COPA 2010: A Crítica por um ponto de vista nada crítico!

Existe algo de errado aí! Na minha cabeça, que não é lá essas coisas, numa seleção onde o maior nome é o goleiro, Júlio César, começo minha desconfiança a partir de então. Clamo a vocês que não me entendam errado, mas acho que o principal nome de um time, quando é o goleiro, é porque o resto fica em segundo plano, ou seja, desacreditado perante a torcida.

Existe algo de errado aí! Na minha cabeça, que não é lá essas coisas, numa seleção onde o maior nome é o goleiro, Júlio César, começo minha desconfiança a partir de então. Clamo a vocês que não me entendam errado, mas acho que o principal nome de um time, quando é o goleiro, é porque o resto fica em segundo plano, ou seja, desacreditado perante a torcida.

 

Não quero desmerecer os outros e nem o próprio Júlio, que é o melhor goleiro do mundo. Pensem comigo por um pequeno instante, se vocês estão assistindo ou ouvindo um jogo onde só aparece o nome do goleiro do seu time, é por que o resto do time não está jogando como deveria, não é verdade?

Podem ter certeza do que eu estou falando. Tem até um tal de Gomes, mas o pior vem agora, caso Júlio se machuque ou por qualquer outro motivo ele não possa jogar, quem entra no lugar dele é Doni. Doni?

Prestem atenção, eu falei DONI! Dá pra acreditar num negócio desse? Alguém confiaria o banco do gol de um time que representa seu País a Doni? Pois é, Dunga confiou.

A justificativa dele, de Dunga, foi que Doni teve comprometimento. Rapaz… Então quer dizer que a parte técnica de um atleta não tem mais valor? Na cabeça de Dunga, acho que não. Vou parar de escrever sobre essa área da “Canarinho” pois pode ser que eu tenha uma tendinite raivosa e a culpa será do sétimo anão, Dunga (sei nem se ele é o sétimo, primeiro ou quinto, mas é sempre bom contar uma piada dessa. Né não? Falem a verdade?)!

Tirando o reserva de Júlio César, a nossa cozinha está bem servida de peladeiros, no bom sentido é claro. Vejam como estamos: Juan, Thiago Silva, Luisão e Lúcio, o doido. Ele é um dos melhores zagueiros na atualidade, mas por todo favor do mundo Lúcio, FIQUE NA ZAGA!!! Não invente de sair da sua posição e ir para o meio, pro ataque pra onde você tiver vontade de ir. A maioria das vezes em que ele sai em disparada para direção do gol adversário acontece algo desagradável (é que eu não quis dizer que Lúcio faz merda por lá).

Daí pra frente não tem muita coisa para ser falado. O restante da equipe é: Maicon, Daniel Alves, Michel Bastos, Gilberto, Felipe Melo, Gilberto Silva, Josué, Ramires, Elano, Kaká, Júlio Baptista, Kléberson, Robinho, Luis Fabiano, Grafite e Nilmar. Um destaque desses nomes é Kléberson, que já demostrou sua indiscutível qualidade técnica… em 2002.

Até onde sei, ele esquenta banco no Flamengo que também não está bem das pernas (e nem do fígado, não é Adriano?). Um titular do Flamengo já não tem muito crédito, quanto mais o reserva. Outro jogador que está lá, e que não sei se deveria, é Júlio Baptista. Já foi um bom jogador, e hoje faz aquela “meia-boca”, um futebol burocrático. Ele ainda tem poder de decisão em algumas jogadas de força. Agora, não é por nada não, mas acho que deve ter ágüem por aí que está em melhor faze que ele né?!

Têm alguns jogadores que foram injustiçados pelo “professor”; Ganso, Neymar, Diego Tardelli e Victor, goleiro do Grêmio. Todos eles estão em ótimos momentos. Tinha a opção, Ronaldinho Gaúcho, pô, ele é meio de lua, disseram muito por aí que ele seria bom para assustar o time adversário, mas nesse caso é só levar uma foto gigante dele que vai ter o mesmo efeito, porque feiúra tem pra dar e vender, e assusta qualquer um.

Pra terminar, deixarei para vocês uma frase que vi e ouvi no dia que foi divulgada a escalação da seleção, em que Carlos Caetano (ô nome feio), o popular Dunga (Popular sim, querido, tenho minhas dúvidas). Dentre tantas pérolas ditas por ele, o treinador soltou uma que dizia mais ou menos assim: “…Bah… Mas tu achas que eu não sou um pouquinho inteligente? Só um pouquinho?” Rapaz… Sei não, mas burro sei que o senhor não é, só lhe falta um pouco de inteligência. Mas só um pouquinho. Se é que me entende?! Só não caia na besteira de fazer esta pergunta de novo. E lembrem-se da velha música, “Todos juntos vamos… Pra frente Brasil… Salve a seleção…” Acho que só assim mesmo, tem que ter algum salvador pra essa seleção. Boa sorte, acho que precisaremos.

 

 

Leonardo Valois – Colaborador e comentarista da Revista Click Rec