Emagrecendo no dia a dia



Com os avanços tecnológicos a sociedade moderna a cada dia se torna mais sedentária, pois, o que a maioria das pessoas busca, é conforto e praticidade para sua rotina.

Como consequência desse comportamento vem o sedentarismo. Assim adotamos hábitos que nos impedem de ter um gasto calórico diário maior. Para ficar em forma para o verão e sermos mais ativos e dinâmicos, vale adotar pequenas mudanças de atitudes com uma rotina mais saudável e ainda mandar passear os quilinhos que sobram.

Fique alerta para algumas dicas:


1 – Durma bem. Assim é possível ter um gasto calórico de 1,04 kcal em média. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que 40% da população sofrem de insônia, fato que nos trás um alerta para a importância do sono com qualidade. Quando nosso corpo não tem o descanso necessário, ficamos irritados com facilidade e junto com isso surge a tendência de acumular gorduras mais facilmente.

O especialista em medicina do esporte Brian J. Sharkey afirma que “sempre há algum gasto de energia, mesmo quando se está dormindo”. Por isso um corpo descansado ajuda a manter o peso ou reluzí-lo, já que quando dormimos pouco produzimos maior quantidade do hormônio grelina, que aumenta o apetite.

 


2- Troque o uso de elevadores pelas escadas. São 1000 Kcal por hora que você gasta.

Se formos analisar é bem mais cômodo apertarmos o botão do elevador e dentro de segundos já estarmos no andar desejado. No entanto, o ato de subir escadas tem um grande gasto calórico e faz muito bem para a saúde. É o que afirma estudo realizado no Hospital Universitário de Genebra na Suíça, onde os pesquisadores concluíram que subir escadas melhora o condicionamento físico, diminui a gordura corporal e reduz a relação cintura-quadril. Além de nos trazer muitos benefícios e ser um bom exercício aeróbico, também contribuímos com o meio ambiente promovendo a sustentabilidade. Se não puder, por razões de saúde, usar a escada chame apenas um elevador, pois assim evitaremos o gasto de energia e movimentação desnecessária dos outros.

Ao utilizar as escadas, suba-as com a coluna ereta sem levar o peso do corpo para frente, evitando assim possíveis lesões nos ossos. Afinal, os que não praticam nenhum exercício físico, podem se machucar por não possuir musculatura fortalecida.

 

3 – Troque o carro pela bike ou caminhada. Caminhando gastamos de 240 a 520 kcal por hora, dependendo do ritmo. Com a ajuda da bicicleta o gasto calórico fica em torno de 360 kcal por hora. Para driblar o trânsito caótico que atualmente enfrentamos cada vez mais pessoas estão deixando seus carros na garagem e utilizando outros meios de transporte. Assim driblamos o trânsito e praticamos atividade física. Essas duas opções são ótimas atividades aeróbicas, com gastos calóricos que certamente potencializam seus resultados de emagrecimento e resistência cardiorrespiratória.

Desta maneira reforço que seu gasto energético dependerá da velocidade (intensidade), da distância percorrida (duração) e do peso corporal. No entanto se não houver condições de sair sem o carro, deixe-o mais longe e vá caminhando para o destino. Apenas pelo fato de deixar o veículo duas vezes por semana na garagem, já teremos a nobre atitude de minimizar o aquecimento global e emitir 700 quilos de poluentes por ano.

Ponha em prática essas dicas no seu dia a dia e veja como simples mudanças nos ajudam a sair do sedentarismo e permitir um meio ambiente mais saudável.

Envie suas dúvidas e sugestões para joanabarrospersonal@gmail.com . Siga no twitter: @Joana_Barros

Outros artigos:
Corra certo!

Plataforma vibratória funciona mesmo?

Descubra como anda sua postura no computador

Peso Ideal