Localidades pernambucanas são selecionadas para premiação de turismo na Alemanha

Os municípios de Tamandaré, Sirinhaém e o arquipélago de Fernando de Noronha são contemplados pelo Programa DEL Turismo, executado pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco

Os municípios de Tamandaré, Sirinhaém e o arquipélago de Fernando de Noronha estão sendo cada vez mais reconhecidos pelo desenvolvimento no setor turístico. As localidades foram selecionadas para o Green Destinations Stories Awards, cuja premiação ocorrerá durante a Feira Internacional de Berlim 2025, maior evento de turismo do mundo, que vai acontecer entre os dias 4 e 6 de março, na Alemanha. As cidades e o arquipélago fazem parte do Programa de Desenvolvimento Econômico Local – DEL Turismo, parceria do Instituto Del com o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco e Rio Grande do Norte, que tem o objetivo de potencializar o turismo por meio da qualificação profissional e de ações que desenvolvam aspectos ambientais, sociais e econômicos.

Os três territórios pernambucanos estão concorrendo na categoria TOP 100 Stories da Green Destinations, em que foram escolhidos entre 190 inscritos como as melhores histórias de boas práticas no mundo. Além disso, os municípios de Sirinhaém e Tamandaré estão concorrendo na categoria “Comunidades Prósperas”, com os cases de “O protagonismo das marisqueiras de Aver-o- Mar, Sirinhaém, Pernambucano/ Brasil” e “A Liderança de Padre Arlindo na busca do desenvolvimento sustentável de Tamandaré”, respectivamente.

Maria Goretti Gomes, diretora de Projetos Estratégicos do Senac, explica como o programa DEL Turismo vem trazendo resultados expressivos nos destinos. “Conseguimos desenvolver uma estratégia de longo prazo que mostrou como uma gestão integrada pode transformar essas localidades. Em Tamandaré e Sirinhaém foi possível fortalecer as bases da governança e realizar uma análise situacional detalhada, com capacitações e diretrizes claras. E em Fernando de Noronha conseguimos concluir o inventário da oferta turística, que é uma ferramenta muito importante para o planejamento estratégico e a promoção do local”.

O DEL Turismo foi lançado em novembro de 2023 e Pernambuco é o segundo estado do Nordeste a implementar a metodologia inovadora do Instituto DEL, que une atores nacionais e internacionais em prol do desenvolvimento do turismo local. O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac RN é o responsável pela execução do Programa no Nordeste e, por isso, foi firmado um termo de transferência de tecnologia entre o Sistema Fecomércio PE e RN.

Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, acrescenta que os resultados alcançados ajudam a consolidar o segmento de turismo como ferramenta para o desenvolvimento de Pernambuco. “Em cada um desses destinos, vemos o impacto positivo de um trabalho que alia planejamento estratégico, governança participativa e um compromisso genuíno com o desenvolvimento sustentável”.

Senac participa de Seminário sobre Economia do Bem Comum

Além da Feira Internacional de Berlim, a comitiva do Senac participa do Seminário Técnico de Economia do Bem Comum, que está acontecendo na região sudeste da Alemanha, até o dia 7 de março. A iniciativa traz uma programação de palestras, workshops e seminários sobre Economia do Bem Comum, movimento de reforma da sociedade civil com o intuito de alinhar o desenvolvimento econômico com valores como cooperação, respeito à dignidade humana e sustentabilidade ecológica.

*Via Assessoria