Aconteceu no final do mês de Abril passado, mais uma Intermodal South América em São Paulo, que é, provavelmente, o mais importante encontro de logística das Américas. Participo dessa feira desde a minha época da Philips, portanto há mais de 20 anos, e venho vendo sua evolução e adaptação ao longo do tempo.
Se no passado o foco foi quase que exclusivamente logística e seus equipamentos/estruturas, como porta-pallet ou empilhadeiras, ao lado de transportadoras internacionais e nacionais; hoje temos uma diversidade grande… Ainda temos, sim, a parte forte de logística, junto com as empresas de logística nacionais e internacionais, o que é muito bom, mas desde o ano passado já há fortemente a presença de empresas de tecnologia e startups.
Lembro, no ano passado, a minha surpresa de perceber que quase 50% da feira já era de tecnologia voltada para logística, nacional e internacional. Dentro desse segmento, uma “Arena TI Innovations”, com olhar especial para as startups do Brasil que estão trabalhando com logística. Na época, fiz excelentes contatos e, pensando no quanto os empresários pernambucanos precisavam ter ido para conhecer estas ferramentas e oportunidades para melhorar a eficiência de seus negócios, consegui fazer um pequeno encontro de 5 empresas de tecnologia que estavam na Intermodal 2024 aqui no Recife, durante um dos módulos da Pós graduação em Comércio Exterior que abri. Trouxemos empresas do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e, claro, Pernambuco. Todos fizeram bons contatos e, o mais importante, fizeram negócios com esta vinda. Obviamente, poderíamos ter impactado o triplo de empresários pernambucanos, mas fico pensando que estamos aqui mais envolvidos no problema do que nas soluções. Uma pena.
Neste ano, a Intermodal foi gigante. Pernambuco esteve fortemente presente. Não dava para ir de uma rua a outra da feira sem encontrar um pernambucano profissional da área. Suape, como sempre, com um Stand forte, servindo como embaixada de Pernambuco no evento, como bem comentou o amigo Mauricio Laranjeira. Na feira, foi possível encontrar quase todos os amigos e parceiros da área, aqueles que muitas vezes nem conseguimos encontrar, pelo correria do trabalho, em Recife. Foram armadores, agentes de carga, terminais, despachantes, empresas de tecnologia, consultores, professores, alunos… Enfim, todos os segmentos presentes.
Startups na logística
Feliz em especial por ver a evolução da Bidmex, empresa pernambucana, que estava no ano passado na arena de inovação como startup e, neste ano, com stand próprio, se lançando fortemente no mercado nacional. Este destaque é para tentar incentivar nossas startups de Pernambuco a olharem mais para este segmento de comércio exterior. Temos tantas e excelentes empresas de tecnologia neste nosso ecossistema de inovação, mas quase nenhuma voltada para o comércio internacional. Pernambuco pode e deve ajudar ainda mais este setor.
Por fim, aproveito para comentar que teremos neste ano, pela segunda vez a multimodal, em Agosto. No ano passado, já foi um sucesso e neste ano deve ser ainda mais. Pode-se dizer que ela passou a ser a nossa Intermodal regional, com sua importância e destaque. Lembro que no ano passado todos da área de logística, nacional e internacional, estavam lá. Neste ano, novamente, será um forte ponto de encontro, onde amigos e concorrentes estarão juntos, expondo as novidades deste segmento tão desafiador e importante para a economia brasileira. Até lá!
Por Gustavo Delgado – Consultor de comércio exterior de internacionalização de empresas, Diretor de OCCA, Diretor de inovação da ABDAEX, Coordenador de MBA em Comércio exterior, Coordenador dos cursos de Gestão da UNIFBV e Mestre em Economia
*Via Assessoria