Plataforma de vendas online reúne em um único ambiente produtos e soluções de tecnologia para clientes e não clientes
· Oi Place já conta com mais de 3 mil produtos e no lançamento oferece promoções em mais de 50 produtos, com descontos exclusivos em tablets, roteadores mesh, acessórios para equipamentos digitais e produtos para casa inteligente
· Lançamento faz parte da estratégia da Oi que tem como um dos pilares transformar a companhia em uma grande marca de consumo de produtos, serviços e conteúdo, a partir da oferta de conectividade de fibra.
Para atender às novas demandas de conectividade, a Oi está lançando uma plataforma de vendas online, o Oi Place, que oferece mais de 3 mil produtos, descontos exclusivos e proporciona uma experiência digital completa aos consumidores. A plataforma funciona em modelo de marketplace, reunindo marcas como Samsung, Nokia, Motorola, Microsoft, Xiaomi, Intelbras, Dlink, Tp-Link, Multilaser, Pixel TI, TecNeo, entre outras, com produtos que atendem as necessidades dos clientes nos ambientes digitais de trabalho, estudo e lazer. “Nossa ideia é mais do que vender produtos. Queremos oferecer uma curadoria para melhorar a vida digital do cliente, com soluções completas de conectividade. Hoje já conectamos mais de 1,8 milhão de clientes com a Oi Fibra, que é a internet por fibra ótica que mais cresce no país. E agora, com o Oi Place, passamos a oferecer também produtos que, ao lado da velocidade e estabilidade na conexão, irão garantir uma experiência verdadeiramente completa”, diz Roberto Guenzburger, diretor de Marketing do Consumidor e Empresarial da Oi. O marketplace da Oi foi lançado em coletiva virtual onde foram apresentados mais dois outros produtos: o Oi + Alegria e as novidades do Oi Play.
Oi Place
A plataforma apresenta os produtos em diferentes categorias para combinar soluções de acordo com as necessidades tecnológicas e digitais dos usuários. Um dos destaques é a categoria Casa Inteligente – foco atual do Oi Place – que conta com diversos produtos de Internet das Coisas (IoT) para facilitar o dia a dia do usuário, que pode controlar as luzes e outros eletrônicos por meio do celular e até por assistentes de voz. São produtos que vão desde sensores de presença, tomadas, lâmpadas, fechaduras, câmeras de segurança até roteadores Wi-Fi Mesh que ampliam a rede Wi-Fi, garantindo assim a qualidade da conexão por toda a casa do cliente. Os usuários também encontram no Oi Place smartphones, acessórios de telefonia, assim como produtos e soluções para o trabalho e o lazer em casa: suporte para telas, teclados e mouses sem fio, jogos e muito mais.
Os produtos do Oi Place estão disponíveis para clientes de todas operadoras. A plataforma também é atrativa para os vendedores, que podem contar com a infraestrutura e a relevância da Oi para atrair novas vendas. O projeto foi desenvolvido em parceria com a SM Places, startup acelerada pelo Oito, hub de inovação e empreendedorismo da Oi. Segundo Guenzburger, o mercado de marketplace no país já representa cerca de 66% do faturamento das compras online, com crescimento de 13% em 2019, no comparativo ano contra ano. “Vemos que esse comportamento do consumidor reflete também a crescente demanda de equipamentos relacionados à conectividade. Com o Oi Place esse consumidor poderá ter suas necessidades 100% atendidas, gerando novas receitas para a Oi e mais satisfação aos nossos clientes”, explica.
O diretor de Digital da Oi, Ricardo Drumond, acrescenta que o Oi Place traz uma nova camada de produtos para o portfólio da companhia, possibilitando que a empresa também possa prover soluções de tecnologia para os clientes. “A plataforma será um pilar importante para novas iniciativas, como a possibilidade de venda de serviços atrelados a equipamentos e soluções, entre outras frentes, impulsionadas pela aceleração da transformação digital que possam convergir nesse modelo de negócio”, explica Drumond.
O lançamento do Oi Place está alinhado ao Plano Estratégico da Oi, que tem como um dos pilares transformar a companhia em uma grande plataforma de consumo de produtos, serviços e conteúdo no país. Ao mesmo tempo em que amplia o acesso dos usuários à banda larga com a maior rede de fibra ótica do país (com mais de 370 mil quilômetros de extensão), com seu marketplace, construído com um novo sistema de gestão de interface com o cliente e de oferta de produtos e serviços, a Oi transforma completamente a interação com toda a base de usuários a partir de uma visão de empresa focada na experiência e jornada do consumidor. “Somos uma empresa que investe em tecnologia e inovação e pensa na conectividade de forma global”, completa Guenzburguer.
Oi +Alegria
O Oi +Alegria é o novo clube de vantagens da Oi em parceria com a EasyLive. O produto traz novas vantagens aos clientes Oi com simplicidade, de forma imediata e experiência totalmente digital. Sem precisar acumular pontos ou valores em reais referentes a contas pagas ou recarga, o cliente tem acesso gratuito ao clube e desfruta imediatamente de benefícios exclusivos. Para participar do programa, o cliente deve ter um Pós Pago da operadora, Oi Fibra ou combo contratado com algum destes dois produtos. Automaticamente e sem pagar nada, ele fará parte de uma das três categorias do Oi +Alegria (Ouro, Prata ou Bronze) e poderá aproveitar os benefícios, que podem chegar a 70% de desconto em produtos e serviços. Alguns exemplos são descontos nos segmentos de personal trainer e nutricionista online, cursos para desenvolvimento pessoal, além de games, jornais, revistas e livros digitais.
Oi Play
O Oi Play é a aposta da Oi na sua estratégia de oferta de conteúdo de vídeo por streaming e é considerado um grande diferencial dos serviços da companhia. Com o Oi Play, o cliente acessa com um mesmo login aos mais diversos conteúdos dos parceiros, em única plataforma, pela web ou pelo aplicativo. Entre as novidades do Oi Play está a oferta de canais ao vivo para clientes que não têm serviço de TV assinatura atrelado ao seu pacote da Oi. A partir de agora, o plano básico do Oi Play (disponível para clientes Oi Fibra 200 Mega, pós pago de 8 GB e 50GB ou avulso por R$6,90/mês), além do conteúdo original, também dará acesso à programação linear de dez canais: Band, Record News, CNN Brasil, TV Cultura, TV Ra Tim Bum, Prime Box Brazil, Music Box Brazil, Travel Box Brazil, FashionTV e Fish TV. E o plano avançado da plataforma (disponível para clientes Oi Fibra 400 Mega, pós pago de 100 GB ou avulso por R$19,90/mês), disponibilizará programação de 15 canais lineares. Além dos já mencionados, os clientes poderão acessar ainda: Paramount Network, MTV, NickJr., Nickelodeon e Comedy Central.
O Oi Play reúne os conteúdos de video on demand dos principais parceiros (ex.: Discovery Kids, Discovery Unique, Noggin, ESPN, FOX, HBO, Telecine, CN Já, EI Plus e Paramount+), acaba de expandir sua programação para até 60 canais ao vivo (funcionalidade depende do serviço e da oferta do cliente) e ainda permite alugar filmes recém lançados no cinema. O Oi Play já foi acessado por mais de 1,8 milhão de usuários e os canais ao vivo concentraram atualmente mais da metade do conteúdo consumido no serviço.
Estratégia da Oi
A Oi tem como principal estratégia a expansão da sua rede de fibra ótica com foco na oferta de banda larga em alta velocidade em todas as regiões do país. As iniciativas Oi Place, Oi + Alegria e Oi Play fazem parte dessa estratégia uma vez que se tratam de plataformas que dependem de conectividade para o acesso.
A Oi atua no mercado com o serviço Oi Fibra, que é conectado por pura fibra até dentro da casa do cliente, o que garante mais estabilidade e velocidade na conexão. E suas ofertas disponibilizam internet de até 400 Mega de velocidade, TV por assinatura, telefonia fixa e serviço de streaming, por preços competitivos.
*Via Assessoria