26 de novembro de 2005. Data que todo torcedor do Náutico quer apagar da memória. O motivo: a eliminação para o Grêmio nos minutos finais do Campeonato Brasileiro da série B. Poderia ser um episódio normal do futebol, se o timbu não tivesse perdido dois pênaltis e estivesse com quatro jogadores a mais do que o rival.
“A Batalha dos Aflitos” como ficou conhecido, já virou até filme. E, hoje, a diretoria do Grêmio festeja o feito com um texto e lances da partida em seu site oficial (http://www.gremio.net). Segue o texto que está no site:
“Nesta sexta-feira, dia 26/11, o Grêmio comemora cinco anos da inesquecível “Batalha dos Aflitos”.
A dramática vitória contra o Náutico, em 2005, que trouxe o Grêmio de volta à elite do futebol brasileiro no ano seguinte. Uma das maiores passagens da história do futebol brasileiro, que é lembrada até hoje, e será lembrada para sempre como sinônimo de superação, entrega e imortalidade.
Só quem viveu de perto aquele 26 de novembro de 2005 pode dimensionar a importância da façanha obtida pelo Grêmio, principalmente da forma como ela ocorreu. Não há na história do futebol mundial o registro de uma reviravolta de um quadro negativo tão dramática como foi aquele Náutico e Grêmio.
Não há gremista no mundo que não tenha chegado às lágrimas, acompanhando o desfecho daquele jogo recheado de dramaticidade, com um certo toque de crueldade até.
Uma partida que colocou em prova a resistência emocional de uma torcida acostumada com as vitórias heróicas, mas que vinha de um período de amargura e humilhação.
Uma partida que, acima de tudo, colocou em prova a fé de uma Nação.
Uma Nação que, independente do credo ou religião, procurou na sua fé a força para empurrar o Grêmio de volta ao caminho das vitórias.
Portanto, comemore torcedor!
No ano de 2006, o Conselho Deliberativo gremista decidiu que o dia 26/11 seria conhecido como “Dia da Garra Gremista”.
Este dia está marcado para sempre na história do Grêmio e do futebol, e você também é responsável por isso.
Parabéns Nação Tricolor!”
Para os alvirrubros basta reconhecer os erros e consertá-los para que não ocorram outras batalhas nos Aflitos.
Click e Siga a Revista Click Rec no Twitter:
Fotos: Jornal Zero Hora/RS
Detriva Blog