Visita dos europeus em Pernambuco Fortalece o Turismo Étnicorracial

 

Nesta última terça-feira (09), franceses visitaram as cidades irmãs e conheceram a política afirmativa de promoção da Igualdade Étnicorracial do Estado.

 

Nesta última terça-feira (09), franceses visitaram as cidades irmãs e conheceram a política afirmativa de promoção da Igualdade Étnicorracial do Estado.

 

O ano decorrente é o ano de celebrações e comemorações do afrodescentente determinado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em Pernambuco. O Governo do Estado, através do Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Étnicorracial (CEPIR), vem fortalecendo e aprimorando a política de ações afirmativas a todo vapor.

Dentro desse calendário o CEPIR vem inovando, ousando e destacando Pernambuco não só no resto do país, como também repercutindo internacionalmente. Nesse caso, um grupo de turistas da França participou do roteiro realizado entre o CEPIR e EMPETUR que visibiliza as comunidades tradicionais de quilombolas e de terreiro.

Na ocasião, os franceses tiveram a oportunidade de conhecer o primeiro curso em Pernambuco, pioneiro no Brasil, de formação de sacerdote e sacerdotisa de matriz áfrica, que funciona desde abril, que teve a recepção no terreiro de Elza de Iemanjá, localizado em Salgadinho, Olinda.

Durante a apresentação do programa do CEPIR houve a celebração com comidas típicas afro, apresentação das danças e xirê aos orixás de candomblé, em que os franceses participaram, tiraram fotografias e receberam o kit da EMPETUR “Vivendo Pernambuco”. A tradução foi feita pelo próprio Secretário Executivo do CEPIR Jorge Arruda e também do instrutor que acompanhava o grupo.

“Receber as pessoas de fora quebra o muro de preconceito, além de ter a oportunidade de mostrar o outro lado do Candomblé que não é passado da forma correta” afirma Mão Elza. Segundo Beatriz Farias, gestora de marketing Internacional da EMPETUR, “a casa está preparada para tal visita, com boa infra-estrutura”. Beatriz ainda complementa que “Pernambuco tem uma diversidade cultural tão grande e temos que apoiar essas ações para que ela sempre continue”.

Encantada com os costumes e cultura afrobrasileira, a francesa Catherine Hungnier confessa que “é meu primeiro contato com a cultura. Aqui tenho uma segurança com as pessoas e me sinto a vontade. É uma descoberta maravilhosa e uma maneira de me aproximar mais dessa tradição”.

O curso de Sacerdote e Sacerdotiza é realizado entre as parcerias do CEPIR (Gabinete do Governador) e as instituições de ensino UNICAP e FUNESO.

Tradução sobre a cultura afrobrasileira e esclarecimentos sobre os costumes

 

Encantados, os franceses registram seu primeiro contato com a religião de matriz afriacana

 

Ao receber o Kit  turístico da EMPETUR, franceses observam o toque afro

Catherine Hungnier, representantes da EMPETUR e Jorge Arruda (microfone) apresentam o programa turístico de Pernambuco

Padre Clovis Cabral, coordenador do NEABI da UNICAP, entrega o kit “Viver Pernambuco”

Catherine Hungnier recebe com carinho o kit da Yalorixá Elza Torres

Jorge Arruda (esquerda), que é assessor especial do Governador Eduardo Campos e Secretário do CEPIR, juntamente com os representantes da EMPETUR.

Jorge Arruda faz apresentação das ações afirmativas para os franceses. Do lado esquerdo as representantes da EMPETUR e do lado direito o representante do Secretário de Cultura e Padre Clovis representando a UNICAP.

Representantes do MEC

Laudijane da instituição FUNESO e Liliane, prefeitura de Olinda

Beth de Oxum (conselho Municipal de Politica Cultural de Olinda) e Yalorixá

 

Secretário do CEPIR acompanhou os turistas pela Cidade Alta, Olinda.

FOTOS: @Poliny_as


Click e Siga a Revista Click Rec no Twitter:

Sempre Jovem e Inteligente Como Você!

tweet