Os foliões estão em contagem regressiva para o Carnaval, mas para quem não abre mão da folia, as prévias carnavalescas estão a todo vapor para aquecer o período mais esperado do ano. Mas, não basta brincar de forma aleatória, é preciso tomar alguns cuidados com o corpo para a brincadeira não terminar antes do tempo. Dentro deste contexto, a parte do corpo que mais sofre durante a comemoração é o pé.
Segundo o ortopedista especialista em pé do Instituto de Ortopedia e Trauma de Pernambuco (IOT), Gabriel Monteiro, o calçado ideal para pular o carnaval tem que ter as seguintes características:
Ser fechado para proteger os pés do risco de pisão, topada e objetos cortantes no chão.
Ter boa aderência ao chão para evitar escorregões.
Ser leve e com bom sistema de absorção de impactos, que dão um conforto a mais e diminuem o impacto nas articulações.
Optar pelos calçados que promovem uma melhor distribuição da carga.
O calçado que melhor se enquadra nessas características são os tênis, sendo esse a melhor opção, caso não seja possível o uso de tênis, as sandálias podem ser usadas com cautela.
Mesmo sem contar com toda a proteção do tênis, a sandália deixa os pés frescos e dão sofisticação ao visual. Prefira modelos que prendam o tornozelo e o pé.
Além disso, é aconselhável o uso de meias respiráveis para evitar o acúmulo de umidade. Já os saltos não são ideais para a ocasião. Além de deixar os pés expostos, este tipo de sapato não dá firmeza aos pés na hora de brincar a folia.
O especialista reforça que antes de sair de casa, é indicado realizar alongamentos para os pés e panturrilhas, antes e depois da folia, para evitar cicatrizes e músculos tensos, manter as unhas curtem reduz o risco de trauma e encravamento durante longos períodos de caminhada ou dança.
SERVIÇO
Instituto de Ortopedia e Traumatologia de Pernambuco (IOT)
Endereço: Av. Agamenon Magallhães, 4760 – Paissandu – Recife – PE
Instagram:@iot.recife
Site: www.iotrecife.com.br
*Via Assessoria