Em forma também no carnaval



Com a proximidade de uma das festas mais esperadas, o carnaval, meu objetivo é explicar como as pessoas podem aliar essa época aos cuidados para um corpo saudável.

Separei possibilidades destinadas aos que vão aproveitar para dançar muito frevo, assim como aos que preferem curtir uma boa praia nesse verão maravilhoso que Deus nos dá.

Os que vão pular, dançar e frevar podem aproveitar o momento de diversão para eliminar as companheiras indesejadas, refiro-me as gordurinhas. O frevo, ritmo genuinamente pernambucano, além de ser um aeróbico que reduz a gordura corporal, ele tonifica os músculos de todo o corpo em especial as coxas, panturrilhas e glúteos e fará seu metabolismo acelerar no compasso da música.

Para quem gosta do frevo de rua tocado com orquestras a céu aberto, o gasto calórico em uma hora chega até 450 calorias (kcl), no entanto para os amantes do frevo de bloco esse valor diminui, pois é um ritmo dançado de maneira mais lenta. Neste caso a pessoa pode perder até 300 calorias (Kcl) por hora. É importante que fique claro que esses números variam de acordo com o peso, metabolismo, treinabilidade e o ritmo que cada um executa os passos. (Confira o seu gasto calórico ao final deste artigo)

Os que não são adeptos ao carnaval de rua e preferem curtir o feriadão com sombra e água fresca nas belíssimas praias do litoral, devem dar continuidade a sua frequência de atividades físicas. A prática de corridas e caminhadas pode mantê-lo ativo nesse carnaval, já que quando estamos na praia há uma tendência de você se exceder nos comes e bebes.


Sugiro uma atividade intervalada com duração total de 45 minutos, alternando 5 minutos de caminhada com 1 a 5 minutos de corrida, a depender do tempo que sua resistência aeróbica permitir.  Caso nunca tenha praticado corrida, não arrisque, faça os 45 minutos apenas caminhando. Se você já for treinado (a) utilize a areia fofa para potencializar a intensidade do seu exercício aeróbico. Por fim se delicie com um maravilhoso mergulho no mar e usufrua da ótima sensação de prazer e bem estar responsável pela liberação da endorfina, serotonina e dopamina na corrente sanguínea após os exercícios físicos.


Calcule seu gasto energético durante uma hora dançando frevo.

Peso X 5.9 (cal/hora) = caloria gasta em 1 hora de atividade

Ex: 70 kg X 5.9 (cal/hora) = 413 calorias em uma hora

 

POR:

Joana Barros