Sexta-feira com frevo, maracatu, música pernambucana contemporânea e cortejo de agremiações no Recife

Cidade contará com 36 atrações em quatro eventos gratuitos amanhã. No PREAMP, no Cais da Alfândega,  Joyce Alane embalará a festa. Pátio de São Pedro reunirá blocos líricos e a rua da Moeda sediará ensaio coletivo de nações de Maracatu. Ruas do Bairro do Recife terão cortejo de agremiações

Na reta final da contagem regressiva para o Carnaval do Recife 2025, o fervor das ruas que toma conta do clima momesco, a cultura popular e a música contemporânea pernambucana saúdam os foliões e amantes de brinquedos e brincantes. No total, 36 atrações farão a alegria de munícipes e turistas, seja em palco ou nas ruas, perpetuando as tradições populares com muito frevo, maracatu, afoxé, e caboclinho. Confira a programação de amanhã (21).

Cortejo de cultura popular levará magia das tradições ao Bairro do Recife 

O Centro do Recife, berço do frevo e das manifestações culturais populares, será novamente o palco das agremiações que carregam a tradição e o amor pelo autêntico Carnaval. As históricas ruas da cidade serão intensamente movimentadas com a ampliação dos tradicionais Corredores da Folia, que agora fazem parte da agenda oficial de prévias carnavalescas promovidas pela Prefeitura do Recife. Durante todo o final de semana, os cortejos começarão percorrendo as ruas Moeda, Rio Branco e Bom Jesus, até a Praça do Arsenal, com programação também nos dias 22 e 23 de fevereiro. As evoluções acontecem entre 18h e 20h. Veja quem participa do evento

Troça Carnavalesca Mista Verdureiras de São José

Orquestra Girassol 

Troça Carnavalesca Mista  Estrela da Tarde

Cia AAZ

Balé Brilhart

Troça Carnavalesca Mista Bolachão de Beberibe

Cia de Dança Trapiá

Afoxé Oba Iroko

Afoxé Ogbon Obá 

Afoxé Omin Sabá

Maracatu de Baque Solto Pavão Misterioso 

Caboclinho União Sete Flechas de Goiana

Boi Mimoso da Bomba do Hemetério 

Vaca Charmosa – Centro Leão do Norte de Cultura Popular 

Rua da Moeda reúne Nações de Maracatu, Voz Nagô e Balé de Cultura Negra do Recife 

A partir das 19h, as nações Estrela Dalva, Nação Tupinambá e Leão da Campina se reúnem em ensaio coletivo sob a batuta de Lucas dos Prazeres para o último dos ensaios coletivos da rua da Moeda antes do ensaio geral que reunirá todas as nações no dia 26 de fevereiro, no Marco Zero. Este ano, 13 nações de maracatu vão se reunir na celebração, tocando juntas sob a direção artística de Lucas dos Prazeres, com direção criativa de Deyse Leitão, Rubinho Petty e Fábio Sotero. Farão parte do Tumaraca os maracatus: Cambinda Estrela, Encanto do Dendê, Porto Rico, Raízes de África, Encanto do Pina, Encanto da Alegria, Aurora Africana, Estrela Dalva, Nação Tupinambá, Xangô Alafin. Leão da Campina, Estrela Brilhante do Recife e Estrela Brilhante de Igarassu.

 

Pátio de São Pedro reúne Blocos Líricos para Acertos de Marcha 

O lirismo do Carnaval recifense também pede passagem no extenso calendário de prévias para os tradicionais acertos de marcha dos blocos líricos, confirmando presente e futuro para as tradições que embalam a folia há muitos carnavais. Ao todo, desfilarão seus estandartes e alegrias oito blocos, mas amanhã a gesta começa mais cedo, com um cortejo de blocos regido pelo Maestro Macaíba, com saída às 17h da Rua Nova rumo ao Pátio de São Pedro em um colorido caminhar reunindo os blocos líricos embalados por uma orquestra de pau e corda. 

17h – Cortejo de blocos com Maestro Macaíba (Percurso: Rua Nova – Dantas Barreto – Pátio de São Pedro)

18h – Bloco Carnavalesco Lírico Edite no Cordão

18h30 – Bloco Flor do Eucalipto

19h – Bloco Carnavalesco Amantes das Flores

19h30 – Bloco Carnavalesco Lira do Carpina

20h – Bloco Carnavalesco Lírico Sempre Feliz

20h30 – Bloco Carnavalesco Misto Folguedos de Surubim

21h – Bloco Carnavalesco Misto Pierrot de São José

*Via Assessoria