O velho e eterno dono de Pernambuco

Democracia. Essa palavra representa tudo que um povo deseja do seu governo. Um sistema governamental que atenda os interesses da população de forma direta ou representada por uma pessoa que o povo elegeu.

 

Democracia. Essa palavra representa tudo que um povo deseja do seu governo. Um sistema governamental que atenda os interesses da população de forma direta ou representada por uma pessoa que o povo elegeu.

 


 

 

Mas, quando tratamos do futebol pernambucano a situação é o oposto disso.

Uma verdadeira ditadura feita à mão-de-ferro pelo majoritário Carlos Alberto Oliveira, há mais de dez anos na presidência da Federação de Futebol de Pernambuco. Fato, que o próprio presidente faz questão de dizer. E provas não faltam para isso.

Primeiro foi a mudança do número de participantes da competição de 10 para 12. Tornando o campeonato menos qualificado tecnicamente, além de não dispor de um calendário abrangente para os jogos.

Enquanto eu for presidente da Federação Pernambucana de Futebol, o número de clubes será 12. Não mudarei até 2015”

Oliveira, Carlos Alberto

É, pelo visto vamos continuar no erro até 2015.

Outra façanha e que todos devem se lembrar foram das mudanças absurdas de regulamento do Campeonato Pernambucano nos anos de 2007, 2008, 2009 e 2010, em que fez isso somente para favorecer o Santa Cruz a ao menos disputar o título com Sport e Náutico. Uma verdadeira aberração, pois em 2008 a regra do

torneio obrigou o Sport a jogar SEIS vezes contra o Salgueiro enquanto isso teve somente dois clássicos, em que um não valeu de nada, pois o Sport já era o campeão.

Agora, mais uma vez, mexe na tabela da competição e altera a data de início do campeonato, que já era ruim (16/01) e coloca para o dia 13/01. Isso quer dizer que os clubes não conseguiram fazer uma pré-temporada decente e um melhor planejamento para a jornada. E com um calendário de apenas 23 dias que a Confederação Brasileira de Futebol exige. Ou seja, muitos jogos para poucos dias.

“Não tem nada que eu possa fazer. Os clubes querem jogar a semifinal, então continuará sendo assim. E a imprensa, que fez uma polêmica com isso, que faça a tabela dela. Sou o presidente da FPF e não abro mão das minhas atribuições”

Oliveira, Carlos Alberto


Vale ressaltar que a competição será nos mesmo moldes do que  foi este ano. Jogos entre todos ida e volta, se classificando os  quatros primeiros que farão as semifinais e final. E para se ter  uma idéia o Náutico, depois do último jogo da série B (amanhã,  27/11) voltará as atividades no dia 27/12, enquanto o Sport só  voltará no dia 03/01, exatamente dez dias antes do seu primeiro  jogo do Campeonato Pernambucano.


Enquanto vemos o mundo do esporte por todo planeta se  modernizar e tratar o futebol como negócio. Assistimos de  camarote e sem fazer nada o coronelismo do Sr. Carlos Alberto  Oliveira detonando o futebol pernambucano que em primaveras  passadas mostrava muita força, garra e raça. É lamentável.




 

Click e Siga a Revista Click Rec no Twitter:

tweet

 


 

 

Fotos: Diario de Pernambuco