A Confederação Brasileira de Futebol oficializou, na manhã desta quarta-feira (22), a unificação dos títulos nacionais de 1959 a 1970, no Rio de Janeiro. Com isso o Santos Futebol Clube, de Pelé (que também recebeu homenagens), e a Sociedade Esportiva Palmeiras passam a ser os principais campeões brasileiros com oito conquistas cada um. Deixando o São Paulo com seis títulos e o Flamengo com cinco. A entidade máxima do futebol brasileiro também divulgou um parecer jurídico (foto 1 e 3) confirmando, mais uma vez o título de 1987 ao Sport Club do Recife.
Seria esse então o fim de uma polêmica que já dura mais de vinte anos? (Quanta ingenuidade a minha falar isso, não é?) Seria. Mas, como não se pode agradar a gregos e troianos não dá para acabar com essa controvérsia. O Flamengo, depois de tantos anos tentando ser o único campeão de 1987, agora tenta uma tática diferente. Fazer um campeonato com dois campeões. Ou seja, a tentativa agora é ser campeão junto com o Sport e não mais sozinho.
De acordo com a presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, o clube irá até as últimas conseqüências e instâncias da justiça comum para ser reconhecido o vencedor daquele ano. “Não temos medos de ir para o confronto, não vamos nos omitir. Gosto de uma boa luta, aprendi isso no Flamengo. Vou até o meu último dia de vida. Para toda ação existe uma reação. O Flamengo não tem medo de contrariar interesses”, afirmou Patrícia.
Segundo o diretor de comunicação da CBF, Rodrigo Paiva, a decisão da entidade era reconhecer os dois como campeões, mas que seria impossível reconhecer dois vencedores em 87, devido a uma decisão jurídica que determina o Sport como único campeão daquele ano.
Embora, exista esse interesse num título de um campeonato de vinte anos atrás, não tem o que discutir e para quem quiser saber mais sobre os campeões brasileiros é só visitar a página da Confederação Brasileira de Futebol.
Mudanças para Pernambuco:
1 vice-campeonato brasileiro, em 1967 (Náutico). Assista ao vídeo
(http://www.youtube.com/watch?v=OXr_dpnQ1go&feature=player_embedded).
6 semifinais, em 1960, 1965, 1966 e 1968 (Náutico); em 1962 (Sport); e em 1961 (Santa Cruz).
Fotos: Thiago Lavinas / Globoesporte.com (foto 1 e 3)