Consciência Negra em foco: escultura, ancestralidade e saberes coletivos em Centro Universitário

No próximo dia 19 de novembro, a partir das 8h, o térreo do Centro Universitário UniFBV Wyden será palco da III Exposição Coletiva Artística-Cultural, uma ação que integra a programação do Dia da Consciência Negra. A iniciativa é realizada pelo centro universitário, em parceria com o CAPS Davi Capistrano, Distrito Sanitário VI, Prefeitura do Recife e RAPS Recife, reunindo estudantes, docentes, profissionais e usuários dos serviços de saúde mental.

A exposição apresentará esculturas de mulheres negras produzidas pela arte-educadora Renata Guimarães, em conjunto com os usuários do CAPS. A proposta é valorizar a arte como linguagem de afirmação identitária, memória e resistência, aproximando a comunidade acadêmica e o território das discussões sobre negritude e ancestralidade.

A gerente clínica do CAPS Davi Capistrano, Rose Queiroz, reforça que o evento é um convite ao diálogo e ao reconhecimento da diversidade cultural negra. “Estaremos com uma exposição de esculturas de mulheres negras elaboradas pela nossa arte-educadora Renata Guimarães junto com os nossos usuários, também teremos oficinas de contação de história, além da participação dos cursos de Direito e Enfermagem, que estão engajados na discussão sobre identidade negra. O convite é aberto não só para os usuários do CAPS, mas para todas as pessoas que desejam conhecer e valorizar a consciência negra”, afirma.

A docente de Enfermagem do Centro Universitário UniFBV Wyden, Joana Maranhão, destaca o significado da ação.“A UniFBV, em parceria com o Distrito Sanitário VI e o CAPS Davi Capistrano, está promovendo a terceira exposição coletiva artística-cultural, que é uma iniciativa que vem para valorizar a arte como expressão social, cultura e identidade. Esse evento integra a programação do Dia da Consciência Negra, um marco essencial para reafirmarmos a luta pela igualdade racial, reconhecermos a ancestralidade africana e fortalecermos a valorização das contribuições do povo negro para a história do desenvolvimento do nosso país”, reforça.

As ações vão contar com a participação de diversos cursos do Centro Universitário UniFBV Wyden, cada um contribuindo dentro de sua área. O curso de Direito vai desenvolver um diálogo sobre identidade de imagem e legislação; já o de Enfermagem vai apresentar um folder e uma exposição intitulada “Anemia falciforme e racismo em saúde: um olhar necessário”, reforçando a compreensão de que a população negra não nasce mais doente, mas é colocada em condições sociais e econômicas que adoecem mais.

Programação

– Abertura – Concepção e vivência sobre o processo criativo das esculturas
– Exposição das Esculturas
– Oficina de Turbantes
– Confecção de Bonecas Abayomi
– Roda de Contação de História sobre ancestralidade, ritmo e expressão
– Apresentação de Afoxé Capoeira e Danças Africanas

Serviço

III Exposição Coletiva Artística-Cultural – Consciência Negra
Endereço: Rua Jean Émile Favre, 422, Imbiribeira
Data: 19 de novembro
Horário: A partir das 8h
Evento gratuito e aberto ao público

*Via Assessoria