Programa de Índio


Etnia em debate no Cinema São Luiz
. Apesar de ser um debate intenso, que está sempre na mídia, essa é uma ótima oportunidade de conhecer a cultura indígena e as instituições que dão suporte aos seus direitos.


Etnia em debate no Cinema São Luiz
. Apesar de ser um debate intenso, que está sempre na mídia, essa é uma ótima oportunidade de conhecer a cultura indígena e as instituições que dão suporte aos seus direitos.

 

O CineCabeça, que realiza exibições aos sábados, no Cinema São Luiz, projeta nas telas os rituais indígenas e polêmicas que cercam esse povo, como a perseguição ao Povo Xukuru.

Na programação deste sábado (19) estão os curtas-metragens Xicão Xukuru e Huni Meka, Os Cantos do Cipó e o média-metragem “Mato Eles?”. Após a exibição haverá um bate papo com a presença de convidados. A mediação fica por conta da Federação Pernambucana de Cineclubes – FEPEC. A sessão acontecerá a partir das 14h, no Cinema São Luiz, com entrada franca.

Exibições no Cinema mais Democrático da Cidade:


Mato Eles? (PR)

Direção: Sérgio Bianchi

34 min, doc, 1983, livre.

A Funai é um orgão de proteção indígena ou uma indústria de extração de madeira? O último índio da tribo Xetá deve ser tombado pelo patrimônio histórico? Você é a favor de que o extermínio indígena no Brasil seja imediato (vala comum) ou gradativo? É melhor negócio comprar a terra indígena e retirar a madeira, ou denunciar quem faz isso?

Este filme seminal de Sérgio Bianchi, revela sua ironia ácida e provocativa ao investigar as últimas etnias existentes no Paraná no final da década de 1970.

Huni Meka, Os Cantos do Cipó

Direção: Tadeu Siã Kaxinawá e Josias Maná

25 min, doc, 2006

Uma conversa sobre cipó (aiauasca), “miração” e cantos. A partir de uma pesquisa do professor Isaias Sales Ibã sobre os cantos do povo Hunikui, os índios resolvem reunir os mais velhos para gravar um CD e publicar um livro.

Xicão Xukuru (PE)

Direção Coletiva

16 min, doc, 2008

O documentário conta a história de vida, lutas e morte do Cacique Xicão, líder da nação Xukuru, assassinado num conflito com fazendeiros.

O vídeo Xicão Xukuru é produto da Oficina de Audiovisual para a Nação Xukuru-Ororubá, realizada no primeiro semestre de 2008 pela Cabra Quente Filmes Ltda em parceria com a Funarte, o Ministério da Cultura, Petrobras e a ACF, para 30 jovens indígenas Xukurus e agentes do ponto de cultura de Arcoverde. O objetivo da oficina era ensinar aos jovens uma forma de resgatar e preservar a sua cultura por meio do audiovisual.

Serviço:

CineCabeça aos Sábados – Questões Indígenas

Data: 19/06/10

Hora: 14h

Local: Cinema São Luiz

Endereço: Rua da Aurora, nº 175, Boa Vista, Recife.

Entrada: Gratuita

Contato: FEPEC