Combate ao crack no Recife ganha plano de ação integrada

 

 

{youtube}Iusc1O0rQSY{/youtube}

 

Ação integrada contará com a atuação de 13 órgãos municipais

O prefeito do Recife, João da Costa, lançou na manhã desta sexta-feira (16) a Ação Integrada de Atenção ao Crack e Outras Drogas. Construída de forma coletiva, a iniciativa envolve 11 secretarias, uma coordenação e uma fundação municipais, que já desenvolvem e seguirão realizando intervenções articuladas de forma a reduzir os danos causados pela utilização do crack e demais entorpecentes. A assinatura do decreto do executivo que instituiu o plano ocorreu no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem.

Segundo o prefeito, a estratégia municipal conta com o apoio irrestrito dos governos Estadual e Federal. “O combate ao crack é um grande desafio e não podemos ficar inertes diante dessa tragédia social. É importante unir forças, receber o apoio de todos os atores possíveis. Queremos contar com o suporte tanto das demais esferas do poder como da sociedade civil, organizações não-governamentais, parlamentares, entidades religiosas, a imprensa e outros parceiros que possam se agregar a nós nesse processo. Não se faz política pública nem se muda o País sem consenso. O combate ao crack exige coragem para assumir as dificuldades e vontade política para buscar aliados e conseguir resultados”, destacou o gestor.  

Além do prefeito João da Costa, a mesa de abertura foi composta pelos secretários municipais Gustavo Couto (Saúde), Niedja Queiroz (Assistência Social) e Eduardo Granja (Juventude); pelo coordenador de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Governo Federal, Roberto Tikanori; e pela secretária-executiva de Coordenação Geral da Secretaria de Saúde do Estado, Ana Paula Sóter. Também participaram Westei Conde, da Promotoria de Direitos Humanos do Ministério Público de Pernambuco; os vereadores Luiz Eustáquio, Aline Mariano e Priscila Krause, da Frente Parlamentar de Combate ao Crack; Walter Carneiro, da Associação dos Usuários de Álcool e Outras Drogas de Pernambuco – Se Ligue; e Ricardo Paiva, da Comissão de Enfrentamento do Crack no Conselho Federal de Medicina. O evento ainda foi prestigiado por praticamente todo o secretariado municipal, a chefia de gabinete do prefeito e muitos outros gestores e trabalhadores da PCR, bem como representantes de diversos setores da sociedade.