Tour pelo Pulmão chega a Recife

De 29 de julho a 1° de agosto, a população de Recife poderá fazer um tour pelo interior de um pulmão gigante.  O inflável de 190 m2 reproduz o pulmão humano e chega a capital pernambucana depois de ter passado por São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Salvador.A exposição será realizada no Parque da Jaqueira, a maior praça da cidade, visando atrair bom público, já que o movimento diário é muito grande.

 

De 29 de julho a 1° de agosto, a população de Recife poderá fazer um tour pelo interior de um pulmão gigante.  O inflável de 190 m2 reproduz o pulmão humano e chega a capital pernambucana depois de ter passado por São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Salvador.A exposição será realizada no Parque da Jaqueira, a maior praça da cidade, visando atrair bom público, já que o movimento diário é muito grande.

 


 
                                                                                       
“A ideia é divulgar as doenças respiratórias e nossa especialidade. Vamos informar a população sobre as doenças respiratórias mais prevalentes e mostrar que há tratamento para elas”, diz a dra. Marília Montenegro Cabral, presidente da Sociedade Pernambucana de Pneumologia e Tisiologia.
 
Segundo ela, o evento é de extrema relevância. “Queremos mostrar a relevância de se procurar um médico pneumologista para que haja bom encaminhamento e então seja feito um diagnóstico precoce”.
 
A expectativa de público é ótima, já que a ação será realizada na maior praça da cidade, o Parque da Jaqueira. Durante o passeio pelo pulmão, após entrar pela grande traqueia, o público visitante poderá conhecer todas as particularidades do órgão, assim como os principais problemas que o atingem, todos eles da alçada do médico pneumologista.
 
A instalação faz parte do projeto Ano do Pulmão 2010, com a iniciativa da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT). Trata-se de uma ação conjunta de sociedades médicas de doenças respiratórias de diversos países.
 
Em Pernambuco, dra. Marília aponta a asma, a tuberculose e a DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) como principais doenças respiratórias. “A asma chega a ser a mais comum e atinge cerca de 15% da população de Recife”, revela.
 
 
O Tour pelo Pulmão
 
São sete compartimentos com cartazes e monitores dentro do pulmão gigante. Os visitantes assistirão a vídeos e receberão informações sobre tuberculose, asma, DPOC, doença intersticial pulmonar, câncer, tabagismo e pneumonia, doenças simbolizadas em cada parte do inflável. Seus compartimentos são interligados, produzidos em material translúcido e de ventilação natural.
 
Um desses cuidados está relacionado ao tabagismo e suas conseqüências. Ele é a principal causa de doenças crônicas pulmonares já que 50% das pessoas que fumam terão algum problema pulmonar.
 
“Queremos oferecer à população informações sobre as características de todos estes males que atingem a saúde respiratória, abordando os principais fatores de risco, prevenção, detecção e a importância do início precoce do tratamento, qualquer que seja a patologia, de maneira lúdica, de modo a chamar a atenção e conscientizar desde as crianças até os mais experientes”, afirma a dra. Jussara Fiterman, presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. 
 
De acordo com a médica, “os visitantes também terão informações sobre a relação do tabagismo, tanto ativo como passivo, com as principais doenças respiratórias, e especialmente com o câncer de pulmão”.
 
Aqueles que desejam abandonar o cigarro e/ou auxiliar amigos e familiares nesta dura batalha, receberão dicas e outras informações importantes para a cessação do tabaco.
 
Visitas
 
As visitações ao Pulmão Gigante, em Recife, serão gratuitas. Serão visitas monitoradas por médicos pneumologistas e os visitantes serão divididos em grupos para entrar no pulmão. Os especialistas também comentarão os vídeos em seu interior e as particularidades de cada uma das sete sessões.
 
Após entrar pela traqueia, o visitante passará pelas salas da tuberculose, asma, DPOC e doença intersticial. Ao atravessar um túnel de acesso, o chegará ao segundo pulmão, no qual receberá informações nas salas de câncer, pneumonia e tabagismo.
 
Exposição Pulmão Gigante
 
Data: 29 de julho a 1° de agosto
Horário: das 8h às 18h
Local: Parque da Jaqueira
Endereço: Rua do Futuro, n° 315 – Bairro Graças – Recife/PE
Informações: 0800 61 62 18
 

 

 

Com Informações Assessoria