O prêmio é entregue nos principais festivais do Estado ao melhor filme que estimule o debate e a reflexão. Na programação estão os pernambucanos “Cinema Império”, “Faço de Mim o que quero” e o paranaense “Com as próprias mãos”. Após a exibição haverá um bate papo com a presença de convidados. A sessão acontecerá a partir das 14h, no Cinema São Luiz, com entrada franca.
Pelo segundo ano consecutivo, a FEPEC foi convidada para compor um Júri especial no Festival de Cinema de Triunfo e escolher o Melhor Filme para Reflexão na categoria curta-metragem. O Júri é composto por três membros representantes do movimento cineclubista estadual e neste ano foi formado por Gê Carvalho, Luís Fernando Moura e Antônio Augusto. A premiação do festival ocorrerá na noite do sábado.
Exibição:
Cinema Império (PE)
Direção: Hugo Carneiro
20 min, 2009, Doc
No bairro de Água Fria, no Recife, funcionou, até 1979, o Cinema Império. O vídeo traz as lembranças das pessoas que viveram a sala, e proporciona uma exibição ao ar livre para os moradores do bairro: o clássico nacional O Ébrio (1946), de Gilda Abreu, com Vicente Celestino.
Com as próprias mãos (PR)
Direção: Aly Muritiba
15 min, 2008, Ficção
Num imenso galpão abandonado os instintos animais de auto-preservação e destruição estão colocados frente a frente. Uma Mulher inflige as mais diversas torturas a um Homem a fim de obter respostas.
Faço de mim o que quero (PE)
Direção: Petrônio de Lorena e Sérgio Oliveira
20 min, 2009, Doc
Documentário sobre a vasta produção da chamada música brega em Pernambuco.
Serviço:
cineCabeça aos Sábados
Data: 07/08/10
Hora: 14h
Local: Cinema São Luiz
Endereço: Rua da Aurora, nº 175, Boa Vista, Recife.
Entrada: Gratuita