Atma Promo realiza mais um debate sobre Carlos Pena Filho

Acontece amanhã, dia 21 de dezembro, a terceira mesa redonda da mostra “Carlos Pena Filho – 50 anos de memória”, promovida pela Atma Promo. O tema “Influência da Pintura na Obra de Carlos Pena Filho” será debatido por Marco Polo, Superintendente de Edição da Cepe, e Carlos Newton Jr, diretor de Literatura da Secretaria de Cultura de Pernambuco e professor da UFPE. O evento acontece no espaço Santander Cultural, às 19h, e tem como moderador o escritor e mestre em Teoria da Literatura da UFPE, Luis Carlos Monteiro.

Marco Polo, um dos participantes da mesa redonda, se utiliza de citação do grande Gilberto Freyre para definir o poeta: “Carlos Pena Filho foi um pintor de palavras”. Para ele, a obra de Pena Filho trabalha com muitos elementos visuais, característica marcante da região Nordeste e muito presente em seus poemas. A estética visual forte é outro traço constante em suas obras, que pode ser percebida, por exemplo, no poema que dedica a Reynaldo Fonseca.

Para o professor Carlos Newton Júnior é importante destacar o diálogo que a poesia faz com a pintura e, no caso de Pena Filho, que conviveu com muitos pintores, esta característica é visível. “O poeta que pintava com versos também trabalhava com a liberdade cromática em suas composições, como em Soneto do Desmantelo Azul”, comenta Newton Jr.

A mostra “Carlos Pena Filho – 50 anos de memória” já promoveu outros debates em torno do poeta, com os temas “O discurso lírico e amoroso em Carlos Pena Filho” e “O Nordestêro e a Abordagem Social”. Também continua até o dia 16 de janeiro a exposição comemorativa de arte contemporânea composta por obras de vinte artistas plásticos, exibição audiovisual e edição literária. Toda a programação é aberta ao público e gratuita.