Influenciadora literária de Camaragibe doa mais de 150 livros para escolas públicas e inspira atitudes individuais de incentivo à leitura

À frente do projeto ‘Aldeia de Livros’ desde 2017, Larissa Viana usa as redes sociais para se conectar com outros leitores e desenvolve atividades no bairro onde vive. 

É senso comum que a educação e a leitura são poderosas ferramentas de transformação social, mas a aplicação desses instrumentos por vezes são direcionadas apenas ao poder público e às escolas. Felizmente, há quem não se conforme com uma visão tão limitada sobre a libertação através do conhecimento. É o caso da jornalista Larissa Viana que criou um projeto digital de incentivo à leitura e já doou mais de 150 livros para escolas.

A história do “Aldeia de livros”, fundado em 2017, se confunde com a de Larissa, que é jornalista e apaixonada pelo universo dos livros. Moradora do bairro Aldeia dos Camarás, área de preservação ambiental em Camaragibe, no Grande Recife, viu na grande área verde ao seu redor a inspiração para o nome e a identidade do seu projeto.

O que foi pensado para ser um espaço de conexão com outros leitores cresceu e se tornou um ponto de partida para que o “Aldeia de Livros” se transformasse em uma pequena e poderosa ferramenta de transformação do seu entorno.

“Ninguém muda o mundo sozinho, mas todo mundo pode e deve realizar o que estiver ao seu alcance para gerar impactos coletivos. Quando o ‘Aldeia’ surgiu, a proposta era ser um espaço de interação com outras pessoas, mas se tornou muito mais que isso. Através dele, eu criei um ponto de conexão entre a minha vida e a de cada pessoa impactada pelo projeto”, explica a jornalista.

Larissa Viana já doou mais de 150 livros para a Escola de Referência em Ensino Médio Tito Pereira de Oliveira e a Escola de Referência em Ensino Fundamental Torquato de Castro, ambas unidades públicas de Aldeia. Também foi convidada, em duas ocasiões distintas, a compartilhar suas vivências com os alunos impactados pelo projeto “Biblioteca Amiga”.

A jornalista também foi entrevistada pelo projeto Feminino Camará e debateu a importância da leitura utilizando como base para a conversa um dos contos do autor Mia Couto. Toda a experiência foi dividida com seus seguidores através das redes sociais do “Aldeia de Livros”.

“Hoje, eu realmente busco ser uma influenciadora, no sentido mais fiel da palavra. Eu faço, através do projeto, o que está ao meu alcance. Tem muito esforço, mas é algo que eu administro em meio à minha rotina. Outras pessoas também podem fazer o mesmo, é muito prazeroso. Meu objetivo principal é além de dividir o prazer pela leitura, mostrar que outras pessoas também podem impactar positivamente suas comunidades”, divide Larissa.

ACOMPANHE O ALDEIA DE LIVROS

Instagram: @aldeiadelivros
Tiktok: @aldeiadelivros
X: @aldeiadelivros
BlueSky: https://bsky.app/profile/aldeiadelivros.bsky.social
Facebook: @aldeiadelivros
Skoob: @aldeiadelivros

Fotos: Divulgação Aldeia de Livros

*Via Assessoria