Selo Sesc Pernambuco reúne grupos de Samba de Coco para produção inédita

O álbum está sendo produzido e gravado em Arcoverde, será lançado no segundo semestre deste ano e terá direção musical de Maciel Salú

Ampliando o trabalho de fortalecimento e visibilidade aos grupos de Samba de Coco de Arcoverde, o Sesc Pernambuco vai iniciar, a partir do dia 13 de abril, a segunda etapa das gravações do álbum inédito dedicado ao ritmo. A iniciativa é realizada pelo Selo Sesc Pernambuco, negócio social do Centro de Difusão e Realizações Musicais (CDRM) do Sesc Casa Amarela, no Recife.

Este é o primeiro álbum do Selo Sesc Pernambuco, criado em 2023 para formação de público por meio da ampliação e da distribuição digital de repertórios, bem como o incentivo à produção de música autoral em Pernambuco e o estímulo à cadeia produtiva local. Nesse tempo, já realizou gravação de singles, como os de Sam Silva, Felipe Costta e Café Preto, e agora mobiliza mais de 100 profissionais nesta nova produção que homenageia o coco arcoverdense.

“Temos uma relação muito forte com a manifestação, em especial pelo Festival Sesc de Economia Criativa, que acontece em Arcoverde e tem projetado e impulsionado os grupos de Samba de Coco a nível estadual e nacional. Então, nossa intenção com este álbum é dar continuidade a essa parceria, promovendo a difusão do gênero também nas plataformas digitais”, comenta Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac – PE.

Sob a direção musical do produtor e compositor Maciel Salú, as gravações deste projeto estão acontecendo na cidade sertaneja e, até 16/04, vão entrar no estúdio os grupos de Raízes de Arcoverde, Irmãs Lopes e o Quebra Coco Aliança. Em março, a primeira agenda de gravação contou com Trupé de Arcoverde, Erêmin, Coco d’Malandro, Fulô do Barro e Pisada Segura.

Cada grupo criou e apresentou uma música inédita. Ao todo, o álbum contará com oito faixas, e será lançado gratuitamente no segundo semestre deste ano nas plataformas de streaming. As gravações e os processos criativos e de desenvolvimento do projeto também estão sendo captados para a produção de making off e teaser de divulgação.

Selo Sesc PE – Surge com o objetivo de ampliar o protagonismo do Sesc PE na produção musical, direcionando a sua atuação para fomento, profissionalização e estímulo à cadeia produtiva e de difusão no mercado fonográfico estadual, tudo isso sob a chancela do Sesc Casa Amarela (Recife-PE), por meio do Centro de Difusão e Realizações Musicais (CDRM). Agora, com o Selo em pleno funcionamento, o Sesc vocaciona a estrutura e capacidade técnica para uma iniciativa de negócio social. Com isso, vai atuar também nas etapas de pré e pós-produção, além de ser parceiro de artistas na distribuição digital, estratégia e posicionamento de marketing, gravação, edição, reuniões de planejamento e orientação, produção de shows de lançamento e calendário de formações direcionadas a negócios criativos, entre outras etapas técnicas da produção musical.

Festival – No município, o Sesc vem desenvolvendo projetos voltados para potencializar a atuação dos grupos de coco, que são força turística, cultural e econômica da cidade e da região. Isso vem acontecendo por meio do Festival Sesc PE de Economia Criativa, que conta com um calendário de ações, formações e apresentações culturais para ouvir grupos, orientá-los na concepção, criação e posicionamento de projetos, estímulo para criação de iniciativas e divulgação dos trabalhos.

Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns, além do Espaço Sesc no Shopping Boa Vista, no Recife, e o Centro Cultural Sesc Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.

*Via Assessoria