Galeria Marco Zero anuncia exposição com obras de Paulo Bruscky para o mês de outubro

Com várias obras inéditas, incluindo peças feitas especialmente para a exposição, a mostra fica na galeria até o início de dezembro, com acesso gratuito

A Galeria Marco Zero tem a honra de apresentar Altoretrato: Paulo Bruscky, mostra retrospectiva com curadoria de Moacir dos Anjos que visa homenagear um dos pioneiros da arte conceitual pernambucana. Ocupando todos os espaços expositivos da galeria, a exposição apresenta mais de cem trabalhos do artista desenvolvidos ao longo de 54 anos de carreira. Esta é a primeira vez que uma mostra tão abrangente de Paulo Bruscky é realizada em Pernambuco, apresentando a magnitude da obra de um dos expoentes da arte conceitual no Brasil e um dos principais precursores de diversas manifestações que envolvem arte, tecnologia e comunicação. Com acesso gratuito, a abertura acontece na quarta-feira (19), das 19h às 22h. Em exibição até o início de dezembro, com o horário de funcionamento de segunda à sexta das 10h às 19h e sábado 10h às 17h, na Galeria Marco Zero, que fica localizada na Av. Domingos Ferreira, nº 3393, bairro de Boa Viagem.

MULTIMÍDIA – “Para mim, essa é uma das exposições mais importantes da minha trajetória. Eu considero uma retrospectiva, porque vem do início da minha carreira até as últimas obras”, confessa Paulo Bruscky. Aos 73 anos de idade, ele afirma sentir-se feliz e lisonjeado com a individual, e fala da importância de capturar um recorte extenso de um artista para que se entenda quem se é e como isso se construiu. Reconhecido como um dos mais importantes renovadores da cena artística contemporânea do Recife, com obras de caráter crítico à sociedade, Paulo Bruscky acredita na arte como vacina contra o tédio e é por isso que desde o início da carreira já eram nítidos seus atributos multimídia. Desenhos, pinturas, gravuras, performances e produções de livros, caracterizaram seus primeiros anos de vida artística. E no final da década de 60 iniciou uma relação de trabalhos com mídias, intervenções e propostas no campo da Arte Conceitual. Dentre suas experiências, destacou-se também nos gêneros arte postal, áudio-arte, videoarte, artdoor e xerografia/faxarte, que foram apontadas como pioneiras dentro das discussões acerca da utilização de novos meios na Arte Brasileira.

CURADOR – Reafirmando sua parceria com a Galeria Marco Zero, Moacir dos Anjos, que assina a curadoria de ‘Devorador de Estrelas’, mostra do artista Gilvan Samico que marcou a inauguração do espaço, em novembro de 2021, volta quase um ano depois, com a ideia de que essa exposição seja uma auto apresentação do Paulo Bruscky em sua magnitude e multiplicidade de ações. Segundo o curador, a ideia é que o conjunto apresentado reflita a importância do artista na história da arte pernambucana. Dos Anjos ainda acrescenta que nesta mostra estarão expostas obras históricas nunca antes exibidas no Recife e outras completamente inéditas: “Os apreciadores de arte da nova geração precisam ver de perto a profusão de mídias e de técnicas utilizadas por Paulo. Ele é um artista de obras consolidadas de várias décadas, reconhecido internacionalmente, mas talvez ainda seja desconhecido por essa nova geração.” – encerra.

Sobre a Galeria Marco Zero

Comandada por Eduardo Suassuna e Marcelle Farias, a Galeria Marco Zero reúne um acervo de diversas vertentes, expressões, períodos e estilos. Entre os destaques, a representação do espólio do pernambucano Gilvan Samico, e a preservação e difusão de nomes do quilate de Abelardo da Hora, Cícero Dias, Gil Vicente, Francisco Brennand, Burle Marx, Vicente do Rego Monteiro, Tereza Costa Rêgo, Reynaldo Fonseca, Lula Cardoso Ayres, Carybé, Di Cavalcanti, Portinari, Tomie Ohtake, Abraham Palatnik, Rubem Valentim, José Cláudio e  João Câmara.Prestes a completar um ano de funcionamento,  a galeria Marco Zero orgulha-se de ter apresentado um programa robusto e fundamento apresentando 5 grandes exposições e participação em 3 grandes feiras apresentando jovens.

A galeria também se corresponde com movimentos mais contemporâneos apresentando trabalhos de Tunga, Miguel Rio Branco, Paulo Pasta, José Damasceno, Rodrigo Andrade, Túlio Pinto, Emmanuel Nassar, Felipe Cohen, Tatiana Blass, Tulio Pinto, Paulo Whitaker.  E representa jovens artistas locais como Ramonn Veitez e Rayana Rayo, cujos trabalhos estão focados no desenvolvimento de suas poéticas e conectados com questões fundamentais da atualidade.  A Marco Zero também abriga uma biblioteca especializada, inclusiva e em constante formação, contribuindo para o exercício da diversidade e a construção e difusão do conhecimento. Fomentar a produção local e descentralizar a circulação da arte para além do eixo Rio-São Paulo ao tempo que estabelece conexões entre a criação local e expoentes nacionais é um dos propósitos do espaço.

Serviço
Exposição “Altoretrato” – Moacir dos Anjos
Galeria Marco Zero – Avenida Domingos Ferreira, nº 3393, Boa Viagem
Abertura: 19/10 às 19h | Visitação 19/10 até dezembro
Horário – seg à sex | 10h-19h | sáb e dom |10h-17h |
Acesso gratuito

*Via Assessoria