Bienal Tipos Latinos

 

De 29 de julho a 27 agosto, o Recife será sede do maior evento de design tipográfico da América Latina. Trata-se da Bienal Tipos Latinos, que será realizada em parceria com Centro de Design do Recife.  

Em sua quarta edição, a Bienal Tipos Latinos 2010 busca mapear os mais significativos trabalhos produzidos no biênio. A mostra, presente em 14 países da América Latina, visa reunir e divulgar o design na região. A bienal promove o fortalecimento tanto desta produção quanto das redes culturais que estão se estabelecendo entre os países latinos.

 

De 29 de julho a 27 agosto, o Recife será sede do maior evento de design tipográfico da América Latina. Trata-se da Bienal Tipos Latinos, que será realizada em parceria com Centro de Design do Recife.  

Em sua quarta edição, a Bienal Tipos Latinos 2010 busca mapear os mais significativos trabalhos produzidos no biênio. A mostra, presente em 14 países da América Latina, visa reunir e divulgar o design na região. A bienal promove o fortalecimento tanto desta produção quanto das redes culturais que estão se estabelecendo entre os países latinos.

Na abertura da exposição, o público poderá assistir às palestras Desenvolvimento de fonte temática, com a pesquisadora pernambucana Pedrina Reis e Tipos Latinos, com Fabio Lopez. Já na sexta (30), acontece a oficina Digital Manual, ministrada também por Fabio Lopez e Matheus Barbosa, do Centro de Design.

O trabalho proposto na oficina tem como foco a investigação do processo de criação de alfabetos baseados na escrita manual e na compreensão das diversas etapas existentes na transposição de uma referência analógica ao ambiente digital – com foco no desenho de letras. A oficina não exige dos participantes conhecimento avançado ou prévio de caligrafia e tipografia, mas oferece algumas dicas valiosas para quem quiser aprofundar a compreensão dessas duas áreas complementares. Os interessados devem se inscrever gratuitamente até o dia 29 de julho, preenchendo um cadastro, carta de intenção e enviando currículo, através do site do Centro de Design: www.centrodesignrecife.org

Serviço:

Inauguração e palestras da segunda versão brasileira do TL2010 | Recife.

Onde: Museu Murillo La Greca

Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti 366, Parnamirim

Quando: de 29 de julho a 27 de agosto

Horário: de segunda a sexta das 9h às 12h e das 14h às 17h

e Sab 14h às 17h.  

Acesso gratuito

Oficina Digital Manual

Quando: 30 de julho

Onde: Museu Murillo La Greca

Horário: das 9h às 12h e 14h às 17h

Inscrições online: gratuitas de 27 a 29 de julho , mediante cadastro e preenchimento de carta de intenção + currículo resumido no site do CDR – www.centrodesignrecife.org

PROGRAMAÇÃO

Abertura da Exposição Bienal Tipos Latinos – 29 de julho

19h – Desenvolvimento de fonte temática com Pedrina Reis

A palestra será a apresentação do projeto da fonte Boneca de Pano, exposta nos Tipos Latinos 2010, serão abordados métodos de desenvolvimento tipográfico a partir de definição de tema, pesquisa iconográfica e representação, esboço e finalização.  Durante o processo, serão comentadas as experiências, boas e ruins, de um estudante de Design e seu primeiro projeto tipográfico.  

19h 30 – Tipos Latinos, um panorama com Fabio Lopez

A palestra vai contar um pouco da experiência de ter sido o jurado brasileiro neste evento de grande importância para o desenvolvimento da tipografia latino-americana. Além de ser uma das maiores mostras de tipografia do mundo (esse ano acontece em 14 sedes) a Bienal Tipos Latinos é um evento de profunda troca de experiências relacionadas ao campo da tipografia, onde percebemos que nosso interesse pelas letras é apenas parte do que nos une nesse continente tão vasto em semelhanças e tão rico em diversidades. Falarei brevemente sobre a composição do corpo de jurados, do encontro inicial com os amigos sulamericanos, o primeiro dia de trabalho e a difícil tarefa de julgar tantos projetos em tão pouco tempo, discussões técnicas, filosóficas e políticas, o segundo dia de trabalho e o fechamento das categorias, avaliação do resultado, apontes para a próxima edição da Bienal, retorno dos participantes, quadro geral da mostra, problemas e conclusões sobre o desenvolvimento da tipografia na região.

PEDRINA REIS tem 21 anos e é estudante de Design na UFPE e Design Gráfico no IFPE. Iniciou seus trabalhos com tipografia no IFPE, em 2008, na disciplina de Diagramação, quando concluiu o projeto Boneca de Pano e desenvolveu outras fontes. Atualmente é pesquisadora do Laboratório de Análise e Criação de Artefatos Inteligentes (Design – UFPE) e Presidente Administrativa da Baobá Design (Empresa júnior de Design da UFPE) e realiza trabalhos na área de Design Gráfico e Metodologia de Design.

FABIO LOPEZ é carioca de 1978, designer e mestre pela ESDI. Desde 1998 trabalha com pesquisa e desenvolvimento de fontes digitais, e tem projetos de design gráfico apresentados em exposições e publicações nacionais e internacionais. Em 2010, foi o jurado brasileiro da 4a mostra latino-americana de tipografia Tipos Latinos. Trabalha como freelancer em projetos de identidade, moda e ilustração, e pratica design subversivo nas horas vagas. Em 2007 aprontou uma bela confusão com o projeto ‘War in Rio’ – que lhe valeu 15 minutos de fama e a inimizade da cúpula de segurança do Estado do Rio. Tem um curso de tipografia chamado ‘Typofreaks – tipografia diferente’ e dá aula de design na PUC-Rio. Fotografa, escreve coisas estranhas e não larga o caderno. www.flopez.com.br

MATHEUS BARBOSA é cearense e designer gráfico pela UFPE. Atuou na Fundição Design & Tecnologia e Tipos do aCASO, Grupo Paes e Zoludesign. Esteve em Dubai trabalhando com branding pela IdeaSpice. Hoje é sócio da Faz Design. Participou da mostra Tipos Latinos 2008 com a fonte Armoribats e teve projetos selecionados para o Salão Pernambuco Design 2008, a 9ª Bienal de Design Gráfico e Font Aid: Coming Together.  www.matheusbarbosa.com.br