O Palhaço poderá gargalhar no Oscar

 

O Palhaço é a esperança do Brasil para o Oscar de melhor filme estrangeiro de 2012


No último dia 15 de outubro, aconteceu no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a décima primeira edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, o Oscar da sétima arte no Brasil. O filme vencedor pelo voto popular e pelos membros da Academia Brasileira de Cinema, foi O Palhaço, dirigido e atuado por Selton Melo, que ganhou como melhor ator, diretor, roteiro original, montagem de ficção, maquiagem, trilha sonora original, figurino, direção de arte, direção de fotografia, e ator coadjuvante com Paulo José. Causou um verdadeiro furor na platéia.

Por toda esta aclamação, o filme foi eleito para ser a indicação brasileira, para o Oscar de melhor filme estrangeiro de 2012. Desde 1998 com Central do Brasil, que nós não somos agraciados com uma indicação. Vale a pena lembrar que em 1998, Fernanda Montenegro foi indicada ao Oscar de melhor atriz, como a Dora de Central do Brasil, tornando-se a primeira atriz latino-americana a receber uma indicação. Em 2003, o filme Cidade de Deus foi ovacionado em todos os festivais de cinema que participou, dentre eles Cannes, e foi eleito na Europa como o segundo melhor filme do ano, ficando atrás apenas de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, prata da casa.


{youtube}xftFBT9888Q{/youtube}

 


Nos Estados Unidos, Cidade de Deus recebeu muitas críticas positivas, e estava super cotado para ser um dos cinco finalistas para o Oscar de melhor filme estrangeiro de 2003, era uma indicação quase certa, mas não ocorreu. Os comentários na época pela frustração de todo o mercado cinematográfico pela não indicação, foram que os membros da Academia de Hollywood que elegem os finalistas, são da velha guarda, que se chocaram com as fortes cenas de violência do longa brasileiro. Através de uma grande pressão da Miramax, detentora dos direitos de exibição do filme no território americano, conseguiu indicar Cidade de Deus, em quatro categorias no Oscar 2004, como melhor diretor, melhor fotografia, melhor roteiro adaptado e melhor edição. Não ganhou nenhuma, mas as indicações foram mais do que justas em virtude do maravilhoso desempenho do filme no mercado mundial. Depois desta mancada hollywoodiana em 2003, que tentou amenizar e se retratou em 2004, nenhum outro longa metragem de ficção brasileiro recebeu indicações ao Oscar. Com exceção do longa de animação Rio, que recebeu indicação como melhor canção original em 2011.


O Palhaço poderá nos surpreender, e ser finalista a corrida do Oscar de melhor filme estrangeiro de 2012. Apesar que outros excelentes filmes como Tropa de Elite 2, Salve Geral, Última Parada 174, Olga, Carandiru, não conseguiram amansar os corações dos membros obsoletos da Academia de Cinema de Hollywood.