Homem Ameaça Pai de Santo

“Homens de Axé” se reúnem nesta sexta-feira (31) para fortalecer as religiões de matriz africana e afrobrasileira contra a Intolerância Religiosa

Na noite desta última segunda-feira (27), na rua Estácio de Sá, no bairro da Madalena, o Babalorixá Vicente Rosa Filho, conhecido como Pai Vicente de Xangô, sofreu agressões verbais e ameaças de um morador da mesma rua.  A casa de Pai Vicente de Xangô, onde fica o terreiro de Candomblé denominado de Centro Espírita Cabocla Jupira, faz 40 anos de atividades ainda este ano e é respeitada e reconhecida pelos moradores da Madalena.

O atuante arrombou a porta do centro religioso e agrediu uma filha de santo de Pai Vicente, mas foi contido pela população que estava no local. O fato se dá a intolerância religiosa que o agressor, evangélico, já vem praticando há um bom tempo.­

Veja uma breve história de Pai Vicente:

{youtube}PYf3H824J4o{/youtube}


Foto:
Assessor do Governador (esquerda) Jorge Arruda entrega certificado SABER NOTÓRIO, que dentro do Decreto Federal 6040, que garante o culto das comunidades tradicionais.

O Governo de Pernambuco, através do Comitê Estadual de Promoção a Igualdade Etnicorracial (CEPIR-PE) e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH) esteve presente na manhã desta terça-feira (28) no centro religioso para assegurar a proteção do Estado e orientar sobre o direito de culto.

O CEPIR já vem atuando no Estado e lançou em meados do mês de agosto a campanha “Igualdade Racial é Pra Valer. Intolerância Religiosa Não!”. E para fortalecer a campanha e proteger a integridade de Pai Vicente de Xangô, o secretário executivo do CEPIR, Jorge Arruda, acordou que na próxima sexta-feira (31) realizará o encontro anual, Homens de Axé, no terreiro de Pai Vicente.

Jorge Arruda fala pelo Governo de Pernambuco:

{youtube}qpjtk-hltEk{/youtube}

 

O evento tem o intuito de enfrentar a intolerância religiosa no estado de Pernambuco e reunirá diversos terreiros da Região Metropolitana do Recife. Na ocasião os Balalorixás e Yalorixás irão fortalecer a campanha contra a intolerância Religiosa. O Seminário já acontece­ á 7 anos.


Mãe Elza fala sobre o caso:

{youtube}laZpgAryPoM{/youtube}