Coletivo Angu realiza oficina com uma das maiores percussionistas do mundo

Durante os dias 7 e 8 de julho, o Coletivo Angu de Teatro realizará a oficina “O ritmo é a cura”, com Alessandra Belloni, percussionista italiana de referência mundial. A artista irá apresentar os ritmos e danças tradicionais do sul da Itália.

 

São apenas 25 vagas e as aulas serão ministradas na rua Tomazina, das 14h às 18h, ao valor de R$ 250,00. Não é necessário conhecimento musical, nem há restrição de idade.


Conteúdo da oficina:

• TAMMORRIATA – Dança sensual de Nápoles, dançada com castanholas ao ritmo do tambor grande chamado Tammorra. A dança era realizada durante os rituais em honra a Madonna Negra, originários dos ritos antigos para a deusa Cibele.

• TARANTATA PIZZICA – O ritmo de 6/8 da Pizzica é tocado com

tambores de tamanho médio e acompanhado de dança e música. Essa dança era realizada como um ritual de exorcismo, que produzia um estado de transe que curava as pessoas (principalmente mulheres) que tinham desequilíbrios ou desordens mentais.

• RITMO E DANZA DI SAN ROCCO – Esta dança, originária da Calábria foi extensamente praticada durante a Idade Média. Era dançada durante o tempo da Peste Negra para ajudar as pessoas a liberar o medo avassalador de morte. Devido aos movimentos indutores de transe e fiação incessantes, muitas pessoas entram em estado de êxtase durante esta dança, que tem uma leve semelhança com a cerimônia dos Dervixes Giradores (Mevlevi) da Turquia.

• TARANTELLA ALLA MONTEMARANESE – Uma dança divertida no

estilo Carnevale em honra a Baco, deus do vinho e do êxtase, a Tarantella alla Montemaranese é dançada em círculo com um ritmo 6/8 muito sincopado, com os pandeiros e castanholas.


SERVIÇO:

Oficina “O ritmo é a cura” com uma das maiores percussionistas do mundo Alessandra Belloni

Quando: dias 7 e 8 de julho, das 14h às 18h.

Onde: no Espaço Coletivo, localizado na rua Tomazina, 199, bairro do Recife.

Informações e inscrições pelos fones: (81) 3224-1482 / 9735-4241 e pelos e-mails:  infos.angu@gmail.com ou eventos.coletivoangu@gmail.com. O investimento para oficina é de 250 reais.