Programa Pacto Pela Vida do Governo do Estado de Pernambuco: Prevenção das Violências Simbólicas


Neste último sábado (30) o Secretário Executivo de Promoção da Igualdade Racial Jorge Arruda esteve presente na construção de parcerias e empoderamento com os movimentos sociais nas Comunidades Tradicionais de Terreiros, conforme orienta o Decreto 6040.


Neste último sábado (30) o Secretário Executivo de Promoção da Igualdade Racial Jorge Arruda esteve presente na construção de parcerias e empoderamento com os movimentos sociais nas Comunidades Tradicionais de Terreiros, conforme orienta o Decreto 6040.

Na ocasião o Secretário marcou presença na celebração dos 40 anos de vida sacerdotal do Babalorixá Genivaldo da OXUM Ipandá. Genivaldo é presidente e fundador da Oxum Ipandá que desce e dança nas ladeiras  de Olinda todos os anos no carnaval, sendo um dos afoxés mais antigos de Pernambuco. Para Jorge Arruda “o afoxé, uma cultura ancestral, sagrada para o povo do santo de Pernambuco, que traz a resistência negra cultural, dos ancestrais africanos que aqui chegaram”. Ainda dentro dessa cultura o secretário explica que “foram cerca mesmo de mais de 50 mil africanos que chegaram aqui nos últimos anos de escravidão no mundo, segundo relatos do Arquivo Público de Pernambuco”.

No ano afrodescendente (2011), definido pela Organização das Nações Unidas (ONU), Pernambuco tem incentivado o fortalecimento dessas culturas ancestrais com a Promoção da Igualdade Racial, Etnias e Direitos Humanos sobre a orientação do Programa Pacto pela Vida. “Foi essa cultura também que construiu o Brasil. São pessoas que pagam seus impostos como qualquer outro cidadão. Na realidade, há aqui em Pernambuco, uma orientação da Secretária Laura Gomes, de Direitos Humanos do estado de Pernambuco, de visitar todas essas comunidades na capiital, nas Zonas das Matas Norte e Sul, Agreste e Sertão, como já estamos realizando com o Projeto do CEPIR, onde tem acento a SEDSDH: Promoção da Igualdade Racial, Direitos Humanos e Combate ao Racismo Institucional”, completa Jorge Arruda.

O Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Étnicorracial (CEPIR-PE) realiza nos dias 22 e 23 de agosto cerca de 5 oficinas com as comunidades tradicionais de terreiros e quilombolas, com a visita do Diretor de Fomento Cultural da Fundação Cultural Palmares, Elói Ferreira, que vem conhecer esses projetos e fortalecer a política para as comunidades tradicionais,ciganas, ribeirinhas,povos indígenas, quilombolas e terreiros.

FIQUE SABENDO:

A visita do Dr.Martvs  Chagas, trará maiores detalhes de como a FCP-MINC, estará desenvolvendo atividades Juventudes Negras do Brasil e orientará os Grupos de Maracatús,Afoxés, Capoeiras e outros recortes culturais e ancestrais,para se candidatarem aos editais que ocorrerão ainda nesse segundo semestre de 2011. Além de estar se reunindo com o CEPIR, que é composto por 7 secretarias ,vinculadas ao Gabinete do Governador, reunirá setores das juventudes negra, por conta das Escutas Livres que deverão nortear a Conferência Estadual e Nacional da Juventude.

Marta Almeida, coordenadora  do Movimento Negro Unificado de Pernambuco (MNU), solicitou do Secretário Executivo do CEPIR que já se instale a comissão de juventudes negras e indígenas, que coordenarão as Escutas Livres.

Outros Clicks:

 

Jorge Arruda também esteve presente no Sítio de Pai Adão. Na foto o Babalorixá Manoel Papai


O Coco de Umbigada, no Sítio Histórico de Olinda, também foi um dos pontos que o CEPIR visitou.

 

Encontro com o Gerente do Núcleo de Cultura Afrobrasileira da Prefeitura do Recife, Edson Axé (centro)

 

Click e Siga a Revista Click Rec no Twitter:

Sempre Jovem e Inteligente Como Você!

tweet