Batuque e comédia no Cineclube Curta Doze e Meia

Nesta quinta-feira (22) o Cineclube Curta Doze e Meia exibirá os vídeos “Brasilian Conection – Maracatu”, “Maracatu, Maracatus” e “Que M… é Essa?”.

Nesta quinta-feira (22) o Cineclube Curta Doze e Meia exibirá os vídeos “Brasilian Conection – Maracatu”, “Maracatu, Maracatus” e “Que M… é Essa?”.

Os curtas-metragens fazem parte da programação do mês de julho, em homenagem ao inquieto e provocador Marco Hanois. Após a sessão haverá um bate-papo descontraído com os artistas que participaram das produções. As exibições do Curta Doze e Meia ocorrem todas as quintas-feiras no auditório do Centro Cultural Correios – CCC Recife, sempre às 12h30 e entrada gratuita.

Com participação de Pupilo (Nação Zumbi) e apresentado por Will Calhoun (Living Colour), “Brasilian Conection” é um programa que aborda como foco as raízes do batuque do maracatu. No clássico curta pernambucano “Maracatu, Maracatus”, de Marcelo Gomes, poderemos conhecer o trabalho de Marco Hanois como assistente de câmera. Encerrando a exibição, a comédia “Que M… é Essa?” é uma das mais esperadas da programação mensal. Este foi o primeiro vídeo dirigido pelo Hanois, juntamente com Bruno Garcia, e produzido pela Center.

Marco Hanois – Diretor, roteirista e artista plástico, faleceu em novembro de 2007, aos 42 anos. Artista que tem no seu currículo mais de 10 curtas-metragens, além de trabalhos para televisão, vídeo e cinema. Entre os destaques estão: “Cassino Americano”, premiado no Festival de Vídeo de Tokyo; “Chega de Cangaço”, exibido pela TV Globo; “Objeto Abjeto”, prêmio de roteiro do 45º Salão de Artes de Pernambuco e melhor documentário do VI Festival de Vídeo do Recife; “Incenso” – ainda inédito – prêmio de roteiro no Concurso Firmo Neto – Edição 2005 e finalização contemplada com o 2º Edital do Programa de Fomento à Produção Audiovisual de Pernambuco / 2009.

Vídeos a serem exibidos:

 Brasillian Connection – Maracatu – 1997 – 25′ – Com Will Calhoun, baterista da Banda  Living Colour. Direção: Marco Hanois e Paulinho da Macedônia.

Maracatu, Maracatus, de Marcelo Gomes – 1995 – 14′ – ASSISTENTE DE CÂMERA – Misturando documentário e ficção, este filme fala sobre o choque entre as gerações que fazem parte de um grupo maracatu. A história dessa manifestação observada com um olhar agudo, colocando em confronto a tradição e a modernidade ao revelar de que maneira as manifestações se revitalizam. Participação importante de Mestre Salustiano, uma das principais referências de cultura popular para Chico Science.

Que M… É Essa? – 1989 – 19′ – Uma arqueóloga chega a Recife em busca de relíquias da época de Maurício de Nassau. A descoberta que ela faz vira um caso internacional onde até a ONU é obrigada a se envolver. Era a época do besteirol (anos 80) e o filme traz a agitação da nova geração de diretores de cinema em Recife. A produção da Center valoriza interpretações como a de Virgínia Cavendish e Bruno Garcia. Também no elenco Paulo Falcão, João Maria e Moisés Neto, dentre muitos outros. A trama se passa em dois momentos: nos séculos XVII e XX. Direção: Marco Hanois e Bruno Garcia.

 

Serviço:

Cineclube Curta Doze e Meia

Dias 01, 08, 15, 22 e 29 de julho de 2010

todas as quintas-feiras do mês, às 12h30

ENTRADA GRATUITA

Auditório do Centro Cultural Correios Recife

Av. Marquês de Olinda, 262 – Bairro do Recife

Informações: (81) 9223-2182 / (81) 9950-0166

curtadozemeia@gmail.com

 

*Com informações da assessoria de imprensa