Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

 


Festa de premiação acontecerá no dia 31 de maio no Teatro João Caetano, no Rio. Os finalistas foram anunciados na última segunda-feira, dia 11 de abril

 


Festa de premiação acontecerá no dia 31 de maio no Teatro João Caetano, no Rio. Os finalistas foram anunciados na última segunda-feira, dia 11 de abril

 

O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, a maior premiação do cinema nacional, chega a sua décima edição premiando os profissionais de cada uma das diversas especialidades do setor e reconhecendo a qualidade técnica e artística dos filmes brasileiros lançados comercialmente no ano de 2010.

“Em maio de 2011, o povo do cinema volta os olhos para a festa de premiação dos melhores do ano pela Academia Brasileira de Cinema. É quando nos encontramos, como uma grande família, para abrir os envelopes que revelarão os melhores filmes do ano que passou. Cineastas consagrando cineastas pelo voto secreto. Vamos nos abraçar, nos beijar e chorar de felicidade na 10ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Produtores, diretores, atores, atrizes, técnicos, somos a Academia construindo a tradição de reconhecimento aos melhores do cinema brasileiro”, afirma Roberto Farias, Presidente da Academia Brasileira de Cinema.

O crescimento do cinema brasileiro nos últimos dez anos pode ser percebido não só pela quantidade, mas pela qualidade e diversidade dos filmes produzidos. Fica evidente a importância do envolvimento de todos os segmentos do governo: federal, estadual e municipal estarem juntos com a iniciativa privada, apoiando e patrocinando a maior premiação do cinema nacional.

“É com enorme satisfação que patrocinamos o Grande Prêmio de Cinema, que há 10 anos escolheu e manteve o Rio de Janeiro como o palco dessa festa. A Secretaria de Estado de Cultura (SEC)  tem trabalhado constantemente para estimular a cadeia produtiva e a economia do audiovisual no Rio de Janeiro. Nosso estado é  fundamental na formação e divulgação de uma nova produção, de onde saem, sistematicamente, os filmes que tornam-se os maiores recordes de bilheteria do país”, declara Adriana Rattes, Secretária de Estado de Cultura.

A grande festa, consolidada como a maior premiação do setor, foi denominada pela própria imprensa como “o Oscar brasileiro”. A cerimônia de entrega do troféu Grande Otelo acontecerá no dia 31 de maio de 2011, às 21h, no Teatro João Caetano, na Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro. O público poderá acompanhar a transmissão do evento, ao vivo, pelo Canal Brasil, pelo portal G1 e pelo site www.canalbrasil.com.br.

Cerca de 1.200 convidados, entre eles atores, atrizes, produtores, cineastas, diretores, exibidores e distribuidores do mercado cinematográfico passarão pelo tapete vermelho antes de entrarem no tradicional teatro carioca para a mais badalada premiação do setor.

“Os últimos dez anos representaram um período de afirmação do cinema nacional, tanto em sua dimensão cultural quanto em sua dimensão econômica. Em suas dez edições, o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro acompanhou esse processo, que coincidiu com a atuação da ANCINE – Agência Nacional do Cinema, na implantação de uma política pública voltada para o fortalecimento da indústria audiovisual. Hoje existe um projeto para o nosso cinema, que passa pela universalização do acesso, pelo estímulo às produções independentes e pelo apoio à diversidade dos produtos audiovisuais que chegam às telas. Para diretores e produtores, fazer filmes que dialoguem com todos os públicos passou a ser um desafio importante, tanto para conquistar terreno no mercado interno quanto projetar uma imagem forte no cenário internacional. O Brasil tem público para todos os filmes, e todos os filmes precisam encontrar seu público potencial”, diz Manoel Rangel, diretor-presidente da Agência Nacional do Cinema – ANCINE.

Casal Barreto será homenageado pela contribuição para a solidificação do mercado audiovisual nacional

O “casal Barretão”, referência carinhosa ao casal Luiz Carlos e Lucy Barreto, que faz parte da história do cinema brasileiro das últimas décadas, será o homenageado da décima edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Nas palavras do diretor Daniel Filho, “Não existe a história de um, sem o outro. Uma estória de amor e produção.” Luiz Carlos e Lucy produziram mais de oitenta filmes brasileiros de curtas e longas metragens. Muitas dessas produções estão entre as mais importantes do cinema nacional, como “Terra em Transe”, “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, “Bye Bye Brasil”, “O Que É Isso Companheiro?”, entre outros.

CINEOP, Mostra de Cinema de Ouro Preto – Prêmio Especial de Preservação

Prêmio Especial de Preservação da décima edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro vai para a CINEOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto. Pioneira no circuito de festivais a destacar em sua programação o patrimônio cinematográfico brasileiro através da exibição de clássicos de nosso cinema, a CINEOP tornou-se um importante instrumento da preservação, memória e identidade da cultura brasileira, em contraponto ao cinema moderno nos mais diversos gêneros e formatos.

“A décima edição marca a consolidação definitiva do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro como a mais importante premiação do setor no país. Ao longo das nove edições anteriores, o evento cresceu progressivamente, tornando-se aos poucos o principal reconhecimento à excelência artística e ao desempenho comercial dos filmes realizados no Brasil. Trata-se do César, do Goya ou do Oscar nacional. Uma referência fundamental para o público, para a mídia, para os investidores, e também para os realizadores e profissionais do cinema brasileiro. É uma honra para a RioFilme patrocinar o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro pela terceira vez consecutiva. Sua realização no Rio é chave para a afirmação da cidade como principal pólo de cinema do país e da América Latina. O cinema carioca vive um momento excelente, com a realização de filmes de sucesso, a atração de produções internacionais, e o aumento da contribuição do setor para o PIB da cidade. E o mercado de cinema como um todo vive um momento excelente no Brasil. O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro será uma ocasião privilegiada para o setor celebrar suas conquistas e seus filmes e talentos emblemáticos”, afirma Sérgio Sá Leitão, Diretor-Presidente da RioFilme.

A VOTAÇÃO

No sistema de votação do Grande Prêmio todos os sócios votam democraticamente em eleição direta realizada pela internet em dois turnos. A  PwC, acompanha e audita a votação, cujos resultados são mantidos em sigilo até o momento da cerimônia.

A abrangência do prêmio se afirma especialmente pela participação compulsória dos filmes – não há inscrições, e concorrem anualmente todos os filmes lançados no período de 1° de janeiro a 31 de dezembro do ano anterior. Seguem para o segundo turno, como finalistas, os cincos mais votados em cada categoria.

Os curtas-metragens são pré selecionados pela ABD Nacional, pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), Porta Curtas Petrobras, Curta o Curta e Forum dos Festivais, e concorrem nos dois turnos da votação.

“É muito importante para a TV Globo apoiar esta importante premiação que reconhece a excelente fase do cinema brasileiro a partir de uma premiação onde os principais profissionais e talentos que atuam no mercado – produtores, artistas e técnicos – elegem e reconhecem os filmes, documentários, animações e curtas que mais se destacaram no ano”, afirma Carlos Eduardo Rodrigues, representante da TV Globo.

VOTO POPULAR – O público também poderá votar através do site da Academia Brasileira de Cinema (www.academiabrasileiradecinema.com.br) nas categorias: melhor longa-metragem de ficção, melhor longa-metragem documentário e melhor longa-metragem estrangeiro.

Confira abaixo a lista dos indicados

 


GRANDE PRÊMIO DO CINEMA BRASILEIRO 2011 – Finalistas


MELHOR LONGA–METRAGEM DE FICÇÃO

5 x FAVELA, AGORA POR NÓS MESMOS de Manaira Carneiro, Wagner Novais, Rodrigo Felha, Cacau Amaral, Luciano Vidigal, Cadu Barcelos, Luciana Bezerra. Produção: Renata de Almeida Magalhães e Carlos Diegues por Luz Mágica.

CHICO XAVIER de Daniel Filho. Produção: Daniel Filho por Lereby Produções Ltda.

MELHORES COISAS DO MUNDO, AS de Laís Bodanzky. Produção: Jasmin Pinho, Minom Pinho, Debora Ivanov, Gabriel Lacerda, Caio Gullane e Fabiano Gullane por Gullane Filmes.

OLHOS AZUIS de José Joffily. Produção: José Joffily e Heloisa Rezende por Coevos Filmes Ltda.

TROPA DE ELITE 2 de José Padilha.Produção: José Padilha e Marcos Prado por Zazen Produções.


VIAJO PORQUE PRECISO, VOLTO PORQUE TE AMO
de Karim Ainouz e Marcelo Gomes. Produção: Daniela Capelato e João Junior por Rec Produtores.

 

 

MELHOR LONGA–METRAGEM DOCUMENTÁRIO


DZI CROQUETTES de Raphael Alvarez e Tatiana Issa. Produção: Tatiana Issa, Raphael Alvarez e Bob Cline por TRIA Productions e Paulo Mendonça por Canal Brasil.

HOMEM QUE ENGARRAFAVA NUVENS, O de Lírio Ferreira. Produção: Denise Dummont por Good Ju-ju.

JOSÉ E PILAR de Miguel Gonçalves Mendes. Produção: Miguel Gonçalves Mendes por Jumpcut, Fernando Meirelles e Bel Berlink por O2 Filmes, Augustin Almodóvar e Esther Garcia por El Deseo.

NOITE EM 67, UMA de Renato Terra e Ricardo Calil. Produção: Mauricio Andrade Ramos e João Moreira Salles por Video Filmes.

RITA CADILLAC – A LADY DO POVO de Toni Venturi.Produção: Toni Venturi por Olhar Imaginário e Sergio Kieling por Mamute Filmes Ltda.

 

MELHOR LONGA-METRAGEM INFANTIL

CASA VERDE, A de Paulo Nascimento. Produção: Marilaine Castro da Costa e Paulo Nascimento por Accorde Filmes Ltda.

EU E MEU GUARDA-CHUVA de Toni Vanzolini. Produção: Toni Vanzolini, Eliana Soárez, Leonardo Monteiro de Barros, Luiz Noronha e Pedro Buarque de Hollanda por Conspiração Filmes.

HIGH SCHOOL MUSICAL – O DESAFIO de César Rodrigues. Produção: Iafa Britz, Marcos Didonet, Walkiria Barbosa, Vilma Lustosa por Total Entertainment.

 


MELHOR DIREÇÃO

DANIEL FILHO por Chico Xavier

JOSÉ JOFFILY por Olhos Azuis

JOSÉ PADILHA por Tropa de Elite 2

KARIM AINOUZ e MARCELO GOMES por Viajo Porque Preciso, Volto Porque te Amo

LAÍS BODANZKY por As Melhores Coisas do Mundo

 


MELHOR ATRIZ

ALICE BRAGA como Elaine por Cabeça a Prêmio

CHRISTIANE TORLONI como Glória por Chico Xavier

GLÓRIA PIRES como Dona Lindú por Lula, O Filho do Brasil

INGRID GUIMARÃES como Alice por De Pernas pro Ar


MARIETA SEVERO
como Manuela por Quincas Berro D’ Água

 

 

MELHOR ATOR

ÂNGELO ANTÔNIO como Chico Xavier (1931/1959) por Chico Xavier


CHICO DIAZ
como Matuim por O Sol do Meio-Dia


MARCO NANINI
como Odorico Paraguaçu por O Bem Amado


NELSON XAVIER
como Chico Xavier (1969/1975) por Chico Xavier

PAULO JOSÉ como Quincas por Quincas Berro D’ Água


WAGNER MOURA
como Nascimento por Tropa de Elite 2

 

 

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

CASSIA KISS como Iara por Chico Xavier


DENISE FRAGA
como Camila por As Melhores Coisas do Mundo


ELKE MARAVILHA
como Avó por A Suprema Felicidade


LEANDRA LEAL
como Liuba por Insolação


ROBERTA RODRIGUES
como Renata por 5 x Favela, Agora Por Nós Mesmos


TAINÁ MULLER
como Clara por Tropa de Elite 2

 

 

MELHOR ATOR COADJUVANTE

ANDRE MATTOS como Dep. Fortunato por Tropa de Elite 2


ANDRÉ RAMIRO
como André Mathias por Tropa de Elite 2


CAIO BLAT
como Artur por As Melhores Coisas do Mundo


CASSIO GABUS MENDES
como Padre Julio Maria por Chico Xavier


HUGO CARVANA
como Dos Santos por 5 x Favela, Agora Por Nós Mesmos


IRANDHIR SANTOS
como Diogo Fraga por Tropa de Elite 2

 

 

MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA

GUSTAVO HADBA por Lula, O Filho do Brasil

LAURO ESCOREL por A Suprema Felicidade


LULA CARVALHO
por Tropa de Elite 2


NONATO ESTRELA, ABC
por Chico Xavier

TOCA SEABRA por Quincas Berro D’ Água

 

 

MELHOR DIREÇÃO DE ARTE

ADRIAN COOPER por Quincas Berro D’ Água

CASSIO AMARANTE por As Melhores Coisas do Mundo


CLAUDIO AMARAL PEIXOTO
por Chico Xavier


CLÓVIS BUENO
por Lula, O Filho do Brasil


TIAGO MARQUES TEIXEIRA
por Tropa de Elite 2

 

MELHOR FIGURINO

ANDREA SIMONETTI por Eu e Meu Guarda-Chuva

BIA SALGADO por Chico Xavier


CLÂUDIA KOPKE
por O Bem Amado


CLÁUDIA KOPKE
por Tropa de Elite 2

KIKA LOPES por Quincas Berro D’ Água

 

MELHOR MAQUIAGEM

ANA VAN STEEN por Eu e Meu Guarda-Chuva


ANA VAN STEEN
por Lula, O Filho do Brasil


LU MORAES
por O Bem Amado


MARISA AMENTA
por Quincas Berro D`Água


MARTIN MACIAS TRUJILLO
por Tropa de Elite 2


ROSE VERÇOSA
por Chico Xavier

 

 

MELHOR EFEITOS VISUAIS

ANDRÉ WALLER, BRUNO VAN ZEENBROECK, FABRÍCIO NAVARRO e

HENRIQUE FERNANDES (Invaders FX), por Tropa de Elite 2

DARREN BELL, GEOFF D. E. SCOTT e RENATO TILHE por Nosso Lar


LUCIANO NEVES (TRIBO POST)
por Quincas Berro D’́Água


MARCELO SIQUEIRA
por Eu e Meu Guarda-Chuva

TAMIS LUSTRE por Chico Xavier

 

 

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL

BRÁULIO MANTOVANI e JOSÉ PADILHA por Tropa de Elite 2

BRUNO MAZZEO, JOÃO AVELINO e ROSANA FERRÃO por Muita Calma Nessa Hora


JOSÉ ANTONIO DA SILVA, OFICINA NÓS DO MORRO, OFICINA OBSERVATÓRIO DE FAVELA, RAFAEL DRAGAUD, RODRIGO CARDOZO e VILSON DE OLIVEIRA
por 5 x Favela, Agora Por Nós Mesmos


KARIM AINOUZ e MARCELO GOMES
por Viajo Porque Preciso, Volto Porque te Amo


LUIZ BOLOGNESI
por As Melhores Coisas do Mundo


MARCELO SABACK e PAULO CURSINO
por De Pernas pro Ar


MELANIE DIMANTAS e PAULO HALM
por Olhos Azuis

 

 

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO


ADRIANA FALCÃO, BERNARDO GUILHERME, MARCELO GONÇALVES e TONI VANZOLINI por Eu e Meu Guarda-Chuva. Adaptado da obra “Eu e Meu Guarda-Chuva” de Branco Mello, Hugo Possolo e Ciro Pessoa.

CLAUDIO PAIVA e GUEL ARRAES por O Bem Amado. Adaptado da obra “O Bem Amado” de Dias Gomes.

ESMIR FILHO e ISMAEL CANEPPELE por Os Famosos e os Duendes da Morte. Adaptado da obra “Os Famosos e os Duendes da Morte” de Ismael Caneppele.

MARCOS BERNSTEIN, AC por Chico Xavier. Adaptado da obra “As Vidas de Chico Xavier” de Marcel Souto Maior.

SÉRGIO MACHADO por Quincas Berro D Água. Adaptado da obra “A morte e a morte de Quincas Berro D ́água” de Jorge Amado.

 

 

MELHOR MONTAGEM FICÇÃO

DANIEL REZENDE por As Melhores Coisas do Mundo


DANIEL REZENDE
por Tropa de Elite 2


DIANA VASCONCELLOS, ABC
por Chico Xavier


KAREN HARLEY
por Viajo Porque Preciso, Volto Porque te Amo


QUITO RIBEIRO
por 5 x Favela, Agora Por Nós Mesmos

 

 

MELHOR MONTAGEM DOCUMENTÁRIO

BERNARDO PIMENTA por Utopia e Barbárie


CLÁUDIA RITA OLIVEIRA
por José e Pilar


DANIEL GARCIA e MAIR TAVARES
por O Homem que Engarrafava Nuvens


JORDANA BERG
por Uma Noite em 67


RAPHAEL ALVAREZ
por Dzi Croquettes

 

 

MELHOR SOM

ALESSANDRO LAROCA, ARMANDO TORRES JR. e GEORGE SALDANHA por Nosso Lar


ALESSANDRO LAROCA, ARMANDO TORRES JR. e JOSÉ MOREAU LOUZEIRO
por Quincas Berro D`Água


ALESSANDRO LAROCA, ARMANDO TORRES JR. e LEANDRO LIMA
por Tropa de Elite 2


ALESSANDRO LAROCA, ARMANDO TORRES JR. e LOUIS ROBIN
por As Melhores Coisas do Mundo


BRANKO NESKOV, CARLOS ALBERTO LOPES, CAS e SIMONE 

PETRILLO por Chico Xavier

 

 

MELHOR TRILHA SONORA

BETO VILLARES por Quincas Berro D`Água

BID por As Melhores Coisas do Mundo

CRISTOVÃO BASTOS por A Suprema Felicidade


GUTO GRAÇA MELLO e MV BILL
por 5 x Favela, Agora Por Nós Mesmos

GUTO GRAÇA MELLO por O Homem que Engarrafava Nuvens

 

 

MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL

ADRIANA    CALCANHOTO,     BRUNO       PALAZZO, CAMANÉ, FILIPE PINHEIRO, LUÍS CILIA, NOISERY, PEDRO GRANATO e PEDRO GONÇALVES por José e Pilar


CLÁUDIO LINS e CLÁUDIO TOVAR
por Dzi Croquettes


EGBERTO GISMONTI
por Chico Xavier


JAQUES MORELENBAUM
por Olhos Azuis


PEDRO BROMFMAN
por Tropa de Elite 2

 

 

MELHOR CURTA-METRAGEM FICÇÃO

ALGUÉM TEM QUE HONRAR ESTA DERROTA dirigido por Leonardo Esteves


AVÓS
dirigido por Michael Wahrmann


ENSAIO DE CINEMA
dirigido por Allan Ribeiro


EU NÃO QUERO VOLTAR SOZINHO
dirigido por Daniel Ribeiro


RECIFE FRIO
dirigidopor Kleber Mendonça Filho

 


MELHOR CURTA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO



AVE MARIA OU MÃE DOS SERTANEJOS
dirigido por Camilo Cavalcante

DOIS MUNDOS dirigido por Thereza Jessouroum


FAÇO DE MIM O QUE QUERO
dirigido por Petrônio Lorena e Sérgio Oliveira


GERAL
dirigido por Anna Azevedo


URBE
dirigido por Marcos Pimentel

 

MELHOR CURTA-METRAGEM ANIMAÇÃO

ANJOS DO MEIO DA PRAÇA, OS dirigido por Alê Camargo e Camila Carrossine

BONEQUINHA DO PAPAI dirigido por Luciana Eguti e Paulo Muppet


EU QUERIA SER UM MONSTRO
dirigido por Marão


MENINA DA CHUVA
dirigido por Rosaria


TEMPESTADE
dirigido por Cesar Cabral

 

MELHOR LONGA-METRAGEM ESTRANGEIRO



FITA BRANCA, A (Das Weisse Band, ficção, Alemanha) – dirigido por Michael Haneke. Distribuição: Imovision.


ORIGEM, A
(Inception, ficção, USA / Reino Unido) – dirigido por Christopher Nolan. Distribuição: Warner Bros.


PEQUENO NICOLAU, O
(Le Petit Nicolas, ficção, França) – dirigido por Laurent Tirard. Distribuição: Imovision.


REDE SOCIAL, A
(The Social Network, ficção, USA) – dirigido por David Fincher. Distribuição: Sony Pictures.

SEGREDO DOS SEUS OLHOS, O (El Secreto de Sus Ojos, ficção, Argentina / Espanha) – dirigido por Juan José Campanella. Distribuição: Europa Filmes.


 

SERVIÇO GRANDE PRÊMIO DO CINEMA BRASILEIRO

Cerimônia de Premiação

Data: 31 de maio de 2011

Horário: 21 horas

Local: Teatro João Caetano

Capacidade: 1200 convidados


Click e Siga a Revista Click Rec no Twitter:

tweet