Roupas para trabalhar

Imaginem a seguinte situação: Numa entrevista de emprego uma das candidatas para a vaga aparece vestindo um vestido extremamente curto, acompanhado de um salto plataforma. Ao sentar,  a moça distraída deixa à mostra as pernas, a calcinha e o que mais o entrevistador quiser ver. A maquiagem carregada chama tanta atenção quanto o perfume forte, que fica impregnado no ambiente horas depois da candidata ter deixado a sala de reunião. 

Essa cena exagerada – felizmente – não passa de uma situação fictícia, mas descreve bem tudo que não deve ser feito por quem está à procura de um emprego. Nessa ocasião, é preciso tomar o máximo de cuidado possível para não passar uma imagem errada do tipo de profissional que você é. Por esse motivo homens e mulheres devem tomar bastante cuidado na hora de se vestir, uma roupa errada pode fazer você perder uma boa oportunidade.

 


Quando o assunto é  trabalho a dica fundamental é de que menos é mais: quanto mais sóbrio for o seu look, melhor. Roupas de tons neutros como bege, preto e branco são ideais para ambos os sexos. No caso das mulheres, devem ser acompanhados por uma maquiagem bem básica, leve e natural, além de acessórios pequenos e discretos, afinal de contas o que deve chamar atenção numa seleção é o seu talento, não o tamanho dos brincos.

Já os homens devem está com a barba feita, cabelos bem cortados e roupas bem passadas. Se você, cavalheiro, transpira muito, use uma camiseta branca por baixo da roupa social. Ela retém o suor e você não vai correr o risco de chegar ao ambiente profissional com uma pizza embaixo do braço. Se possível, moças e rapazes, abram mão do perfume, já que esse item normalmente não agrada a todos os olfatos. Vocês não vão querer perder uma boa oportunidade porque o chefe ficou com dor de cabeça causada pelo seu perfume francês, não é mesmo?

Essas dicas não devem ser seguidas apenas por quem está à procura de uma colocação profissional, mas também por quem já está inserido no mercado de trabalho. É comum queremos causar uma boa impressão no primeiro contato com a empresa, porém, com o tempo relaxamos quanto à nossa imagem. No local de trabalho é importante manter uma boa aparência, independente de sua posição hierárquica. Afinal, quem determinou que para ser caixa de supermercado é preciso ter uma aparência desleixada? Um rosto bem cuidado, barba feita, unhas limpas e cabelos penteados não fazem mal a ninguém. São cuidados mínimos que agrada a quem vê e aumenta nossa auto-estima, proporcionando um melhor desempenho profissional.

 

Por Kaline Ferreira – Colunista da Revista Click Rec

O Leitor pode enviar suas críticas e sugestões para a colunista através do  kalinoca@gmail.com ; revistaclickrec@gmail.com ou no box de comentários a baixo da matéria.