Terceira edição do festival ao vivo no canal do Descubra Pernambuco tem apresentações diretamente do Velho Mundo e a participação de nomes como Roberto Menescal e Pedro Luís
Em mais uma edição a partir desta quinta-feira (9), o Festival Palco em Casa reforça a conexão musical, dessa vez unindo Recife, Olinda, Lisboa e Porto, em Portugal, com artistas que doam seu tempo, neste período de quarentena, para alegrar o público em casa. O projeto, idealizado pelo cantor pernambucano André Rio e com apoio da Secretaria de Turismo do Estado e da Empetur, é apresentado no canal oficial do Turismo do Estado no Instagram, o @descubrapernambuco.
O Palco em Casa não tem fins lucrativos e a Empetur auxilia na logística da realização do evento. “É uma atitude de cidadania, levando alegria aos corações tão angustiados diante da pandemia Covid-19”, conclui André Rio. A cada fim de semana, até que essa fase de tantas incertezas passe, novos nomes da cena musical local e nacional ocuparão o @descubrapernambuco.
“Estamos muito felizes com o sucesso do projeto Palco em Casa. O público tem curtido muito as apresentações como uma forma de se divertir em casa, com toda a família. Artistas pernambucanos e da cena nacional apresentam seus maiores sucessos para alegrar esses dias de isolamento. Nossa cultura é um dos atrativos turísticos importantes do Estado e dessa forma mantemos a curiosidade e desejo das pessoas conhecerem Pernambuco tão logo a situação volte à normalidade”, comenta o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.
PROGRAMAÇÃO
Com uma voz doce que encanta quem ouve, Thiago Kehrle é a aposta da música pernambucana e abre a primeira noite do Festival, na quinta-feira (9), a partir das 19h. Ele recebe Renato Bandeira, violonista e guitarrista, que atua na cena musical pernambucana com largo espaço na cena nacional, e claro, no frevo, com a inclusão da guitarra, executando seu jeito próprio de tocar o ritmo pernambucano, ao lado ainda da cantora Marina Duarte. Kehrle tem um repertório diversificado, interpretando canções autorais e de grandes nomes, como Geraldo Azevedo, Vander Lee e João Bosco.
Em seguida, às 20h30, Silvério Pessoa traz toda sua pernambucanidade com músicas próprias, além de canções de mestres do cancioneiro nordestino com Jackson do Pandeiro. Às 22h, é a vez de mais uma participação do instrumentista e compositor Luciano Magno, que tem a honra de receber o cantor Zé Renato (RJ). Com mais de 40 anos de carreira, Zé Renato iniciou sua trajetória com o Grupo Cantares, ao lado de Juca Filho e Marcos Ariel, fundando, na sequência, o quarteto vocal e instrumental Boca Livre, em 1978, com o qual ganhou projeção nacional e gravou diversos discos.
Já na sexta-feira (10), as apresentações têm início às 17h30, com o forró do Mestre Gennaro, que fez parte do Trio Nordestino na década de 1980, tendo se apresentado ao lado de Luiz Gonzaga. Em seguida, o público vai embarcar por uma viagem a Portugal, com Jorge Fernando e Fábia Rebordão trazendo um pouco do legítimo Fado. Jorge é um dos compositores mais cantados da música portuguesa.
Na sequência, às 20h30, o carioca Pedro Luís, músico brasileiro, notório por seu trabalho com as bandas Pedro Luís e A Parede e Monobloco, brinda a audiência do @descubrapernambuco com suas criações. A noite se encerra às 22h com o cantor oficial do Maior Bloco do Mundo, O Galo da Madrugada, Gustavo Travassos, garantindo uma sexta também com muito frevo.
Mais uma vez, o sábado (11) se inicia com programação infantil com show da Tia Mini, às 17h30. Em seguida, às 19h, o sanfoneiro Novinho da Paraíba canta seus sucessos. Às 20h30, o antifrião André Rio recebe o parceiro Roberto Menescal, para relembrar alguns sucessos do álbum MPBossa, reunindo o melhor da MPB com a Bossa Nova com canções como O Barquinho, Infinito Ato, Chega de Saudade e Samba Magno. A noite se encerra com a sambista Karynna Spinelli apresentando canções do show Cabeça Feita, seu novo trabalho.
No Domingo de Páscoa, a brincadeira para os pequenos conta com a banda ImaginaSom, a partir das 16h. A proposta do grupo é estimular a imaginação da garotada, misturando a musicalidade com outros elementos que fazem parte do dia a dia das crianças, presentes nas atividades escolares e brincadeiras.
Para os adultos, o domingo terá muito forró, a partir das 17h30. O afinado Beto Hortis vem com seu acordeon para tirar todo mundo do sofá. O artista recebe o cantor Edinho Queirós. Às 19h, haverá o encontro com a dupla de músicos pernambucanos radicados em Portugal, Lilian Raquel e Cláudio César Ribeiro. Em Pernambuco, Lilian foi vocalista de André Rio, Naná Vasconcelos e Jorge de Altinho, em duas edições do Canta Nordeste. Cláudio César Ribeiro, que acompanha o cantor Ivan Lins pela Europa, é mais conhecido no Estado como Cláudio Munheca. Gravou com vários artistas locais, tocou com André Rio, integrou o primeiro grupo instrumental do maestro Spok e integrou o grupo Má Companhia, na formação com Lula Côrtes.
A terceira semana do Festival Palco em Casa encerra com a multi-instrumentista Bia Villa-Chan, às 20h30. Conhecida por ser uma artista eclética e de sensível percepção musical, Bia é bandolinista desde os oito anos de idade, interpretando canções brasileiras e internacionais, além de obras clássicas e populares. Ela recebe o cantor, compositor, arranjador, produtor musical, poeta e ator Charles Theone.
Confira a programação
Quinta- feira (9/04)
19h- Thiago Kehrle convida Renato Bandeira e Marina Duarte
20h30- Silvério Pessoa
22h- Luciano Magno convida Zé Renato (Boca livre – RJ)
Sexta -feira (10/04)
17h30- Mestre Gennaro
19h- Jorge Fernando e Fábia Rebordão (Portugal)
20h30 – Pedro Luís (RJ)
22h- Gustavo Travassos
Sábado (11/04)
17h30- Tia Mini (atração infantil)
19h- Novinho da Paraíba
20h30 – André Rio convida Roberto Menescal
22h- Karynna Spinelli
Domingo (12/04)
16h – Banda ImaginaSom ( atração infantil)
17h30- Beto Hortis convida Edinho Queirós
19h- Lilian Raquel e Cláudio César Ribeiro (Portugal)
20h30- Bia Villa-Chan convida Charles Theone
*Via Assessoria