Cisne Negro

Seria possível transforma o clássico “O Lago dos Cisnes” em uma história nova-iorquina moderna sobre dualidade, e o medo de algo ou alguém assumir sua vida em busca de sua perfeição?

Seria possível transforma o clássico “O Lago dos Cisnes” em uma história nova-iorquina moderna sobre dualidade, e o medo de algo ou alguém assumir sua vida em busca de sua perfeição?

 

Se essa era realmente a intenção do diretor Darren Aronofs (O Lutador, Fonte da Vida, Réquiem para um sonho), ele conseguiu. O longa Cisne Negro não é um filme comum e sim uma viagem perigosa e eletrizante a mente humana,isto é, um suspense psicológico ambientado no mundo do dança.

O filme é inspirado no espetáculo de ballet em qua conta a história de um duelo dramático entre a inocência e a maldade. E para interpretar os papéis principais é necessário uma atriz que transmita prureza quando está em cena o cisne branco e ousadia, quando é o cisne negro que toma conta do palco. E é justamente através desse dilema que o longa narra a tragetória de Nina (Natalie Portmam),integrante da companhia de dança de Nova Iorque,  que tem sua vida totalmente consumida pela profissão, a fim de conseguir o tão sonhado status dentro do grupo. Essa grande ambição,porém, é apoiada de forma muito zelosa por sua mãe, a ex-bailarina Érica Sayers (Bárbara Hershey).

Nina vê a grande oportunidade de sua carreira  aparecer quando o diretor artístico da companhia, Thomas Leroy (Vicent Cassel), anuncia que está a procura de uma nova garota para substituir Beth Macintyre (Winona Ryder), a primeira bailarina que irá se aposentar. Apesar de ser a principal escolha para a produção de abertura da nova temporada, O Lago dos Cisnes, a bailarina veterana tem uma concorrente: a jovem e sensual Lily (Mila Kunis), que impressiona muito Leroy

A bailarina é perfeita quando personifica o cisne branco, mas tem dificuldades quando chega o momento do cisne negro. Todo o sacrifício que uma bailarina enfrenta para tentar alcançar a perfeição é mostrado. Ela é consumida pela ideia de ser a atriz principal do ballet e sua transformação é conduzida sem censuras por Darren Aronofsky. Ela não come direito, treina incessantemente e segue alguns conselhos não muito correto do diretor da peça, Nina não enfrenta apenas mudanças físicas. A peça vira uma obsessão para ela, que ainda tem que enfrentar ciúmes das outras bailarinas e também o controle que a mãe ainda exerce sobre ela.

O filme ainda explora o lado mais sombrio dos relacionamentos vivenciado pela personagem: com o diretor artístico que a pressiona para explorar os lugares sombrios e desconhecidos dentro dela; e com a bailarinha veterana cuja carreira Nina idolatra e a deixa confusa. Cisne Negro nos deixa a reflexão que a sensação de perfeição é algo que só pode existir por um momento, um momento breve e passageiro.

O drama psicológico que evidencia os dramas vivenciados por trás dos bastidores e dos delicados movimentos do ballet, estreia no próximo dia 04 de fevereiro no Brasil.

 

 

Click e Siga a Revista Click Rec no Twitter:

tweet