Virada multicultural do Recife acontece em outubro

 


Inédito no Recife, o evento segue os moldes dos já realizados em São Paulo e no Rio de Janeiro.

De 14 a 16 de outubro a capital pernambucana vive a Virada Multicultural do Recife – Conexão Nordeste. A programação contempla atrações de música, artes cênicas, cinema, literatura, artes visuais, moda e gastronomia em espaços urbanos e equipamentos culturais. O evento tem realização da Prefeitura do Recife por meio da Secretaria de Cultura, da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR) e da Secretaria de Turismo. A iniciativa tem patrocínio da Petrobras, do Governo do Estado via Empetur, da Caixa Econômica Federal, dos Correios, da Ambev e da Magazine Luiza.

PROGRAMAÇÃO – A Virada Multicultural do Recife promoverá 48h de muita diversão e arte: das 18h da sexta-feira (14/10) até a madrugada de segunda-feira (17/10), com mais de 400 atrações gratuitas entre música (62 atrações, ao todo, contando com os polos descentralizados e o polo Hip Hop), literatura (10 ações), cinema (200 exibições), recitais poéticos, artes cênicas (dança: 36; teatro: 23; e circo: 24, num total de 83 atrações), artes visuais (seis exposições fotográficas e mais nove equipamentos culturais funcionando com nove exposições), moda (quatro ações de moda nos sinais de trânsito), gastronomia (três ações nos mercados públicos); além de quatro “cortejos” puxados pela Frevioca. Afora isso, haverá sete ações formativas como palestras, debates e oficinas.

Toda a programação está espalhada por diversos equipamentos culturais do Recife como os mercados (Encruzilhada, Madalena e Boa Vista), parques (Jaqueira e Dona Lindu), ruas e praças, museus, espaços culturais, cinemas (São Luiz e Fundaj), teatros (Arraial, Parque, Apolo, Hermilo e Santa Isabel) e bibliotecas.

SHOWS – A música funciona como carro chefe dentro da programação da Virada Multicultural do Recife. Os shows irão acontecer em palcos estrategicamente montados por vários cantos da cidade como Marco Zero, Arsenal, Pátio de São Pedro, Parque 13 de Maio e Dona Lindu.  Entre os destaques, shows como os de Siba (PE), Orquestra Contemporânea de Olinda (PE), Nação Zumbi (PE) – cantando Da Lama ao Caos -, o internacional Buena Vista Social Club (Cuba), Alceu Valença (PE) e Fagner (CE), no Marco Zero; Chico César (PB), Maestro Spok e Gafieira de Bamba (PE), Lucas Santanna e Paulinho Boca de Cantor (BA) e Karina Buhr (PE) nos outros palcos.

@virada_recife #viradamulticultural