Os mestres do jornalismo literário

 


 

 

No ramo do jornalismo, onde ficção e realidade se misturam, escritores e jornalistas se destacam na arte detransformar a notícia, em um enredo emocionante.

 


 

 

No ramo do jornalismo, onde ficção e realidade se misturam, escritores e jornalistas se destacam na arte detransformar a notícia, em um enredo emocionante.

 

 

 

Gabriel Garcia Marquez

 

Três homens fizeram história no que diz respeito à notícia com cara de romance, lembrando que nem todo romance conta uma história de amor. E por falar em romance, em seu primeiro livro do gênero, Recordações do escrivão Isaias Caminha, o escritor Lima Barreto, revelou os bastidores da hipocrisia, corrupção e troca de favores da imprensa na corte.

O protagonista Caminha, jovem, pobre e mulato, um tipo de alter-ego do autor, procura uma oportunidade para conseguir se sobressair, através do seu talento, em meio a uma metrópole em transformação. Devido a ousadia de sua obra, Lima Barreto sofreu perseguição, mas mesmo assim conseguiu produzir um romance repleto de denúncia social, trazendo para a literatura brasileira o modo de vida das pessoas pobres.

Com uma linguagem exuberante e metafórica, Gabriel García Márquez, fez história no jornalismo literário. Ganhador do Nobel de 1982, o colombiano escreveu vários romances-reportagens, nos quais a descrição de fatos reais feitas através da investigação jornalística resultou em textos impactantes. A obra de García Márquez pode ser apreciada em obras como Notícia de um seqüestro, que narra sobre vários seqüestros políticos na Colômbia, Relato de um Náufrago, o qual traz a história de um marinheiro vítima dos abusos do regime autoritário e por fim Crônica de uma morte anunciada, uma das obras mais conhecidas, é uma recriação de um assassinato real de um cidadão comum a partir dos vários olhares sobre o crime.

Gay Talese

Um dos jornalistas que mais ficou conhecido por seus textos foi Gay Talese, com seus textos repletos de lirismo. Em O reino e o poder ele faz uma extensa narrativa sobra o jornal The New York Times, já em A mulher do próximo ele avalia o comportamento sexual dos americanos entre as décadas de 60 e 70, mas o que o tornou um dos mestres na dos textos líricos, foi a entrevista perfil de Frank Sinatra, ele escreveu ricamente detalhes do cotidiano do cantor e até mesmo trejeitos e acreditem, Gay Talese fez isso sem nunca ter entrevistado Sinatra, realmente é um mestre!

 

Click e Siga a Revista Click Rec no Twitter:

tweet