Exposição exalta história de Carlos Pena Filho

Relembrando a história da vida de um dos maiores ícones da poesia pernambucana, o Santander Cultural recebe a mostra Carlos Pena Filho: 50 anos de memória, entre 19 de novembro deste ano e 16 de janeiro de 2011. Realizada pela Atma Promo, a exposição terá entrada gratuita e disponibilizará um rico acervo sobre o poeta, incluindo aspectos de sua vida pessoal, sua relação com a cidade do Recife e a ampla cobertura jornalística de sua trágica morte.

A curadoria da mostra leva assinatura de Sérgio Pires e Séphora Silva. Vinte artistas de renome no estado, do tradicional Francisco Brennand ao contemporâneo Rodrigo Braga, também foram convidados para participar da mostra. Cada um deles recebeu um poema de Pena Filho para inspirar a criação de vinte obras originais e exclusivas, explorando as mais diversas linguagens artísticas.

Aproveitando a reunião de tantos artistas célebres, a Atma Promo convidou o cineasta Leo Falcão para registrar, em vídeo, os bastidores da criação das obras, colhendo depoimentos de todos os envolvidos. Um mini cinema foi montado dentro da estrutura da mostra especialmente para o lançamento e veiculação do filme.

Quem também tem contribuição fundamental para a mostra é a pintora pernambucana Tânia Carneiro Leão, que foi casada com o poeta. Além de pintar um quadro em homenagem ao ex-marido, que ficará exposto em uma seção especial, a artista fornece grande parte do acervo sobre a vida de Carlos Pena Filho.

O Poeta – Bacharel em Direito, compositor, entusiasta político e um dos maiores poetas pernambucanos. Carlos Pena Filho nasceu no Recife, passou a infância em Portugal e retornou à cidade natal na adolescência. Suas obras, repletas de musicalidade e com forte apelo visual, fazem referência ao movimento, à luz e, principalmente, às cores, com atenção especial para o azul, o que lhe rendeu o apelido de O Poeta do Azul. Sua morte precoce, no dia 1º de julho de 1960, aos 31 anos, nos deixou órfãos de um universo único, que transborda criatividade, sensibilidade e estética singulares.

 

***Da Assessoria de Imprensa