Festival Internacional de Teatro de Objetos estreia em Pernambuco

 


13 grupos de oito países apresentam mais de 60 espetáculos no projeto inédito e gratuito realizado pelo Sistema SESI /FIEPE que ocupará entre os dias 11 e 13 de novembro o Marco Zero

Oficinas – De 7 a 11 de novembro, das 9h às 13h, o espanhol Jaime Santos, da Cia. “La Chana Teatro”, ministra a oficina “Introdução ao Teatro de Objetos”. O objetivo do minicurso é desenvolver, junto aos alunos, caminhos para a criação de uma dramaturgia para o Teatro de Objetos através de exercícios práticos. A outra oficina, “Objetos: Intervenção Pedagógica”, ministrada pela francesa Katy Deville, da Cia. Theatre de Cuisine, acontece entre os dias 7 e 10 de novembro, das 14h às 18h (como programação antecipada). Katy Deville faz parte da primeira geração do Teatro de Objetos e, trinta anos depois, ela revisita a história e lendas da arte. Serão oferecidas 20 vagas para cada um dos cursos.

Apresentações – Na sexta-feira (11/11), primeiro dia de evento, a partir das 16h30, será apresentado mais de 20 espetáculos. Com destaque especial para a performance “Pinipan”, do pernambucano, reconhecido mundialmente, Naná Vasconcelos, que acontece às 19h10. No sábado (12/11), as 22 apresentações começam a partir das 16h30; com a programação sendo encerrada em grande estilo com show do baiano Tom Zé “Música/Contramúsica”, às 22h. No domingo, os 13 grupos se apresentam a partir das 16h30, com destaque para o duo de performance de Naná Vasconcelos e o grupo paulista XPTO, que se apresentam às 17h40.

Desfile Performático – Na abertura e no fechamento do FITO, o público vai assistir à apresentação de Naná Vasconcelos e o grupo XPTO, que virá com todos vestidos de cozinheiros e tocando móbiles feitos com panelas e bacias de cozinha. Além de objetos gigantes que estarão espalhados pelo espaço, fazendo evoluções. Dentre eles, uma pistola irá rodopiar e disparar balas-guloseimas coloridas; um isqueiro aceso será perseguido por um extintor; uma camiseta será paquerada por um ferro de passar que solta fumaça ao tocar nela.