Cineclube Curta Doze e Meia

 
R
itmo de carnaval

 
R
itmo de carnaval

 

Dando continuidade a programação de setembro que tem como tema “Retrospectiva Fernando Spencer”, na próxima quinta-feira (16) o Cineclube Curta Doze e Meia exibirá os vídeos “Trajetória do frevo”, “Capiba, ontem, hoje e sempre”, “O Teu Cabelo Não Nega”, “Nossos Ursos Camaradas” e “Evocações Nelson Ferreira”, todos dirigidos por Spencer sendo este último juntamente com Flávio Rodrigues.

Fernando Spencer: Conhecido como “cineasta das três bitolas” (super 8, 16 e 35 mm), Spencer começou sua carreira de cineasta em 1969. Esmiuçar facetas da tradição e do cotidiano de Pernambuco foi a principal meta perseguida pelo jornalista que foi um dos pioneiros do estilo Super Oito de fazer cinema, maioria no formato documentário. Atualmente, o cineasta é um dos Patrimônios Vivos de Pernambuco.

Sobre os vídeos:

Evocações Nelson Ferreira, co-dirigido com Flávio Rodrigues – 1987 – 16 minutos – A vida e a obra do maestro e compositor pernambucano Nelson Ferreira, um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira.

Trajetória do frevo – 1988 – 08 minutos – Documentário sobre as origens políticas e sociais do frevo a partir do século 19. Com ilustrações do desenhista Antônio Clériston e narração do poeta paraibano Jomard Muniz de Brito.

Capiba, ontem, hoje e sempre – 1984 – 13 minutos – Documentário que aborda a vida do músico, considerado o maior compositor de frevo de Pernambuco.

O Teu Cabelo Não Nega – 2002 – 10 minutos – Vídeo sobre o carnaval e a polêmica envolvendo os Irmãos Valença e a marcha “O teu cabelo não nega”.

Nossos Ursos Camaradas – 2008 – 12 minutos – O curta-metragem mistura documentário e comédia para explicar como o urso polar foi introduzido no carnaval pernambucano, virando sinônimo de um folguedo bastante popular. Numa crítica bem-humorada, o filme trata da simbologia relacionada ao animal, as origens da brincadeira, os desfiles das agremiações e o imaginário popular em torno do tema.

Serviço:

Cineclube Curta Doze e Meia
Dias 02, 09, 16, 23 e 30 de setembro de 2010
todas as quintas-feiras do mês, às 12h30
ENTRADA GRATUITA

Auditório do Centro Cultural Correios Recife
Av. Marquês de Olinda, 262 – Bairro do Recife

Informações: (81) 9223-2182 / (81) 9950-0166
curtadozemeia@gmail.com