Turismo étnico nas Comunidades Tradicionais de Terreiros

 


Passeio histórico cntou com o CEPIR e alunos de pós graduação da FUNESO

O Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Etnicorracial (CEPIR), em parceria com as instituições de ensino UNICAP (Universidade Católica de Pernambuco) e a FUNESO (Fundação do Ensino Superior de Olinda), fortalecidos pela EMPETUR e SEDSDH, realizou nesta sábado (25) um roteiro de Turismo étnico nas Comunidades Tradicionais de Terreiros.

A Atividade cultural, religiosa e de aplicabilidade da lei 10.639 (Lei que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências), acontece durante todo o mês de agosto.


A intenção dos pesquisadores e alunos, do curso de pós-graduação e de Extensão em Teologia Africana e Afrobrasileira, coordenado pelos Núcleos afrobrasileiros e africanos da FUNESO E DA ÚNICAP, é viabilizar o contato com a cultura negra do Estado, nas Casas de Matrizes Religiosas denominadas de Ketu, Jeje, Umbanda, Xambá, Moçambique, Angola e Jurema de Pernambuco.


Segundo o secretário Executivo do CEPIR e assessor especial do Governador, Prof. Jorge ARRUDA, “essas ações de enfrentamento ao racismo, ao preconceito e as discriminações e intolerâncias religiosas, fazem parte do Programa Pacto Pela Vida, no quesito raça e Etnia, e de prevenção às Violências simbólicas