Saúde da mulher e atividade física


As dúvidas sobre qual a atividade física ideal para manter a forma e aliar essa prática com a saúde do corpo são várias. Muitas querem saber: “estou na menopausa e o que faço para diminuir seus sintomas?”, “qual o treino adequado para aumentar coxas e glúteos?”, “devo praticar exercícios quando estou na TPM?”, “depois que tive filhos, minha barriga não é mais a mesma, e agora?”.

O Universo feminino engloba muitas indagações e desejos, mas estou aqui para esclarecer sobre alguns e indicar qual o caminho para que seus objetivos sejam alcançados, sejam eles ligados a saúde ou estética. Com tantas mudanças hormonais comuns na menopausa, que ocorre geralmente por volta dos 51 anos, devemos aproveitar todos os meios para amenizá-la. Durante essa fase a mulher reduz ou para de produzir estrogênio, que é responsável pela distribuição de gordura corporal e características femininas.

Segundo Guimarães e colaboradores (2011) da Revista brasileira de atividade física e saúde, alguns sintomas da menopausa são irritabilidade, depressão, insônia devido a suores noturnos, diminuição da atenção, memória, concentração da gordura corporal em locais como quadril e abdômen dentre outros. Com isso a prática de atividades físicas vem para minimizar tais sintomas, afinal durante os exercícios liberamos hormônios responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar, dentre eles a cerotonina e endorfina e ainda eliminamos a gordura localizada.

Para as que querem hipertrofia nas pernas e glúteos devem praticar treinamento de força (musculação) no mínino três vezes por semana com duração média de 50 minutos à uma hora. A série deve ser elaborada de acordo com sua individualidade biológica, restrições e objetivos. Utilize o máximo de carga que puder, a depender do grau de treinabilidade que você se encontra, porém treine seus músculos e não o ego. Use cargas que possibilite você realizar seus exercícios com qualidade.


Durma bem, afinal processos metabólicos são mais efetivos durantes o sono e temos a liberação de alguns hormônios ligados ao anabolismo, dentre eles o hormônio do crescimento (GH). Deixe o medo de lado e tente novos tipos de treino e exercícios, nossos músculos reagem mais rapidamente a novos estímulos. Exercite os músculos dos membros superiores, afinal, não vale a pena ter pernas lindas e desenhadas enquanto os braços estão flácidos.

E quando estamos ‘naqueles dias’ e ficamos emotivas, impacientes, indispostas, com dores abdominais e até mal-humoradas? Então devemos encarar qualquer atividade física que proporcione prazer, reduzindo os sintomas e principalmente as incômodas dores abdominais. Elas ocorrem devido à retenção líquida comum do período menstrual. Com as contrações abdominais provocadas pelos exercícios, a força aplicada nesta região expulsa o fluxo reduzindo o inchaço e a retenção líquida. Nesse caso o recomendado são exercícios aeróbicos como caminhada e corrida que são exemplos simples e práticos.

Por fim se você precisa eliminar aquelas ‘gordurinhas’ e/ou flacidez que ficaram após o parto, o indicado são os exercícios associados a um treino de fortalecimento muscular do abdômen. Esses devem ser feitos especialmente para você, assim o treino ajudará os músculos dessa região a voltarem à posição aproximada já que eles (músculos) se afastam no período de gestação para dar espaço acomodando o bebê. Alerto que a prática só é indicada após liberação médica.

Por esses esforços e outros motivos é que devemos comemorar todos os dias a vitória de ser mulher. Já que é nossa uma das maiores dores, também somos exemplo de força, mesmo que a sociedade direcione esse mérito apenas a imagem masculina. Somos nós que abraçamos o filho, com um sorriso no rosto, após um doloroso parto. Então meus ‘Parabéns’ vai para você mulher que acorda cedo para trabalhar, alimenta-se adequadamente, foca em resultados e mesmo que demore a chegar ao corpo ideal não desiste. O reconhecimento também é para você que mesmo que não tenha objetivo estético, preza pela saúde que é o essencial.

Fotos: Internet

POR:

Joana Barros