleta se encontra, ela também pode ser usada para separar como é a faixa de Gaza no Oriente Médio.

No caso do trânsito as faixas têm como principais funções a organização do fluxo de veículos (passeio, transporte, carga, motocicleta, bicicleta) e o pedestre, controlando e orientando nos deslocamentos de quem utiliza a via seja através de veículos (todos os tipos) e das pessoas, e ajuda a complementar as sinalizações verticais. A maioria da população (pedestre ou condutor) desconhece a função de cada uma. Pretendemos aqui orientar você para que evite multa ou acidente no trânsito, lembre-se: “deixar de seguir as regras de sinalização pode causar acidente”.

Então, vamos à primeira, essa todos conhecem e o desrespeitam é grande, o condutor que para em cima ou o pedestre que atravessa fora delas, a “Faixa de Pedestre”, como o nome já diz, é uma área de segurança para a travessia de pedestre, podendo ter semáforo ou não, o correto é que o pedestre estire a mão a frente do corpo e o condutor ao ver tal sinal pare para a travessia daquele (Art. 214 do CTB), o Inciso II deste artigo, exigi que o condutor espere que o pedestre termine a travessia para poder seguir, mesmo que o semáforo abra, ou seja, só sair após o pedestre estiver no outro lado da causada, a cidade brasileira que mais respeita a faixa de pedestre é Brasília, qualquer pessoa que for atravessar na faixa basta ficar a frente da mesma que o condutor para, em Londres (Inglaterra) a faixa agora é em formato de “X”, facilitando a vida do pedestre e evitando tumulto, bastante útil nas grandes cidades.


Curiosidade: A faixa de pedestre mais famosa do mundo fica diante do estúdio Abbey Road, na zona norte de Londres, hoje local de importância nacional britânica, pelo fato de ser foto da capa do álbum “Abbey Road”, que mostra Paul, John, George e Ringo atravessando (agosto de 1969).


Nesta mesma faixa temos a faixa de retenção (muito desrespeitada), esta é aquela “linha” que vai de um lado ao outro da via (quando de mão única) ou até o meio da via (mão dupla) que fica antes da faixa de pedestre, alguns condutores adoram ficar encima delas ou depois delas.

As faixas de rolamento ou faixas de trânsito, onde os veículos circulam, e elas podem ser no mesmo sentido (mão única) ou de sentido contrário (mão dupla), em uma via com varias faixas a da direita é destinada para os veículos lentos (ônibus, caminhões) ou que estejam devagar, a da esquerda para veiculo que estejam mais rápidos (repeitando os limites de velocidade da via), normalmente em locas tranquilos a faixa divisória de pista de rolamento, seja no mesmo sentido elas são tracejadas, ou seja, não continua, dando liberdade para a ultrapassagem, em subidas, descidas, nas curvas, tuneis, pontes, viadutos e antes da faixa de pedestre ou cruzamentos com ou sem semáforo ela é continua e na cor branca (sentido único), nas vias de duplo sentido (mão dupla) a faixa divisora de pista de rolamento é sempre amarela, logo ao ver em uma via uma faixa amarela já sabemos que é de sentido duplo, ela pode ser tracejada permitindo ultrapassa, quando você vê esta faixa dupla continua é porque não pode haver mudança de faixa e em alguns casos quando você a vê com um dos lados continuo e o outro tracejado é porque o lado que estiver tracejado pode haver mudança de faixa para ultrapassagem e do outro não, normalmente em ladeiras, curvas, pontes, viadutos, túnel.


Existem também as faixas exclusivas (corredor de ônibus) para veículos de transporte coletivo e para bicicletas (ciclo faixa), estas duas têm finalidades especificas, a de ônibus é para ajudar e facilitar a vida das pessoas que já pegam coletivos ruins e lotados, a mais famosa em Recife, e problemática é a da Av. Conde da Boa Vista, temos poucas faixas exclusiva e as que existem são mal sinalizadas e não existe fiscalização, já a para o ciclista tem um papel importante para a proteção destes que são mais lentos e frágeis, o pior é que tem muito condutor em especial os motoqueiros que insiste em passar por ela.

A ultrapassagem deve respeita a sinalização horizontal e vertical, e esta prevista no Art. 29 do CTB, nas vias lentas ou rápidas os condutores devem permanecer com o veiculo sempre na faixa do meio ou da direita, principalmente os ônibus, caminhões e veículos lentos, deixando a faixa da esquerda livre para ultrapassagem, e quando ultrapassar retornar para faixa da direita.


FAIXAS DE TRÂNSITO – qualquer uma das áreas longitudinais em que a pista pode ser subdividida, sinalizada ou não por marcas viárias longitudinais, que tenham uma largura suficiente para permitir a circulação de veículos automotores.

Existem ainda as faixas de canalização (faixa zebrada), serve para direcionar os veículos em sentido opostos ou no mesmo sentido, em trevos com alça, faixas de aceleração/desaceleração, ilhas de canalização, refugio de pedestre, em retorno. Nesses locais não se pode estacionar, parar ou transita, Art. 181, Inciso VIII, Art. 182, em especial no Inciso VI, entre outros, e principalmente o Art. 193, que é multiplicado por 3.

Art. 193. Transitar com o veículo em calçadas, passeios, passarelas, ciclovias, ciclo faixas, ilhas, refúgios, ajardinamentos, canteiros centrais e divisores de pista de rolamento, acostamentos, marcas de canalização, gramados e jardins públicos:

Infração – gravíssima;

Penalidade – multa (três vezes).

Conhecer e obedecer as sinalizações é fundamental para um transito saudável e sem risco para todos que o utilizam.

 

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