Comunidade dos Coelhos

MÚSICA, DANÇA E MUDANÇA NA VIDA DOS JOVENS DA COMUNIDADE DOS COELHOS.

MÚSICA, DANÇA E MUDANÇA NA VIDA DOS JOVENS DA COMUNIDADE DOS COELHOS.

 

 

É início da noite de sábado na Rua Rêgo Melo, número 14, no bairro dos coelhos. Wiliane de 14 anos segura animada o seu ganzá, vai começar mais um ensaio do grupo de dança e percussão Boi Faceiro.  Fundado em 15 de dezembro de 1997, pelo bailarino Aelson da Hora, o grupo traz na bagagem campeonatos estaduais e apresentações no exterior.

Enquanto isso, a apenas algumas ruas de distância, nesse mesmo horário, os gêmeos Samuel Augusto Bezerra de Melo e Sady Erodolto Bezerra de Melo, de 32 anos, regem o ensaio do Nação Maracatu Baque Virado Rosa Vermelha, fundado em 05 de março de 2001, por Dona Rosa Maria, de 66 anos.

“Nos mantemos de apresentações e prêmios de campeonatos, os instrumentos e figurinos são todos confeccionados na própria comunidade pelos componentes e suas famílias, é um esforço válido, pois vejo a mudança na vida dessas crianças.” disse o fundador e coordenador do Boi  Faceiro, Aelson da Hora.

Os frutos dessas iniciativas podem ser vistos no rosto de cada integrante dos grupos. “Antes nós tínhamos uma vida vazia, hoje temos aula de teatro, dança e música” relata um dos jovens.

Esses dois projetos tem mudado a rotina e os hábitos dos jovens da comunidade localizada na cidade do Recife. Oferecendo oficinas de dança, percussão e confecção de instrumentos, afastando desta forma as crianças e adolescentes da marginalidade para resgatar as raízes culturais.