Especial de Natal da TV Globo deu vida ao primeiro Papai Noel negro da TV brasileira. Ação focada em legitimidade e representatividade converge com as pautas de um ano movimentado em busca da equidade racial
Globo, Coca-Cola e WMcCann ganharam, na última quarta-feira, 23, o Leão de Ouro na categoria Entretenimento, no Festival Internacional de Criatividade de Cannes 2020/2021, com o especial de Natal da TV Globo “Juntos a Magia Acontece”. O tema do programa pautou o desenvolvimento de uma parceria comercial inédita entre Globo, Coca-Cola e WMcCaNN. Juntas, as empresas desenvolveram um projeto 360º envolvendo ações de conteúdo na programação, branded content, product placement, naming rights e a cobertura de 10 caravanas promovidas pela Coca-Cola em todo o país. O Festival de Cannes é considerado o principal prêmio do mercado publicitário no mundo.
Com elenco majoritariamente formado por atores negros, o especial contou a história de um avô que, deprimido pela morte repentina de sua esposa, tenta ocupar seu tempo e se candidata a uma vaga de Papai Noel no shopping. Recusado e ironizado por sua cor, ele é salvo por um plano mirabolante de sua neta de distribuir presentes na vizinhança às vésperas do Natal. A ideia dela ganha adesão da própria família e de outros moradores e ele acaba se tornando o Papai Noel das caravanas da Coca-Cola. A iniciativa apostou na oportunidade de transformar um cenário de intolerância em um espaço de representatividade para a maior parte da população brasileira. Mais de 15 milhões de pessoas assistiram ao programa e as ações digitais renderam 5 milhões de impressões no digital. O especial atingiu #1 Trending Topic no Twitter no Brasil, além de ter ficado na lista mundial por 4 horas.
“Na Coca-Cola, acreditamos na diversidade como um dos valores máximos da nossa marca. Este projeto vencedor expressou genuinamente o trabalho de toda a equipe e materializou nosso propósito corporativo de ‘Refrescar o mundo e fazer a diferença’ no Brasil, transmitindo uma mensagem transformadora de inclusão ”, afirma Poliana Sousa, Líder da marca Coca-Cola para América Latina.
“A parceria e o entendimento profundo dos valores da marca foram fundamentais para colocarmos no ar uma iniciativa alinhada, também, a um movimento tão significativo para todos nós. Afinal, para além de trabalharmos com entregas mais flexíveis no conteúdo da Globo, é essencial termos essa troca ativa e estratégica com o mercado, atendendo as necessidades de cada parceiro às janelas de oportunidade. Nessa história emocionante, o nosso conteúdo atuou como um grande viabilizador da união entre criatividade e inovação, possibilitando uma conexão ainda mais profunda com o público, além de levantar reflexões importantes sobre representatividade e o compromisso com a diversidade. Por tudo isso, é gratificante saber que essa iniciativa, construída a várias mãos, foi reconhecida no principal prêmio do mercado publicitário no mundo”, afirma Manzar Feres, diretora de Negócios da Globo.
“A conquista deste Leão de Ouro com o case “Black Santa” vai além do reconhecimento de um trabalho publicitário. Trata-se de uma iniciativa que fala de representatividade, equidade racial e legitimidade. É a primeira vez que trouxemos um Papai Noel Negro para TV, justo no especial de Natal da TV Globo, o mais tradicional do Brasil e veiculado desde 1965. Para alguns, um Papai Noel diferente. Mas pra maioria da população brasileira, um papai Noel exatamente igual. Aproveitamos a oportunidade para iniciar um debate cultural. Unimos ficção e realidade e mostramos que a magia acontece, juntos. Nosso trabalho é respirar o DNA do cliente, e a Coca-Cola tem a diversidade como pilar. Impossível também não mencionar a parceria da plataforma Globo. Foram muitas mãos, um grande sonho, um impacto positivo na sociedade, um grande resultado e como consequência esse Leão de Ouro, na ordem que a gente acredita que tem que acontecer”, ressalta Ricardo Weitsman, diretor de criação da WMcCann.
Concebido e produzido pela Globo, ‘Juntos a Magia Acontece’ foi criado e escrito por Cleissa Regina Martins, revelada pela primeira turma do Laboratório de Narrativas Negras, parceria entre a Globo e a Flup, iniciado em 2017. A supervisão de texto é de George Moura e a direção artística é de Maria de Médicis. No elenco, estão Milton Gonçalves, Camila Pitanga, Zezé Motta, Fabrício Boliveira, Luciano Quirino, Tony Tornado e as crianças Gabriely Mota e Ícaro Zulu, além da participação especial de Francisco Cuoco, Aracy Balabanian, Alice Wegmann e Zezé Polessa.
Sobre a Coca-Cola Brasil:
O Sistema Coca-Cola Brasil atua em nove segmentos — refrigerantes, sucos, lácteos, bebidas vegetais, água, águas especiais, água de coco, bebidas esportivas e chás — com uma linha de mais de 200 produtos, entre sabores regulares e versões sem açúcar ou de baixa caloria. Composto por nove grupos de fabricantes franqueados, o Instituto Coca-Cola Brasil, mais Verde Campo e a parceria com Leão Alimentos e Bebidas, o Sistema emprega diretamente 57,1 mil funcionários, gerando cerca de 600 mil empregos indiretos. A empresa aposta em inovação para ampliar seu portfólio e atingir o objetivo de ajudar a coletar e reciclar o equivalente a 100% de suas embalagens até 2030. A Coca-Cola Brasil trabalha para oferecer cada vez mais opções com menos açúcar adicionado e no incentivo a iniciativas que melhorem o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua.
*Via Assessoria